Veja o que acontece quando um urso polar brinca com um cão: vídeo

Por , em 1.02.2018

A enfermeira veterinária Brittany Semeniuk foi à província canadense de Manitoba com seu colega veterinário para tentar fotografar ursos polares. Depois de apenas três horas de buscas, eles encontraram um urso fazendo algo muito raro.

A poucos quilômetros da cidade de Chirchill, a dupla encontrou um cão de puxar trenó acorrentado em um campo nevado, e um enorme urso polar se dirigia à ele. “Eu não tinha a menor ideia do que ia acontecer. Fiquei preocupada com o cão”, relembra Semeniuk.

Foi então que o urso começou a cutucar o cão com seu enorme focinho, convidando-o para brincar. O cachorro, que não é nada bobo, entrou no jogo do urso, e em alguns momentos até parecia estar curtindo a interação.

O comportamento foi observado por cerca de 15 minutos, até o urso perder o interesse e partir em busca de alimento em outro local, deixando o cachorro são e salvo.

“Quando o urso foi embora, o cão parecia estar totalmente bem. A interação foi um pouco bruta porque o urso não conhece sua própria força”, avalia a enfermeira veterinária.

Amizade urso-cão

A cidade de Churchill é conhecida como a “capital de ursos polares do mundo” porque todos os anos, no mês de outubro, vários ursos passam pela cidade antes que a baía de Hudson congele. Eles chegam em busca de alimento, e pessoas que moram por ali estão acostumadas a ver vários animais virando caçambas de lixo em busca de comida. O que é preocupante para a população local é que os ursos não ficam nem um pouco hesitantes ou intimidados com a presença dos humanos.

A verdade é que a grande maioria das interações com ursos polares acabam muito mal. É possível que você se lembre do caso de novembro de 2016, em que um urso polar da mesma região de Churchill foi registrado afagando a cabeça de um cão de puxar trenó. O vídeo da interação foi compartilhado amplamente, mas poucas horas depois de o vídeo ser postado e viralizado na internet, um dos cães da mesma fazenda foi morto e devorado por um urso polar.

Ursos polares são predadores fortes sem inimigos naturais. Eles conseguem correr a 40km/h, pesam entre 400 a 700kg, chegam a 2,40 m de altura e têm garras de cinco centímetros. Eles normalmente se alimentam de focas, mas são animais oportunistas que comem o que encontrarem, como baleias mortas e lixo humano.

Além de ser uma máquina de matar, os ursos polares são muito curiosos, e costumam realizar suas investigações com ajuda de suas garras e dentes. É possível que este cão em particular não tenha saído ferido porque mostrou comportamento submisso, fazendo com o que o urso o visse como um companheiro de brincadeira. [National Geographic]

Confira o vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (24 votos, média: 4,71 de 5)

1 comentário

  • Roberto Monteiro:

    E talvez não estivesse com fome. A fome não é uma boa conselheira.

Deixe seu comentário!