Nosso universo está se fundindo com ‘universos bebês’, causando sua expansão, sugere novo estudo teórico

Por , em 19.02.2024
MrBeliever on Pixabay

O universo em que vivemos está em um estado constante de expansão, um fenômeno reconhecido universalmente nos estudos cosmológicos, mas ainda não completamente explicado. Recentemente, uma pesquisa teórica apresentou uma explicação intrigante: essa expansão poderia ser resultado de colisões e incorporações sucessivas do nosso universo com outros universos paralelos menores, chamados de “universos bebês”.

Este conceito emergiu após análises detalhadas do fundo cósmico de micro-ondas, um resquício luminoso do Big Bang, que indicaram uma aceleração na expansão do universo. Para harmonizar essa observação com o Modelo Cosmológico Padrão, que é a teoria predominante sobre a evolução do universo, os cientistas propuseram a existência de uma substância enigmática conhecida como energia escura, supostamente responsável por impulsionar essa expansão.

Contudo, a energia escura é uma forma de energia que não se manifesta de nenhuma outra maneira, levantando dúvidas em muitos astrofísicos sobre sua real existência e estimulando a busca por outras causas possíveis para a expansão do universo.

Em um estudo inovador, publicado em 12 de dezembro de 2023 no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, cientistas propuseram que a expansão do universo pode ser resultado de fusões contínuas com outros universos. Jan Ambjørn, físico da Universidade de Copenhague, explicou em uma entrevista por email à LiveScience: “Nosso principal achado indica que a expansão acelerada do nosso universo, antes atribuída à enigmática energia escura, pode ter uma explicação mais intuitiva: a fusão com os chamados universos bebês. Essa nova hipótese pode se alinhar melhor com os dados observacionais do que o Modelo Cosmológico Padrão.”

Ingerindo Universos ‘Infantes’

Uma ilustração da nave espacial Euclid varrendo o céu. A missão do Euclid é procurar por vestígios de matéria escura e energia escura no universo antigo, para ajudar a explicar os mistérios da expansão cósmica. (Crédito da imagem: ESA)

Embora a ideia de múltiplos universos interagindo com o nosso não seja completamente nova, esse estudo desenvolveu um modelo matemático para investigar o impacto hipotético dessa interação na evolução do nosso universo. Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a fusão com outros universos aumentaria o volume do nosso, o que poderia ser percebido como uma expansão.

Os cientistas também calcularam a taxa de expansão do universo usando sua teoria, e descobriram que ela se alinha mais estreitamente com as observações do que as previsões do Modelo Cosmológico Padrão.

A teoria também aborda o problema da inflação cosmológica — a expansão super-rápida que ocorreu nos primeiros momentos do universo.

Anteriormente, físicos propuseram que essa expansão foi causada pelo “inflaton”, um campo hipotético que teria impulsionado a expansão ultra-rápida nos primeiros milissegundos após o Big Bang. No entanto, no novo estudo, os autores sugerem que essa expansão inicial super-rápida poderia ter sido causada pela absorção do nosso jovem universo por um universo maior.

Os pesquisadores especulam: “O fato de o Universo ter se expandido de forma tão rápida e breve sugere que isso poderia ter sido causado por uma colisão com um universo maior, ou seja, nosso Universo foi absorvido por outro universo ‘pai’. Embora não tenhamos uma descrição detalhada desse processo de absorção, tal cenário poderia abordar as questões que a inflação pretendia resolver, sem a necessidade de um campo inflaton.”

Após essa absorção inicial, o estudo sugere que nosso universo continuou a colidir e incorporar outros ‘universos bebês’.

Enquanto essa nova teoria oferece soluções para vários enigmas cosmológicos importantes, sua validação depende de evidências observacionais. Atualmente, estão sendo realizados experimentos para estudar as propriedades do fundo cósmico de micro-ondas, o que pode em breve fornecer insights para responder a essas questões fundamentais.

Yoshiyuki Watabiki, físico do Instituto de Tecnologia de Tóquio, disse à Live Science: “As previsões do nosso modelo para a expansão tardia do universo diferem daquelas do modelo cosmológico padrão. Esperamos que as futuras observações dos telescópios Euclid e James Webb determinem qual modelo descreve mais precisamente a expansão atual do nosso universo.” [Space]