Novo comprimido pode ser a cura da leucemia

Por , em 21.10.2010

Um comprimido moderno pode curar alguns pacientes com leucemia, dando a uma minoria de pacientes a opção de suspender o tratamento contínuo.

A leucemia mielóide crônica (LMC) é tratada com medicamentos como o Glivec, da Novartis. Os cientistas acreditavam que, se o paciente interrompesse esse tratamento, o câncer voltaria, inevitavelmente.

Os chamados medicamentos de tirosina quinase, como o Glivec, foram introduzidos em 2001 e transformaram totalmente o tratamento da LMC. Porém, eles custam dezenas de milhares de reais por ano.

Após evidências de diminuição das taxas de progressão em alguns pacientes, médicos especialistas têm se interessado pela ideia de interromper o tratamento, em vez de continuá-lo indefinidamente como é a prática padrão atual.

Agora, uma análise interina de um estudo clínico francês descobriu que alguns pacientes com LMC foram capazes de sobreviver sem recorrência do câncer por até dois anos após o término da terapia.

O estudo concluiu que dos 69 pacientes que tinham se tratado com Glivec e haviam parado de tomá-lo por pelo menos dois anos, 41% permaneceram em remissão molecular completa (RMC) após um ano e 38% continuaram totalmente livres do câncer por até dois anos.

Os pacientes em remissão molecular já não produziam uma proteína anormal responsável por fazer com que muitas células brancas do sangue sejam produzidas na medula óssea, o que resulta em leucemia.

Apesar dos resultados serem animadores, os pesquisadores alertam que os doentes tratados com Glivec que são candidatos à interrupção do tratamento são raros e podem representar apenas 10% do total.

Mesmo assim, as descobertas mostram que há esperança de uma cura da LMC induzida por um medicamento, embora algumas questões permaneçam sem resposta, por exemplo, se a maioria dos pacientes pode ser curada ou não, e que drogas ou combinações de drogas são necessárias para isso. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Jessica Aline Ferreira da Silva:

    quero receber todos pelo meu e-mail obrigada

  • Ana Paula:

    Tomo glivec a 3 meses e posso garantir para todos que estão iniciando o tratamento que esse medicamento é fenamenal.Tenha fé em Deus,pois é vida em abundânia é como DEUS quer para todos nós.

    • Katia Maria Jorge Monteiro:

      Tomo Glivec há um ano!!!!!! No primeiro mês que comecei a tomar meus leucócitos já estavam normais!!!!! Graças ao meu Maravilhoso Jesus!!!!!! Que levou com Ele, na Cruz do calvário todas as minhas enfermidades!!!! graças ao meu médico Dr Wagner Brant e ao SUS que fornece me fornece o remédio todo mês. Jesus Vive!!!!!!!!!

    • Lucimara Rodrigues:

      ANA, MINHA MÃE TOMA GLIVEC À 6 ANOS, GRAÇAS A DEUS VIVE COMO SE NADA TIVESSE, TEVE REAÇÕES NO INICIO MAS DEPOIS ACOSTUMOU, GRAÇAS A DEUS E AO GLIVEC ELA ESTA VIVA E VAI DE 3 EM 3 MESES A CONSULTA NO HOSPITAL
      SOMENTE PARA TE DIZER QUE A PESSOA VIVE SIM POR ANOS, AFINAL NAO TEM
      REMEDIO DE PRESSÃO ALTA? PODE-SE CONSIDERAR TAMBÉM SIMILAR, EMBORA
      CLARO EXIGE MAIS CUIDADOS , SEJA FELIZ E QUE DEUS ESTEJA COM VOCE SEMPRE SAUDE , ABRAÇOS!

  • Néia:

    Olá… Meu pai faz tratamento com o glivec a poucos meses…
    controlou muito bem as celulas malignas…
    mas a plaquetas infelizmente abaixaram.
    caiu para 40.000 e a dra. disse q se continuar a abaixar tera que mudar o medicamento…
    alguem tem alguma dica ou passou por situação parecida.
    se sim me responde por favor!
    att

    néia

    • Lucimara Rodrigues:

      OI , PROVÁVEL SE ELE NÃO SE ADAPTAR COM GLIVEC IRÃO INDICAR
      OUTRO QUE JA EXISTE MAIS EFICAZ, MAS TEM EFEITOS COLATERAIS MAIS
      FORTES, IDEAL SERIA ELE SE ADAPTAR COM GLIVEC MESMO, DEUS CUIDE DE
      SUA FAMILIA E DE SEU PAI, ABRAÇOS!

  • fabio glaucio da silva:

    bom tenho LMC meu tratamento é com GLIVEC sou curadooooo graças a DEUS valeu JESUS por vc ter mé escolhedo,arazão de esta vivo hoje é por que JESUS me ama muito e segudo o uso do GLIVEC se estou vivo hoje é tambem por ele ele é muito bom qeria dizer para todosssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    cada coprimido que eu tomo do GLIVEC é como eu colocar amigo tentro de mim para combater o mal

    muito obrigado amigo GLIVEC

    FABIO GLAUCIO DA SILVA

    • Ana Paula:

      GOSTEI DO COMENTÁRIO,FAÇO USO DO GLIVEC E POSSO FALAR A MESMA COISA.

  • Brena:

    Que ótimo ! um grande passo na medicina conseguir a cura da Leucemia !

  • Rodrigo M.:

    Fantástico! É, sem dúvidas, um passo importante na direção da cura da Leucemia. Imagino que haverá agora um grande interesse, por parte dos cientistas, em estudar o medicamento em questão no sentido de encontrar o meio de torná-lo uma solução definitiva.

Deixe seu comentário!