O emocionante momento em que uma chimpanzé de laboratório de 28 anos vê o céu pela primeira vez
Vanilla, uma chimpanzé de 28 anos, passou toda a sua existência em cativeiro, privada de uma visão aberta do céu. No entanto, um novo vídeo comovente agora apresenta a majestosa primata encontrando o céu pela primeira vez em um refúgio para chimpanzés em uma ilha na Flórida.
Durante seus primeiros anos, Vanilla residiu em um estabelecimento de pesquisa biomédica em Nova York. Lá, ela e numerosos outros chimpanzés (Pan troglodytes) foram mantidos em gaiolas apertadas “suspensas do chão como gaiolas de pássaros”, conforme descrito por um representante do Save the Chimps, um santuário localizado em Fort Pierce, Flórida, que cuidou dela e de 29 de seus companheiros.
Depois de ser resgatada da instituição de Nova York em 1995, Vanilla e seus companheiros de cativeiro foram transportados para a Wildlife Waystation, um centro de reabilitação de vida selvagem na Califórnia que fechou em 2019. Neste local, ela foi confinada dentro de uma gaiola com teto, isolando-a do mundo exterior, conforme relatado pelo Daily Mail.
Na Califórnia, Vanilla residia com um pequeno grupo de chimpanzés em uma gaiola cercada com arame, desprovida de qualquer grama e com mínima melhoria ambiental, de acordo com Andrew Halloran, um primatologista e diretor do Save the Chimps, em uma conversa com o New York Post.
Após o fechamento do Wildlife Waystation, Vanilla, juntamente com seu grupo, foram levados ao Save the Chimps em um avião da FedEx sob a iniciativa FedEx Cares, um programa de engajamento comunitário mundial, antes de chegar ao santuário em um caminhão.
Após um período de isolamento, uma prática rotineira no santuário, os chimpanzés foram gradualmente incorporados a uma das maiores unidades familiares do santuário, de acordo com uma declaração oficial.
No novo vídeo divulgado, Vanilla, inicialmente hesitante, é vista descendo de uma porta e sendo acolhida por Dwight, um chimpanzé macho. Durante todo o vídeo, ela frequentemente olha para o céu enquanto explora seu novo ambiente ao ar livre cercado de grama em uma ilha de 3 acres (1,2 hectares).
Os representantes do Save the Chimps relataram em uma declaração que “Shake [outro chimpanzé resgatado] aventurou-se na ilha sem qualquer relutância, mas Vanilla foi um pouco mais cautelosa quando a porta para este novo mundo foi aberta. Ela permaneceu na porta até que Dwight, o macho alfa, a motivou a acompanhá-lo.” [Live Science]
Assista o vídeo: