O que acontece com nosso organismo se ingerirmos apenas batatas?

Por , em 20.10.2010

Um homem chamado Chris Voigt adora batatas (e seu trabalho também, já que ele é diretor executivo da Comissão Estadual de Batatas de Washington), tanto que ele irá comer apenas batatas por dois meses inteiros.

Do dia primeiro de outubro até o dia 29 de novembro ele irá se alimentar de 20 batatas por dia. Só batatas, sem molho, sem bacon, sem nenhum outro vegetal. A quantidade de 20 batatas diárias foi determinada para que ele tenha todas as calorias necessárias para sua sobrevivência. Tudo isso porque ele quer provar que podemos viver apenas comendo o tubérculo sem que nossa saúde sofra.

Muitas pesquisas foram feitas sobre batatas e elas são realmente necessárias para o nosso organismo. Elas são uma fonte barata de vários nutrientes importantes: vitamina C, vitamina B6, magnésio, potássio e, se você comer a pele da batata também, estará ingerindo uma boa quantidade de fibras saudáveis.

Voigt não iria arriscar sua saúde sem perguntar a um médico se seria seguro – nutricionistas afirmaram que ele pode comer apenas batatas por 60 dias desde que tenha rins muito saudáveis para processar todo o potássio. Além disso, como batatas não têm vitamina A, essencial para a visão, você precisa ter um bom “estoque” da substância no seu organismo.

A batata seria tão “poderosa” que a ONU acreditam que ela seja o meio mais viável de eliminar a fome no mundo e, ao mesmo tempo, manter seus consumidores saudáveis.

Mas nem tudo são flores – o problema das batatas é seu alto nível glicêmico e alimentos com alto nível glicêmico promovem o aumento de peso, resistência à insulina e diabetes. E se você preparar uma batata caprichada – frita, ou como um purê cheio de molho – ela fica muito gordurosa.

E se você se alimenta apenas de batatas, como o amido delas é digerido diretamente na nossa saliva, depois de um pequeno período de tempo você já sentirá fome novamente. E se você comer outra batata, isso irá fazer com que o número de refeições aumente e que sua glicemia chegue a altos níveis.

O fato é que humanos podem, sim, sobreviver se alimentando com apenas um tipo de comida. Alguns esquimós comem apenas carne, obtendo vitamina C da pele de baleias. E batatas podem te manter nutrido, se você comer várias delas por dia. O problema é que, eventualmente, você fica com excesso de algum tipo de nutriente e falta de outros.

E, caso você não saiba, as batatas, se não preparadas direito, podem ser venenosas. Há substâncias nas folhas e nas partes esverdeadas do tubérculo que podem te deixar realmente mal, então, sempre que encontrar uma batata com um ponto verde, retire a região antes de prepará-la. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,33 de 5)

11 comentários

  • Eliel Miranda:

    Alto IG? Que eu saiba é o contrário, a batata é fonte de carboidrato complexo!

  • Bruno:

    e o resultado?

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “Tudo demais é veneno”. É o que diz um ditado popular.

  • Kerensky:

    Espero que passado esse tempo postem o resultado da pesquisa…

  • jose paulo zabotto:

    eu sou concordante n0 1 de EZIO JOSE
    se a bomba escapar para aguentar sô se estiver naris bionico

  • Eva:

    nazistas? o que nazistas tem a ver com batatas?

  • Ezio Jose:

    O problema da ingestão de batatas é os flatôs. Já imaginou um sujeito que alimenta só de batatas fazendo um percurso de ônibus urbano para o trabalho num dia chuvoso? Se soltar baixinho é gritante. Se segurar, haverá um momento que o esfincter não terá mais forças e o barulho identificará o terrorista.

    • Patricia Alves:

      kkk.. ri demais com esse comentario

  • jose nilson:

    vejo que as pessoas no geral nao dao a devida importancia ao assunto. eu que sou diabetico achei extrordinaria a ana
    lise, e como gosto muito de batatas e outros alimentos ricos em cabohidratos como o arroz, me preocupo muito com a
    saude. assim, é bom ter consciencia do balanço alimentar e
    sempre que surge alguem interessado em divulgar uma pesquisa
    mesmo como essa que esta sendo feita, manifesto vivo interes
    se por que, afinal, somos todos refens dos resultados.

  • Amanda:

    Nos viramos nazistas,simples!

  • Felipe:

    Fizeram isso com MacDonald´s =x kkk

Deixe seu comentário!