Derrame cerebral: o que é? Clique aqui e descubra!

Por , em 3.05.2010

Um derrame cerebral acontece quando uma artéria que irriga o cérebro se rompe. Essa descarga de sangue pode interromper o curso normal de sangue e interromper o fluxo de oxigênio para o cérebro – o que pode trazer danos permanentes para o órgão.

O que é derrame cerebral?

O sangramento cerebral também pode aumentar a pressão sanguínea dentro do crânio em níveis perigosos, que podem aumentar o nível de sangramento e, consequentemente, o dano no cérebro.

Os sintomas do derrame cerebral incluem dores de cabeça repentinas e severas, tontura, dificuldade para falar, problemas de visão, vômito, sono e paralisia de um lado do corpo.

Derrames cerebrais podem ser mortais. O dano que eles podem causar depende do tamanho da hemorragia, da quantidade de sangue derramado e de quanto tempo ela demora para ser controlada. Sendo assim, algumas pessoas se recuperam dos efeitos do derrame enquanto outras ficam com danos permanentes.

Apesar de, normalmente, a hemorragia cerebral ser resultado de um trauma (uma batida forte) na cabeça, é possível evitar derrames cerebrais se você seguir uma série de recomendações.

Não use drogas, já que a cocaína e as metannfetaminas aumentam o risco de hemorragia cerebral. Cigarros também fazem com que os riscos sejam maiores. De acordo com insitutos de pesquisa, 45% dos derrames cerebrais acontecem por causa de acidentes de carro que causam traumas cranianos. Então sempre use cinto de segurança e, se estiver em uma moto, capacete. [LiveScience]

39 comentários

  • João Bosco Costa:

    Vale realçar que alguns fatores concorrem sobremaneira para uma derrame (AVC hemorrágico): idade, hipertensão, colesterol alto que podem ser atenuados ou anulados por uma vida saudável(alimentação de qualidade, exercícios e controle do stress). Importante também é RECONHECER os primeiros sinais de quem é acometido por um AVC(hemorrágico ou isquêmico). Há vídeos no You Tube e matérias na internet informando direitinho.

  • Soraya Leite:

    Muito bom esse conteúdo.Adorei…

  • Telma Tavares:

    me falaram que se a pressao diastolica estiver alta é mais grave q a pressao sistolica esta alta , dizem que o que precisa abaixar é a diastolica, é verdade ?

  • Nath:

    O meu irmão ainda está a ser operado para limparem a hemorrogia.. ele está fora do país nem sei bem o que está a acontecer. Só sei que os medicos disseram que ele tem uma veia deformada. ele vai precisar de outra operação para arranjarem essa veia.. 🙁 será que ele vai ficar com sequelas?

  • Marcus Vinicius Netto Palmeira:

    Muito bom artigo. Esclareceu o que é realmente o derrame.

  • edvaldo luiz:

    olar pessoal boa tarde mas tenho uma mal noticia para dar minha querida mãe faleseu não teve um bom atendimento antes de chegar ao HR e então aconteseu o q eu naõ queria mas falo do fundo do meu coração aos q estão na mesma situação Deus vai consolar a todos q estiverem na mesma situaçao so digo uma coisa não esqueseremos deles.

  • edvaldo luiz:

    procure pedir uma resonanci magnetica serebral so assim eles vão te dar uma resposta concreta ou uma tomografia cerebral

  • leilane:

    o primo de meu marido sofreu uma pancada na cabeça e deu hemorragia cerebral ele fez a cirurgia mas ainda esta inconciente e se debatendo.

  • leonardo:

    minha amiga morreu hj de derrame cerebral tou muito mal cara

    • mcalanplan:

      sinto muito kara

  • Donizetti:

    Minha sogra vez uma operação no coração, colocando 2 ponte de safena, a operação teve duração de 8 horas, durante a operação teve algumas compricações, o rim dela parou, perdeu muito sangue,mais faz 4 dias que está desacordada, os médicos, me comentaram que ela teve AVC CELEBRAL durante a operação, gostaria de saber quais são as seguelas que ela possa ter ?

  • danilo:

    amie isso é muito bom

  • edvaldo luiz:

    ola pessoal tambem deixa meu comentario e apelo minha mãe tambem esta no momento na uti passando por esse sofrimento com um forte derrame cerebral e estar no hr pesso oraçao e o apoio de todos e q Deus continue abençoando a todos.

  • naiany helrigle:

    minha tia deu derrame celebral, ela ja passou por duas cirurgia e ta do mesmo jeito respirando por aparelho, o celebro dela ta muito inchado o medico diz q vai esperar fazer 72 horas pra ver se ela vai reagir ou nao,tem quantos porcento devida?

  • ricardo:

    meu pai teve um derrame na parte posterior da cabeça . ele tem 80 anos , operaram ele e drenou o sangue . retiraram 20 ml de sangue , mas se passaram 24 horas e ele nao esta acordando e nao esta respondendo quando chama. e ai vem as minhas perguntas , quando sabe que ele teve morte cerebral? quando passa a mao nos pes dele e sente cosquinhas ele puxa o pe ,isso e bom sinal?ate quanras horas apos a operaçao o paciente podera responder ao estimulos ?obrigado por tudo.

  • ka:

    Tenho um amigo que já faz um tempo que ta em coma teve esse derrame cerebral e ele não ta reagindo de jeito nehum e se ele não reagir os médicos vão desligar o aparelho dele.Como que a vida é neh ele tava dormindo e deu derrame nele ai viram que ele dormia de mais tava fora do normal ai quand foram acorda ele viram que ele teve esse derrame agora ele está enternado e sem reagir os médicos já falo que vai esperar mais uns dia se ele não reagir vão desligar os aparelhos e não pode chorar do lado dele pq ele escuta 🙁
    triste muito triste

  • lindeane:

    estou em uma situaçao complicada, meu pai teve dois derrame, o segundo foi forte fiquei com muito medo de perde-lo,mas graças a Deus ele recuperou todos os movimentos, so que ficou muito sensivel, chora bastante acha que vai morrer logo,e mora em cidade muito pequena onde nao a hospitais bons. eu gostaria muito de saber quais exames devo pedir ao medico, para ter noçao dos danos que aconteceram no cerebro dele. por favor se puderem me passar essas informaçoes vou ficar muit feliz. obrigado por terem criado esse espaço, e dado a oportunidades de pessoas ter um pouco mas conhecimento sobre derrame.

  • Luis Botelho de Carvalho:

    Tive um acidente vascular (derrame)cerca de ano e meio voltei a sentir um formigueiro com prisãO DA PERNA E BRAÇO aliado a inflamação das articulações e derrame num dos olhos isto tudo do lado direito. Por outro lado estou com altos indices de colestrol e acido urico. O que devo fazer muito embora ja tenha comsultado o medico. Estou também com problemas de prostata mas meu PSA esta normal.Que orienta?

  • juliana marques:

    gostei nuito continue assuim…

  • Alessandra:

    Meu pai teve derrame de cerebelo, agora qunado completou dois anos ele teve novamente, mas só o braço e a perna ficam de repuxando isso é normal isso pode tornar a dar outro derrame..Abraço

  • Rafael Pires Maciel:

    Meu pai teve um AVC no tronco do cerebro, corre risco de morte? Os medicos falaram que o sangue foi meio fundo no cerebro nesse ultimo Sabado ( 30/07/11 )todos estão desesperados não soubemos o que fazer.

  • lyss keury:

    meu quase namorado teve derame cerebral e morreu por isso queria saber oque erra

  • Ana Beatriz:

    Eu tenho um tio que teve pela segunda vez derrame,e queria saber mais sobre os cuidados que ele deve ter,se ele corre risco de morrer……………Adorei sabe uma pouco sobre o assunto pois nem sonha que existia………

  • diego:

    gostei de todos os seus palpites e muito interessante

  • Tatiane dos santos silva:

    Tenho 16 anos tive um derrame a mais ou menos um mes atrás, não tinha ideia do que era um avc e bem composto o site… não fiquei com sequelas fisicas mas fiquei emocionalmente tenho medo …. medo que volte a acontecer medo de tudo perder…

  • jaojao23:

    texto completo , parabens pela matéria

  • MARLY:

    Gostei do texto,eu não tinha conhecimento nenhum da doença.Então é válido e importante que tenha esses espaços para essas informações para todos que tenham interesse em buscar informações em várias áreas.Parabens e continuem informando a população…

  • ricardo caprario:

    Gostei do texto, meu pai teve vários derrames pequenos, a ajuda da ambulancia demorou e no hospital não tem leito disponível apesar dos médicos serem bons o estado de santa catarina tem os hospitais completamente abandonados, estou indo fazer um exame de sangue completo amanha cedo. Quem entra em um hospital esta quase perdido, este é o Brasil que esta avançando ?
    obrigado a todos

  • grazy:

    mto bom continue postando mais informaçoes sobre as doenças isso eh mto bom para quem ainda nao sabe mais deve saber 🙂

  • Moises:

    Em relação a causa da morte se for por Cardiomiopatia Dilatada com infecção pulmonar, em paciente com AVC detectado a 1 ano atrás do falecimento ?

  • SERGIO:

    MUITO BOM ASSUNTO PARABENS, PARA QUEM NÃO PENSA DA MESMA FORMA POR QUE NÃO CONSTROI SEU FUTURO.

  • barbara:

    esse assunto é um tédio!

  • lucimaria:

    parabéns pelas respostas boas.

  • Marcos:

    Felipe e Harrison, obrigado.
    Minha mãe teve um AVC em 2001, do tipo isquêmico e ficou com hemiparesia esquerda, ou seja, braço e perna esquerdos comprometidos. O resto das funções dela estão em ordem: fala, memória (excelente, por sinal), coordenação de idéias, etc. Procuro sempre levar para ela palavras-cruzadas, sudoku e revistas semanais (todas) e de fofocas hehehe …
    No mais, está indo bem e vamos viajar para Aracaju em 15 de maio.
    Abraços a todos e excelente dia !

  • mary lane:

    Achei muito simples esse conceito.
    Acho que faltou informações excenciais como a associação do Derrame Cerebral a problemas vasculares e hipertensão arterial.
    Alem disso faltou falar no nome cientifico – Acidente Vascular Cerebral e também dizer que o AVC pode também ser isquêmico, isto é, sem rompimento de vasos, sendo este considerado mais grave pela mair probabilidade de desenvolvimento do edema cerebral.
    Por fim, acho que deveria rever todo o artigo.

  • harrison:

    Marcos
    Parabéns pela tua observação.
    Abraço.

  • Felipe:

    Marcos completou bem o texto!
    Matéria ótima , Parabéns!

  • Marcos:

    O AVC citado é o do tipo hemorrágico, quando há rompimento da artéria mas existe também o do tipo isquêmico, que é quando a artéria tem bloqueado o fluxo sanguíneo, normalmente, por placas de gordura.
    Abraços

  • Wilson José do nascimento:

    Ótimo estou aprendendo coisas que eu nem imaginava, por exemplo: de como se acontcia um derrame cerebral.
    Parabéns.

Deixe seu comentário!