O Reino Unido colocou um buraco negro em uma moeda de 50 centavos para homenagear Stephen Hawking

Por , em 17.03.2019


Faz um ano desde que o renomado físico Stephen Hawking faleceu, e a Royal Mint decidiu honrar seu legado na forma de uma nova moeda comemorativa de 50 centavos de libra esterlina.

Em vez de apresentar um retrato do próprio cientista, a designer optou por algo muito mais abstrato: a moeda impressionante exibe a fórmula que descreve a entropia de um buraco negro.

“Eu queria encaixar um grande buraco negro na minúscula moeda e gostaria que ele [Stephen Hawking] ainda estivesse aqui rindo dessa ideia”, disse Edwina Ellis à BBC.

Em meio a linhas giratórias inclinadas para inspirar pensamentos do espaço curvando-se em torno de um horizonte de eventos, está o nome de Hawking abaixo da fórmula S = kc ^ 3 A / 4ℏG.

A fórmula

Não é apenas uma bela homenagem a uma das maiores mentes da ciência moderna, como também é útil no caso de você se esquecer como calcular a entropia termodinâmica de um buraco negro de Schwarzschild de determinada massa.

Conhecida como a fórmula de Bekenstein-Hawking – uma honra compartilhada com o físico teórico Jacob Bekenstein -, sua derivação foi um avanço significativo no sentido de alinhar as propriedades dos buracos negros às leis existentes sobre energia.

Em termos simples, a equação liga a quantidade de desordem contida por um buraco negro a uma característica física do buraco em si: sua área. Além disso, significa que a adição de material a um buraco negro faz com que sua superfície se expanda.

Por fim, também implica uma maneira de tornar os buracos negros menos negros através da emissão de um tipo estranho de radiação, uma descoberta que o famoso físico orgulhosamente considerou uma de suas contribuições marcantes para a ciência: a radiação de Hawking.

Item de colecionador

A moeda não será lançada em circulação. É um item de colecionador, vendido no site da Royal Mint.

Mesmo que você não precise da fórmula de Bekenstein-Hawking enquanto compra seu café (e sugiro não usar um item de colecionador para comprar seu café), a moeda é uma bela lembrança de um cientista que tornou muitos aspectos incríveis do universo mais compreensíveis.

O design certamente tem a aprovação de sua filha, Lucy. “É um grande privilégio ser destaque em uma moeda e acho que meu pai estaria feliz de estar ao lado de Sir Isaac Newton e Charles Darwin como cientistas que figuraram moedas”, declarou à BBC. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votos, média: 4,97 de 5)

Deixe seu comentário!