Uma destas 3 coisas vai destruir os humanos, de acordo com Stephen Hawking

Por , em 28.02.2015

Stephen Hawking pode ser mais famoso por seu trabalho em física, mas ultimamente tem ficado conhecido também por suas opiniões polêmicas sobre as coisas que poderiam dar um fim à civilização humana.

Dentre os fatores que já mencionou em entrevistas e conversas anteriormente, esses são três que o cientista pensa que podem levar a nossa destruição:

Inteligência artificial

Hawking é parte de um grupo crescente de cientistas que expressa preocupações sobre a inteligência artificial (IA) “plena”, a que poderia ser igual ou superior a de um ser humano.

“O desenvolvimento da inteligência artificial plena poderia significar o fim da raça humana”, Hawking disse à BBC em dezembro de 2014.

Essa opinião é compartilhada pelo empresário bilionário Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX, que tem chamado a IA de “maior ameaça existencial”. No mês passado, Hawking, Musk e dezenas de outros figurões assinaram uma cara aberta sobre os riscos e os benefícios da IA.

“Por causa do grande potencial da IA, é importante pesquisar como colher seus benefícios, evitando armadilhas potenciais”, escreveram os cientistas na carta.

“Estamos décadas longe de qualquer tecnologia com a qual precisamos nos preocupar”, afirmou Demis Hassabis, um pesquisador de inteligência artificial no Google DeepMind. “Ainda assim, é bom iniciar a conversa agora”, acrescentou.

Agressão humana

Se as nossas máquinas não ficarem superinteligentes e nos matarem, nós podemos acabar nos matando. Hawking acredita que a agressão humana pode aniquilar a civilização.

Em resposta a Adaeze Uyanwah, um professor de 24 anos da Califórnia (EUA) que lhe perguntou qual defeito humano o físico mais gostaria de alterar, Hawking respondeu: “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Ela pode ter sido uma vantagem de sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter mais comida, território e parceiros com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir a todos nós”.

Por exemplo, uma grande guerra nuclear provavelmente acabaria com a civilização e a raça humana. Nesse sentido, Hawking crê que a exploração do espaço é importante para garantir nossa sobrevivência. “Eu acredito que o futuro a longo prazo da raça humana deve ser o espaço, o que representa um seguro de vida importante, uma vez que poderia impedir o desaparecimento da humanidade por colonizar outros planetas”, disse.

Vida alienígena

Hawking já fez várias advertências ameaçadoras sobre a vida alienígena. Em 2010 disse que, se a vida extraterrestre inteligente existir, pode não ser tão amigável para os seres humanos.

“Se os aliens vierem nos visitar, eu acho que o resultado seria mais parecido com quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, o que não foi muito bom para os nativos americanos”, disse Hawking durante um episódio de “Into the Universe com Stephen Hawking”, no Discovery Channel.

Civilizações alienígenas avançadas poderiam querer conquistar e colonizar os planetas nos quais chegassem – o que, de fato, faz sentido. É melhor deixarmos quieto esse negócio de procurar ETs por aí. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Raquel Adrien:

    Até lá,eu ja estarei morta mesmo,levando em conta que talvez nao exista reencarnação(tenho minhas duvidas em relaçao a isso).

  • WihH13:

    O melhor mesmo é avançar rapidamente tecnologicamente e imperializar o universo. Mais fácil falar do que fazer né ?

  • P.Rhodan:

    Nosso maior risco, nos próximos 100 anos, não são aliens. Somos nós e/ou as inteligências artificiais.

  • Harley Eugênio Moura:

    Uma especie Alien com capacidade de viajar anos luz nao teria necessidade de roubar alimentos ou escravizar.

    • Cesar Grossmann:

      Mas poderiam ter o conceito de “bombardeio preventivo”. Para não ter que disputar a Galáxia com outra espécie inteligente e hostil…

  • Lisindo Roberto Coppoli:

    Isaac Asimov sempre disse que a ideia de colocar em nossos veículos espaciais um disco contendo informações sobre a Terra é péssima…

  • Ramon Oliveira:

    Eu concordo com em todas as três afirmações.

  • Stetison Braga Pedro:

    Acho bobagem pintar civilizações muito mais avançadas tendo sentimentos mesquinhos como os nossos.

    • Cesar Grossmann:

      Não acha que é ingenuidade que todo mundo por aí afora é bonzinho como a gente sonha que sejam?

Deixe seu comentário!