Os mais importantes telescópios do mundo

Por , em 22.08.2010

Afinal, as observações astronômicas não são feitas apenas pelo Hubble. Cada telescópio possui características únicas que fazem dele “especialista” em determinada área. Conheça os mais importantes:

Hubble Space Telescope – Nasa

Em funcionamento desde 1990, ele merece o lugar no topo da lista. Ele tem observado o espaço através da órbita da Terra por 19 anos e é conhecido como o avô dos telescópios. O Hubble foi o primeiro dos grandes telescópios a ser construídos pela Nasa. Durante suas observações o Hubble ajudou a esclarecer alguns mistérios astronômicos: a escala do espaço, o ciclo de vida das estrelas, buracos negros e a formação das primeiras galáxias. Atualmente, está passando por uma reforma e espera-se que ele fique por mais cinco anos em atividade.

Observatório Chandra de raios-X – Nasa

É o terceiro dos quatro maiores telescópios da Nasa, criado em 1999, e é o mais poderoso telescópio de raios-X do mundo. Chandra foi batizado em homenagem ao físico Subrahmanyan Chandrasekhar, e examina as emissões de raios-X feitas por alguns dos mais estranhos objetos espaciais, incluindo quasars – que são enormes nuvens de gás e poeira que são sugadas por buracos negros. Os raios-X são produzidos quando a matéria é aquecida a milhões de graus. O Chandra já “trabalhou em equipe” com vários outros telescópios, incluindo o Hubble, para criar imagens compostas do nosso universo. Entre as conquistas do Chandra estão a descoberta de buracos negros e do Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea, o Sagittarius A.

Telescópio Espacial Spitzer – Nasa

O Spitzer foi o último dos grandes telescópios da Nasa a ser lançado, em 2003, e reúne informações sobre a radiação infravermelha que emana de objetos cósmicos – incluindo galáxias distantes, buracos negros e até cometas do Sistema Solar. A radiação infravermelha é difícil de ser observada diretamente do chão da Terra, pois é muito absorvida pela nossa atmosfera – por isso o Spitzer, assim como o Chandra e o Hubble, orbitam o nosso planeta e não estão fixos no solo. Uma das mais conhecidas conquistas do Spitzer é ter sido o primeiro telescópio a captar a luz de um exoplaneta. Como terá que passar por se aposentar muito em breve, daqui a dois anos (o líquido que o resfria está acabando), será substituído pelo Herschel, da Agência Espacial Européia.

Observatório Espacial Hershel – ESA e Nasa

O Hershel foi lançado no dia 14 de maio de 2009, juntamente com o telescópio Planck. Herschel é o maior e mais poderoso telescópio infravermelho, que observa ondas emitidas pelos mais frios objetos do Universo. Ele foi projetado para buscar água em cometas e nuvens espaciais. Ele também irá observar estrelas em formação. Assim como seu predecessor, o Spitzer, espera-se que ele também consiga mais informações sobre exoplanetas.

Observatório Planck – ESA

O “colega de lançamento” do Herschel, Planck, se concentrará na luz do Universo. Ele irá procurar vestígios da primeira luz a brilhar no cosmos. Parece difícil, certo? Suas missões também incluem: mapear o campo magnético da Via Láctea em 3D, e buscar respostas nos mistérios da matéria e da energia escuras.

Kepler Mission – Nasa

Outro que foi lançado em 2009, o novo telescópio “caçador de planetas” da Nasa irá buscar especificamente outros planetas que tenham características parecidas com a Terra. Para isso o Kepler irá buscar variações características na luz de estrelas que indicam que há planetas orbitando-as (ele começará com uma “pequena” amostragem de 100 mil estrelas próximas). Os astrônomos esperam que ele encontre planetas cuja temperatura possibilite a existência de água líquida.

Telescópio Fermi de Raios Gama – Nasa

O Fermi “trabalha” com a mais extrema forma de energia no cosmos: os raios gama. Esse tipo de raios podem revelar alguns dos mais energéticos eventos no espaço, incluindo pulsares, energia escura e buracos negros.

Explorador Swift de Explosões de Raios Gama – Nasa

Como o Fermi, o Swift também procura por raios gama – mas por explosões, as mais poderosas do Universo. O Swift pode detectar a explosão e, em menos de um minuto, posicionar-se de modo a observá-la melhor. [Space.com]

26 comentários

  • Henrique:

    Para podemos, nós superar cada dia é presciso saber mais a respeito de onde tudo começou, és que eu daria a minha vida para saber tudo sobre o espaço, otimo!!

  • Jerry Mouse:

    Sao estes “olhos cientificos” que nos iam dar a primeira informacao caso onvesse um perigo de colisao com a cometa por exemplo,por suca via, atravez da tecnilogio nuclear poder-se-ia evitar o pior. Nao e disperdicio de forma alguma.

  • Sidney:

    Apoio o Cesar! Tenho certeza que quase todos aqui assistem filmes, não é possivel nao assitir pelo menos 1! Entao desvendar o espaço é essencial para nos! Ate parece que voce nunca se perguntou nada sobre o universo! AHH VÁH! Todos temos duvidas sobre o universo! Pessoas que não apoiam esse tipo de pesquisa são assim “ignorantes” e não pensam e nem seus poucos pensamentos são produtivos ou de questões mais complexas! xD

  • Peter Limer:

    O ditado popular que diz “ME ENGANE QUE EU GOSTO “… QUAL O MAIS FÁCIL? OLHAR PARA O UNIVERSO OU PARA A TERRA? quem esta mais perto? Esse negócio de fotos de satélites é para enganar,se vc olhar as fotos verá que foram feitas por telescópios.Bisbilhotar a vida do visinho , só pra isso é que serve.”espiões” Há várias fotos do Huble de mulheres peladas nos terraços dos prédios. Fique esperto e não se engane.

  • Rosângela:

    O “vovô” Hubble é fantástico.
    Excelente artigo Luciana.

  • Kátia:

    César, vc é um cara inteligente!!! Gostei do comentário feito em relação ao comentário “ignorante” feito por Claudemir. vc está apoiado….

  • Peter Limer:

    O universo está estabelecido e não vai mudar tão cedo.Não conhecemos nem nosso planeta e ja querem fuçar o desconhecido.Primeiro aqui, lá fora temos todo o tempo que quisermos.

  • Onofre Vieira:

    É verdade, li bons conceitos, no entanto, tem outros que pareçem que sabem mais que os pesquisadores. Alguem lê uma matéria sobre qualquer assunto, e ja vira Dr. temos que ser mais humildes e tentar aprender para depois criticar,e se acham ruim, por que estão lendo, ocupem seu tempo em outra atividade. Sinto muito se alguem se ofendeu, mas, não falem mal do Hype Science

  • Andrey Vinicius:

    Analisando o esforço humano para conhecer um pouco mais sobre o que está “la fora” fico muito feliz por estar vivo neste período, pois é em nosso tempo, ou nossa época, ou geração, que a grande maioria das “teorias” estão se tranformando em “pratica”.

    Pense em algumas poucas sentenas de anos no futuro, o quão a humanidade terá evoluído para o lado científico voltado ao descobrimento do universo ou de onde ele veio… se em menos de 100 anos não tinhamos a capacidade de chegar a lua (ou não chegar, pensem como quiser) imagine daqui uns 200 anos…

    e eu estou no início desta história…. q massa

    Seja muito bem vindo futuro….

  • Joserios:

    Maravilhoso adimiro muito.

  • Orlando:

    Gosto muito dessas informacoes. Que bom que tem alguem que pode pesquisar e passar para a gente ja em resumo! Obrigado amigo do Hype Science por dedicacao e bondade! Que a Vida lhe recompense pela generosidade dom de compartilhar coisas boas. O planeta Terra poderia ser melhor. Obrigado!!!

  • Pafúncio:

    Realmente, em vez de gastarem uma fortuna incalculável com pesquisas científicas poderiam gastar com a cura da ignorância de alguns que acreditam que somente novela, Big-Brother, Faustão, Gugu, Silvio Santos, Xuxa, Parangolé, Funk e Cia são coisas relevantes.
    Ah, não esqueção de que os políticos brasileiros é que se encarregarão disso!

  • evaldo flamarion:

    Não há muito que comentar. apenas admirar. Eu possuo um pequeno
    telscópio (180 mm ) e mais algumas lunetas menores. sou entusiasta da observação astronomica.algum destes”COMENTARISTAS”
    já observou saturno com seus aneis, ou um aglomerado através de
    um telescópio ? gaanto que suas opiniões seriam outras. O cesar é que está com a razão ( aliás, sempre ) gastamos verdadeiras
    fortunas com coias qu não levam a nada. inclusive mensalões e des
    vios de verbas. Quando não conhecemos o assunto é melhor ficar calado.
    Abraços !!!

  • ariovaldo silva cintra:

    Inacreditavél..

  • Death_ToBarbie:

    eu ainda vou ter um desses. nao

  • Eddy:

    Se tivéssemos que reclamar de investimentos científicos teríamos que reclamar de experimentos como HAARP ou em MOTORES A COMBUSTÃO (quando já faz muito tempo que soluções muito mais viáveis foram desenvolvidas).
    Criticar o investimento em investigação, somente é válido quando os resultados dessas investigações são usados para oprimir ainda mais e gerar mais “fragilidade” social e/ou alimentar interesses corporativos.
    Sem dúvida que a quantidade de dinheiro investida em filmes é um reflexo de quão ávidos está essa sociedade de “esquecer” suas vidas e viver a de outros.

  • NELSON SANTOS REZENDE:

    Solicito ao Cesar(comentario acima)autorização para fazer de suas palavras as minhas.Cesar o que seria da ciência e tecnologia se não fôsse a cooperação dos ignorantes?.Estes tipos de comentarios fazem parte do humorismo da matéria e mostram o grau de conhecimento de quem comenta…Nelson

  • Fúlvio Ângelo Nunes:

    Tanta gente passando fome e o governo só pensa em gastar com coisas sem importância até o momento!

    • luana:

      seu troxa vc prefere que 1 pessoa passa fome ou que o planeta terra todo seja atacado por uma chuva de meteoros ?? pensa antes de escrever

  • Feneme:

    quanta ignorancia!

  • Lia:

    Santa ignorância! É cada coisa que se lê que nem dá pra acreditar!

  • Charles:

    Cesar perdeu a chance de ficar calado!

  • Artur:

    hehehehehe pois é… perdeu a chance de ficar calado.

  • Hugo:

    Cesar concordo plenamente com você, tudo o que você falou eu acho o mesmo.

    Pelo amor de deus claudemir quando for opinar com uma coisa use a inteligencia primeiro.
    Por exemplo e se um cometa fosse cair aqui na terra daqui a tres anos???????? Sem pesquisa espacial não poderiamos saber e muito menos tentar evitar que ele acerte a terra do qual todos poderiam morrer.

    Odeio Troll, é muita desocupação.

  • Cesar:

    Claudemir, são milhões em dinheiro gastos para descobrir mais sobre o Universo e sobre o nosso planeta. Antes de questionar os gastos em pesquisa científica, que tal questionar os milhões gastos em fazer filmes que, estes sim, não trazem nada de bom, são só para fazer enriquecer os barões de Hollywood. Sabia que uma missão espacial custa quase o mesmo que um filme? Sabia que em uma missão espacial se desenvolve tecnologia e conhecimento que são de utilidade, direta ou indiretamente, na Terra, para a produção de alimentos, construção de estruturas, consumo de combustível, etc? Por exemplo, suspeita-se que a queda de chuvas está associada à chuva de partículas do espaço, mas sem fazer uma pesquisa, sem lançar satélites, sem coletar dados, não tem como saber se afeta ou não?

    Acho ridícula esta posição de reclamar da pesquisa científica. Você fala em “frágil planeta Terra”, mas sem a pesquisa espacial você nem saberia o quão frágil ou o quão ameaçado está este planeta.

    Pensa um pouco antes de escrever estas bobagens.

  • claudemir da silva:

    milhões em dinheiro gastos pra tentar descobrir coisas quer nem são muito importante pra nós vamos gastar mais com nossa sobrevivência nesse frágil planeta terra

Deixe seu comentário!