Paineis de energia solar podem ser melhores “imitando” o efeito estufa

Por , em 14.12.2011

Se o uso da energia solar ainda não se popularizou pelos lares dos principais centros urbanos, é devido à relação ainda não muito boa no que diz respeito ao custo benefício. A solução para viabilizar essa alternativa energética, no entanto, pode estar na capacidade de imitar um dos problemas ambientais mais debatidos ultimamente: o efeito estufa.

Trata-se de um painel de captação desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, nos EUA. No efeito estufa, uma camada de gases age como escudo na atmosfera, prendendo o calor na superfície da Terra.

Este painel, por sua vez, é composto de um material absorvente, feito de células fotônicas, que são desenhadas para prender a energia no interior do sistema. A radiação do sol entra através de aberturas e não é capaz de sair. A atual taxa de aproveitamento da energia solar, nos equipamentos, é de 31%. Com o novo modelo, esperam elevá-la acima dos 36%.

Os cientistas lembram, no entanto, que não adianta nada apenas aprisionar a energia dentro da “atmosfera” de um painel solar, se os mecanismos de conversão em eletricidade também não forem aperfeiçoados.

Com um mecanismo mais adequado nesse quesito, conforme explicam os pesquisadores, o índice de conversão poderia ser muito maior. A eficiência econômica de manter um sistema de captação da energia solar, por conseguinte, teria um aumento considerável, o que facilitaria o acesso a essa alternativa. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Diogenes Luca:

    Concordo com os argumentos que acusam interesses escusos e reponsabilidade politica pelo nosso atraso. Porem: SOMENTE A AÇÃO MUDA A REALIDADE. Se todos individualmente começarem a usar independente do esforço nem que seja por opção de uso minimo. O sistema terá que mudar porque nós mudaremos o sistema! A questão é : A energia solar e alternativas chegaram p ficar. Basta assumir e praticar esta mentalidade.

  • José Calasans:

    A energia solar é uma boa alternativa sim,o que está faltando é um barateamento das placas de captação,os ditos painéis solares,e a sua popularização,para que as pessoas de menor poder aquisitivo possam utilizar.

  • Rafael:

    Painel de energia solar é uma boa porem produs pouca energia não dá para abastecer uma casa que tem vários elétricos domésticos, já vi pela internete grandes painés solares de várias empresas apesar de serem grandes a quantidade de energia produsida é muito pequena, o de maior potencia que eu vi foi de 135w com a anergia continua já transformada em auternada.

    • Rafael:

      Mas não duvide da evolução da tecnologia. Da época que você viu na internet até agora, certamente deve haver uma potencial evolução de aproveitamento energético. É fácil supor o avanço se compararmos aparelhos que temos em mãos: lembro quando baterias AA recarregáveis de íon cádmio não existiam no mercado, e hoje são usadas as pequeninas e populares baterias de lítio “a rodo””

  • Roberto:

    Vivemos numa época tecnológica em que a maioria dos inventos ainda não sairam das pranchetas, mas estão sendo amplamente alardeados criando uma expectativa crescente. Em particular no Brasil onde espera-se sentado por produtos vindos do Paraguay, esse sentimento de distância em relação à novas tecnologias nos da a exata dimensão do quanto estamos a dever cientificamente em meio a uma insana luta político-ideológica de séculos. Nossos comunistas são uma trava insuportável.

    • Rafael:

      Seriam os comunistas uma trava, certamente… Mas os grandes capitalistas não são diferentes. Para eles, o lucro cada vez maior é a verdadeira missão. E para perseguir no maior tempo possível neste fim, são capazes de mobilizar ideias e políticas protecionistas capazes de sufocar o mais poderoso e competente ambientalista, já que este último certamente possui o menor poder financista e, consequentemente, não diferente poder de mobilização das massas. Os movimentos populares são, em verdade, monitorados e contornados pela classe de poder. E que se diga de passagem a simbiose de lideranças governamentais e nossas indústrias automobilísticas nacionais, com seus caros produtos sem competividade e inovação baseados na queima crescente e sem precedentes de combustíveis, até a Amazônia secar.

    • Nilton:

      Você ! Está certissímo,nossos comunistas são uma trava insuportável.

      Eles nãp produzem nada de bom. Tudo que sabem é apontar problemas,criticar os outros que estão fazendo alguma coisa.

      Criar discórdia,inveja nas pessoas,revolta por alguns ser mais bem sucedidos.

      O Comunismo tem sucesso porque ele sabe se aproveitar da maldade humana, presente no coração de todos.
      E são ótimos acusadores,muito bons para enganar e melhor ainda para se aproveitar das inevitáveis adversidades, que sempre existirão no mundo.
      È mentira e engano puro.
      Se a corrupção do coração humano desaparece-se derepente,o comunismo desaparecia logo em seguida.

      Mas ! Sempre existirá invejosos,arrogântes,imorais. Gente revoltada e sonhadora de utôpias. Gente que porá sempre a culpa nos outros.

Deixe seu comentário!