Fumaça do cigarro pode durar meses em uma casa

Por , em 29.12.2010

Pesquisadores descobriram que os poluentes liberados a partir da fumaça do cigarro podem durar mais tempo dentro de uma casa do que se pensava anteriormente.

Os poluentes, apelidados de “fumaça passiva” do cigarro, podem “grudar” na casa, nas superfícies e nas fendas por longos períodos de tempo após o fumante deixar o local. Dessa forma, se não-fumantes passarem a viver em uma casa antes habitada por fumantes, eles podem absorver esses produtos químicos tóxicos.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudar os lares de 100 fumantes e 50 não-fumantes que estavam planejando se mudar. Os níveis de nicotina foram usados como um “marcador” para resíduos químicos, que vêm da fumaça do tabaco.

Produtos químicos em paredes, tetos, pisos e outras superfícies foram medidos, bem como o ar. Os pesquisadores ainda procuraram por nicotina na ponta dos dedos dos moradores em todas as casas, bem como um produto da decomposição da nicotina, cotinina, nas amostras de urina de crianças.

As gotas oleosas e pegajosas do cigarro duraram meses. Segundo os pesquisadores, enquanto muito menos poluentes foram encontrados na casa após um fumante ativo ter se mudado, ainda havia 10 a 20% do que era encontrado quando ele vivia lá.

Apesar do fato de que a casa estava vaga há meses, e até foi limpa após um fumante deixá-la, a fumaça passiva ainda podia afetar um novo ocupante não-fumante.

No estudo, 25 não-fumantes se mudaram para casas que anteriormente eram de propriedade de fumantes. Os pesquisadores verificaram novamente os resíduos de nicotina, os químicos em toda a casa, bem como na ponta dos dedos e na urina.

Após medidas cuidadosas, os pesquisadores concluíram que os níveis de nicotina no ar das casas, vagas por dois meses após os fumantes terem se mudado, ainda ficaram entre 35 e 98 vezes mais altos do que nas casas de não-fumantes. Quanto a superfícies, os níveis de nicotina foram de 30 a 150 vezes mais altos nas casas dos fumantes em comparação com as casas de não-fumantes.

Os não-fumantes que se mudaram para casas de fumantes tinham níveis de nicotina nos dedos de 7 a 8 vezes maior do que aqueles que ficaram em casas de não-fumantes. A urina infantil continha níveis de nicotina 3 a 5 vezes maior do que em casas de não-fumantes.

Os pesquisadores aconselham as pessoas que vivem em casas antes ocupadas por fumantes a manterem as superfícies as mais limpas possíveis, assim como as mãos das crianças. [DailyTech]

Eu odeio cigarros!!!

• eloisa almeida:

Sou fumante passiva,não condeno quem planta o fumo ou quem o consome,mas sim aqueles que fazem do cigarro uma droga,pois colocam junto com o fumo algumas misturas para que o fumante vicie e passe a consumir mais e mais cigarros.Antigamente as pessoas fumavam cigarros feitos á mão,o chamado cigarro crioulo que era feito com palha e o fumo era de rolo,quase não se houvia falar em morte de cancêr no pulmão ou outro orgão qualquer por consequência de fumo.Conheci pessoas que viveram até 115 anos fumando cigarro de palha,mesmo depois de ter conhecido o “cigarro” fabricado se negaram a experimentar a droga e não morreram de cancêr e sim por idade.Porque não deixaram como estava? só para prejudicar as pessoas que não tem amor á sua vida e a dos outros.

• JJ:

Ederson, gostei de sua opinião e concordo em parte, pois seria melhor para o mundo, mas, quem planta fumo costuma sustentar toda a familia (3-8 pessoas) com area de 2 a 10 hectares, area que não chega para você cultivar outra coisa que gere lucro para uma familia, e olha que são milhares de familias plantando fumo.. Realmente teria que ter uma solução melhor, é que fico indignado com o governo independente de que partido estege la.. Uma solução para estas familias era de plantar alimentos saudaveis como você disse, bastaria o governo subsidiar esta produção, dinheiro não falta, mas boa vontade…

• Ederson:

Meu amigo JJ, se os E.U.A plantam ou vendem ou ganham dinheiro com plantacao de maconha é tambem errado , assim como o cigarro. Quem planta tabaco, prejudica a saude dos outros produzindo um mal que todos nós sabemos que é o cigarro.Entao se eu sobrevivo de alguma coisa errada, agora virou certo… ? Acho que nao ? Entao poderiamos trabalhar fabricando DROGAS , porem , seriamos defendidos por ser uma fonte de renda ? Tambem nao , né !!! plantem outras coisas entao. Tem tantos outros alimentos que fazem bem a saude , porque nao viver de alimentos saudaveis ? Da menos dinheiro do que o cigarro ??? UM ABRACO , ME PREOCULPO COM A SAUDE DO MUNDO E A MINHA !!!

• JJ:

puxar o assunto: Convenção Quadro para o Brasil é uma péssima idéia sendo que milhare de famílias vivem da plantação do tabaco, enquanto isso os americanos vão lucrar plantando maconha

CITO: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/070925_maconha_eua_bbcmundo_pu.shtml

Segundo levantamento feito por Jon Gettman, PhD em Política Pública da George Mason University, na Virgínia do Norte, e líder da Coalizão para Reclassificação da Cannabis, a produção do cultivo de maconha no país é estimada em US$ 36 bilhões anuais e o país está deixando de ser um consumidor da droga para se converter em um importante produtor.

• zé:

Fumar é uma coisa inacreditavelmente porca.