Por que um robô humanoide avançadíssimo está fazendo o mesmo trabalho de um ROOMBA, só que bem pior?

Por , em 21.01.2016

Quando você ouve falar que a DARPA está ensinando o ATLAS, um robô humanoide, a executar tarefas humanas, você pensa no recorde do Forrest Gump em desmontar e montar um fuzil, certo?

Afinal de contas, DARPA significa “Agência de Projeto de Pesquisa Avançada de Defesa”, certo? Devem estar ensinando o ATLAS como lançar uma granada, ou sabotar uma linha de trem.

Só que não. ATLAS está aprendendo tarefas triviais de uma dona de casa ou de um humilde ROOMBA. Ele já sabe usar um aspirador de pó, passar a vassoura, juntar objetos e tirar escadas do caminho.

Não acredita? Veja o ATLAS mostrando suas habilidades com a vassoura:

Ou então gentilmente dobrando uma escada e colocando-a em outro lugar:

robo faxina 1

Ou passando o aspirador de pó:

robo faxina 2

E se você acha pouco, ele mesmo que pressionou o minúsculo botão de ligar com suas mãos de aço.

pesquisadores-estao-treinando-este-robo-para-realizar-tarefas-domesticas-como-a-rose-dos-jetsons-4

E a coisa mais assustadora é que ele é capaz de ficar de bobeira, jogando aviões de papel, quando você olha para o outro lado.

robo faxina 3

Você pode ver o ATLAS realizando estas e outras tarefas no vídeo abaixo (acelerado):

Bom, tudo isso parece uma brincadeira, mas é trabalho sério. O ATLAS está em constante evolução, novos códigos são sempre inseridos, e ele precisa executá-los repetidas vezes para ver se não há nenhum erro.

Os pesquisadores então pensaram em algumas coisas engraçadas para um robô da Defesa fazer, e é por isto que o guerreiro de metal se comporta como uma faxineira. Nada mau para um dos mais avançados robôs humanoides do mundo, que recentemente ficou em segundo lugar no DARPA Robotics Challenge (“Desafio DARPA de Robôs”, em tradução livre).

Alguém aí também pensou no Marvin? [PopSci, SpectrumIEEE, IHMC, Gizmodo, NBCNews]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!