Plástico feito de plantas

Por , em 17.03.2010

Parece ser a solução para muitos problemas – um plástico que não é derivado de petróleo. A IBM diz ter descoberto uma forma de fabricar plástico a partir de plantas. Além de ser biodegradável, o material economizaria energia.

Os cientistas que fizeram a descoberta dizem que a descoberta pode gerar uma era de sustentabilidade na indústria dos plásticos – e a partir de um recurso renovável, que não esgotaria o planeta da forma com que a extração de petróleo e o processo de fabricação do plástico a partir do petróleo causa.

Os plásticos vegetais também seriam recicláveis, e poderiam ser reciclados repetidamente, não apenas uma vez. A IBM está testando o plástico na Arábia Saudita, inicialmente como embalagem de alimentos e bebidas.

Segundo os pesquisadores, além de ecologicamente correto, o plástico vegetal também seria bem mais barato.

Fonte: http://news.yahoo.com/s/afp/20100309/bs_afp/ussaudiarabiaitinternetchemicalenvironmentibm

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

21 comentários

  • lindomar:

    o plastico e feito por papel pedaço feito para fazer caderno ,plastico tambem vem da arvore da amazonia como no pantanal, na catinga e no sertao!!

    obs;Nunca use droga, num desmate a arvore opr que da pra fazer papel e o plastico!!!!!!!!

  • lindomar:

    eu conheço um campo de futebol feito por plastico e as plantas feita por plastico e as drogas feito de plastico

  • julio:

    Essa é para o Wilson: as caixas de papelão de onde são desembalados os produtos vão para a reciclagem, pois o papelão é meio caro e, então é uma fonte de lucro alternativa para a empresa, ou complementar. Como queira. E não me venha com essa história de de que só porque é mergulhador vive em comunhão com a natureza. Para ter um equipamento de mergulho e tempo e disponibilidade para estar mergulhando você deve ter alguma grana e, nós sabemos que quanto mais dinheiro mais consumo. Em resumo: você deve poluir mais que o caiçara que enterra o lixo no fundo do quintal. Ou por acaso você esconde o seu lixo debaixo da cama para não ir para a natureza?

  • SAMOR EDSON:

    PARABÉNS E VIVA A NATUREZA!

  • freds:

    seria um mundo maravilhoso onde todo vidro seria temperado (para nao cortar), todo aço seria inox (reciclavel) e todo plastico biodegradavel. espera só eu ser presidente que vocês vão ver o que é exemplo.

  • sandra:

    Não dá p´ra mudar ou radicalizar da noite para o dia. Isso nem Deus consegue, mas é evitar e ou diversificar aqui e ali, tentar deixar menos pior, porque se não do jeito que esta só vai piorar. Criticas como não dá mais ou não adianta que já esgotou dá no mesmo que dizer:- Ah, alguem se quizer faça que eu não vou mudar. – é mais comodo, né. Eu que não vou fazer nada. Dá trabalho, não me importo…
    Se um mudar é menos um a poluir. E se esse mudar a cabeça de mais um são dois. A gente não vai consertar o mundo da noite pro dia, mas dá p´ra fazer ele menos pior, isso dá. A má vontade o pessimismo e o deixa que outro faça é que deixa tudo do jeito que está.
    Wilsonr, voce é mergulhador, já viu muito descaso. Pois principalmente vc não pode desistir. Cada mergulho uma revolta, cada passeio de barco, um desestimulo. Eu sei, já andei muito de barco e mergulhei. Mas NÃO PODE DESISTIR. Senão o rolo compressor do descaso vem e passa por cima. Foram assim que começaram as grandes mudanças. Com poucos.

  • ItaloXM:

    Tentar substituir agora a produção do plástico originário do petróleo pelo vegetal vai ser ainda pior,pois as empresas achariam outra desculpa para desmatar mais áreas florestais para fazer monoculturas, o que prejudica o equilíbrio do ecossistema, ai além da desgraça que já foi feita no subsolo, outra desgraça é feita na superfície…eita nóis o mundo já se fu…e o povo procura solições que não mais adiantam.
    A único destino da humanidade é a destruição!!!

  • brandao:

    nao tem mais volta o que o homem fez com o planeta, o maximo que podemos fazer, e para de destruir, mas recuperar o que perdemos nunca mais.

  • wilsonr:

    completando, já que eu, depois li a quantidade besteira que isto gerou.
    voce vai ao super mercado, e vê que os caras pegam as caixas de papelão utilizados, onde vieram a mercadoria, e ao invez de disponibiliza-las aos clientes eles as desmontam, rasagam, etc.
    é como o caiçara que é o maior destruidor da natureza, enterra lixo, com sacos plasticos, garrafas, etc. tudo perto de sua casa. ou poe rede de pesca e mata tudo o que vem, com tartarugas, etc. ps. eu como mergulhador, de mais de 40a, vi isto aos montes. alem de ver a quantidade de lixo que se joga no mar.
    na verdade é tudo papo furado de um pseudo grupo que quer salvar a natureza, mas fica só no papo.
    em quanto não houver endurecimento pra todos os lados, e voce obrigar as pessoas a produzir os tais sacos. usar sacolas de papel, não jogar lixo, inclusive das janelas dos carros ou edificios, multar esta cambada de sem vergonhas, que não estão nem ai. falar, tambem de campanhas muito sérias sobre natalidade de miseráveis, que, entulham e invadem margens de córregos, terrrenos alheios, e tudo oo que isto gera de problemas e lixo. isto não vai acabar.
    quer um exemplo. pegue um barco, como eu faço, de vez emq uando, e vá a represa de guarapiranga, exatamente onde saem os corregos, vindo das favelas, e vejam a quantidade de lixo que vem de lá.
    e ai?

  • wilsonr:

    que legal, imagine o plastico feito de canabis. o cara, vai no super mercado, compra qualquer coisa, chega em casa, pega o tal plástico, enrola e fuma, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. desculpe, mas é aquela vélha historia perco o amigo, mas não a piada.
    alias dizem que com canabis, os passaros cantam muito mais(acho que eles, ficam nas núvens, rsrsrsr)

  • Artur:

    PARA beuh : A Cannabis… sei, tu quer é acender um fininho! rsrsrsrsrs

  • KLEBER:

    Como diz o próprio artigo : PARECE SER A SOLUÇÃO”.
    Enfim, as plantas assim como o petróleo também são um recurso natural, observe a qantidade de produtos que existem no planeta e quantos dos seus componentes ou partes são feitos com o dito plástico. Ainda vejo essa descoberta por uma ótica predatória do planeta. Imaginem a real demanda desses materiais e a quantidade de vegetais necessários para supri-la. Mesmo que os cientistas se concentrassem na mais pura química, fazendo combinações entre átomos para poderem formar novas moléculas, continuaríamos destruindo o planeta. Alguns devem pensar: “O kleber tá viajando e tal”. Deixo aqui apenas alguns questionamentos: De onde esses químicos retirariam os elementos químicos ? Alguns de vocês devem se recordar da Tabela Periódica, nela estão contidos todos os elementos químicos conhecidos que fazem parte da estrutura do PLANETA TERRA. Assim como os recursos naturais, infelizmente o fim está próximo, experimente tapar um burado, vai preenchê-lo com o que, de onde vai tirar material suficiente para isso?
    Lembrem-se, críticas só as construtivas ok rsrsrsrs

  • Diego Willrich:

    Podiam experimentar isso logo com fraldas descartáveis, já que já há a disseminação de sacolas de supermercado com plástico oxi-biodegradável e as fraldas são um dos maiores poluentes do planeta.

  • Altair:

    Esse é o verdadeiro das sacos plásticos convencionais o uso de sacolas é algo primitivo,um retrocesso…

  • Matheus de Giacomo:

    Algumas empresas brasileiras já fabricam esse plástico. Falta agora uma dose de pioneirismo do nosso governo para investir na idéia. Só acho que vai demorar, visto que o Brasil é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo e se sua demanda diminuir, também cairá seu preço, o que impossibilitará a extração em águas profundas.
    Ou talvez não seja só o pioneirismo que falte no Brasil, mas a idéia de diversificação de recursos no investimento de tecnologias pioneiras.
    A Cannabis é uma ótima fonte pra essa técnologia.
    Eduque, regule, legalize!

  • Ruben Zevallos Jr.:

    O uso de plásticos de plantas é antigo… a Embrapa pesquisou e patenteou várias formas na década de 80, mas se tornaram viáveis somente no final da década de 90… não sei dizer, mas são vários produtos que utilizam tais plásticos.

  • Peter Limer:

    Essa é para o Edu.

    EDU !!!! VC é um visionário, um empreendedor.

  • Edu:

    Beuh, se usarem a Cannabis pra fazer plástico vai ter muita gente fumando o saquinho de supermercado…kkk

  • Sidão:

    A RES Brasil fabrica plásticos de vegetais desde outubro de 2003. Feitos com resina de amido de mandioca, milho ou batata.

  • beuh:

    A Cannabis também pode ser usada para fazer plástico, e diversos outros recursos como combustiveis, só que ninguém quer saber dela, e o porque é mais absurdo ainda.

  • Roberto:

    Essa noticia é um pouco antiga… Mas muito boa.

    Faço Faculdade de Quimica Industrial e essa técnica jah foi descoberta faz tempo, o problema é q o plastico de origem vegetal é pra lá de instavel. (alguns são muito bons, mas uma gota d’agua destroi td)

    A titulo de Curiosidade Jah estão estudado Celulas q produzem polimeros (alteração de DNA) e eu ja ouvi a lenda por aki de baratas que “cagam” bolinhas de polimero.

Deixe seu comentário!