Por que ouvimos o som do mar nas conchas?

Que criança nunca ouviu dos pais ou dos avós que dá para escutar o barulho do mar ouvindo uma concha? Na praia ou mesmo em casa, longe do litoral, ao encostar uma concha na orelha pode-se captar um ruído abafado e distante, parecido com o das ondas ou, às vezes, como uma televisão fora de sintonia. Depois de um tempo, alguém conta que aquilo não é verdade e o som do oceano na concha entra para a estante dos mitos junto com o Papai Noel e a Fada do Dente.
Mas, então, porque ouvimos aquele ruído? Quando você “escuta” uma concha, você está apenas ouvindo a todos os sons que estão ao seu redor. A forma de concha funciona como um amplificador do som ambiente. É por isso que alguns anfiteatros ao ar livre têm este formato. Encostando a concha na orelha, o ar que passar por ali vai bater e voltar nas superfícies curvadas da concha, esta ressonância do ar acaba criando o som que a gente percebe. Quando maior a concha, mais tempo o ar vai demorar para reverberar na superfície, assim, a altura do som será mais baixa. Com as conchinhas, o efeito é o contrário.
O bom é que realmente lembra o barulho do mar. Se você estiver em casa, longe da praia e sem um aquário com conchinhas por perto, não tem problema, basta colocar as mãos dobradas em forma de concha tampando os ouvidos, e pronto, é como voltar à infância. [Life’s Little Mysteries]
19 comentários
Tenho uma grande concha dessas desde que eu tinha 5 anos de idade. sempre pensei que fosse o mar… a matéria ‘cortou minha onda’.
Faça um “tubo” com as duas mãos e encoste no ouvido. É incrível como me lembro do barulho das ondas quando eu estava chegando perto do mar.
Tem algo errado ai produção. Tentei ouvir com uma pequena, mas sai mais baixo do que com a grande.
é o rei netuno querendo se comunicar kkkkk
Que legal, quer dizer entao que se colocar um copo no ouvido vai ter o mesmo som?
Não, pois é devido a forma de concha que funciona como um amplificador do som ambiente e o ar que passar por ali vai bater e voltar nas superfícies curvadas da concha, esta ressonância do ar acaba criando o som que a gente percebe.
Deveria passar isso para todos meus co-cidadãos de Recife, acho que todos acreditam nisso até os mais sapientes.
A verdade é que o som que se ouve na concha, é o som do universo.
e agora? é o sangue o as os sons ao redor??? 🙁
Colocar um copo na orelha dá o mesmo efeito de uma concha.
https://hypescience.com/14-curiosidades-cientificas-para-alimentar-qualquer-conversa-de-bar/
O nº 10 dessa lista diz:
“Quando você “ouve o mar em uma concha”, na verdade você está ouvindo o som do seu próprio sangue correndo em suas veias. Você pode usar qualquer compartimento parecido com uma concha, como um copo, para perceber o mesmo fenômeno.”
E agora?! xD
É completamente diferente o zumbido do sangue a passar com o ar em circulação perto do ouvido. 😉
JÁ TINHA OUVIDO FALAR Q ERA DO PROPRIO SANGUE CIRCULANDO,NÃO É?
Isso mesmo, aqui no hype já foi publicado que era a circulação do corpo. Eu sempre descordei, porque, sinceramente, não tem sentido ser a circulação, é ÓBVIO que é o ar que está circulando na concha. Só achei errado o hype se contradizer assim e nem ao menos dizer/comentar a errata anterior.
Este site tras muitas novidades e o considero cultural e divertido , porém estas contradições não deveriam ocorrer porque tira um pouco de sua credibilidade . Os temas diversos deveriam ser mais cuidadosamente apurados e devidamente comprovados .No demais é ótimo.
Só sei que adoravel ouvir o som do mar em uma concha!
realmente tem razão, esta aki o link:
https://hypescience.com/14-curiosidades-cientificas-para-alimentar-qualquer-conversa-de-bar/
Aqui nesse site mesmo foi publicado que era o sangue circulando, numa lista de curiosidades.
Uma vez eu li que nós ouvíamos o sangue circulando. Muito interessante a explicação real. Valeu, Hypescience!