O novo reator de fusão nuclear que poderá mudar o mundo

Por , em 16.10.2014

Quando a energia nuclear foi liberada pela primeira vez, nos anos 1940, o sonho de muita gente era que ela viesse a ser a fonte de energia barata para tudo e para todos. Todos os carros, aspiradores de pó, aviões e navios do mundo usariam energia atômica.

Hoje, mais de 60 anos depois disso, já temos energia nuclear, mas ela está na forma de enormes usinas que usam a reação de fissão nuclear, onde átomos pesados se dividem em átomos menores, liberando energia no processo. É um método sujo, já que produz lixo nuclear, que continuará sendo perigoso ao meio-ambiente por milhões de anos.

Outra forma de energia nuclear que tem habitado o sonho de muitos físicos e engenheiros é a da fusão nuclear. Num reator de fusão, basicamente você aquece átomos de hidrogênio sob pressão até que eles se fundam, produzindo hélio. É o mesmo tipo de reação que alimenta o nosso Sol já fazem uns bons 5 bilhões de anos.

Todos os projetos para criar um gerador de energia baseado em fusão nuclear são descendentes de um projeto soviético grande e desajeitado conhecido como tokamak. Basicamente, ele cria um campo magnético na forma de toroide (anel) onde é guardado o plasma (gás quente e ionizado), e onde as reações de fusão acontecem.

A Skunk Works está tentando uma abordagem radicalmente diferente, em forma de tubo e com anéis magnéticos supercondutores. Com este desenho inovador, eles esperam evitar um dos problemas do tokamak, que é a pequena quantidade de plasma que ele consegue armazenar, o que obriga os engenheiros a fazer geradores imensos.

Projeto de reator nuclear tokamak soviético tradicional que está sendo construído em uma gigantesca instalação na França.

Projeto de reator nuclear tokamak soviético tradicional que está sendo construído em uma gigantesca instalação na França.

Projeto do reator nuclear compacto Skunk works.

Projeto do reator nuclear compacto Skunk Works.

Com isto, o Dr. Thomas McGuire, gerente da divisão de Tecnologia Revolucionária da Skunk Works, pretende construir um reator de fusão do tamanho de um caminhão, que produziria a mesma quantidade de energia que um gerador do tamanho de um edifício, o International Thermonuclear Experimental Reactor – ITER (um tokamak em desenvolvimento na França).

Os planos são o de ter um protótipo em 5 anos, que mostre que a física do reator de fusão funciona, e em mais cinco anos, um modelo pronto para produção em larga escala, capaz de gerar 100 MW, o suficiente para alimentar um enorme navio cargueiro ou uma cidade com 80.000 residências. Por enquanto o trabalho deles é o de projetar, construir e testar geração após geração destes geradores, mas como são pequenos, o processo todo é bastante curto, uma geração pode ser completada em um ano. [Sploid]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Maicon Costa:

    Só um ateu de dizer que DEUS não existe

  • Paulo R. O. Henrique:

    Uma questão é que pelo que compreendi se usa hidrogênio como principio de fusão nuclear gerando hélio, a duvida é quanto de hélio é gerado ?

    • Cesar Grossmann:

      Acho que tem na página sobre nucleossíntese na Wikipedia. 1 trítio e 1 deutério geram 1 hélio + 1 nêutron.

  • Alexsandro Rodrigues:

    prefiro esperar a fusão nuclear e a fotossíntese artificial

    • Fábio Lima Malheiros:

      Mas a matéria é exatamente sobre a fusão nuclear.

  • Lucas Leal:

    A energia eólica e solar são mais sustentáveis e menos perigosas.

    • Alexsandro Rodrigues:

      energia eólica e solar são caras demais para beneficio e disponibilidades, nao sao confiaves por nao se poder armazenar energia

    • Marcelo Ribeiro:

      Todas estas afirmações são equivocadas. Existem inúmeras usinas eólicas, inclusive no Brasil. Se não fosse rentável, não existiriam. Eletricidade armazena-se com bateria.

    • Marcos Xs:

      A energia que vc GERA na fusão Nuclear com 1 KG de combustivel , vc precisaria de Km quadrados de parques eólica ou solar

    • Marcos Xs:

      e a energia eólica ou solar vc fica REFÉM da NATUREZA , dependendo de dias de muito sol ou dias com muito vento…

Deixe seu comentário!