Rim com câncer é removido pelo umbigo

Por , em 3.03.2009

Cirurgiões do Centro Médico de São Diego, na Califórnia, realizaram uma cirurgia nada tradicional. Eles removeram um rim de um paciente com câncer através de uma incisão em seu umbigo. Nenhuma outra incisão foi feita.

De acordo com Ithaar Derweesh, um dos cirurgiões, remover um rim com um tumor de 7 centímetros usando apenas uma incisão é um grande avanço. “Quanto menos invasivo for o procedimento, menor é o tempo de recuperação do paciente e a necessidade de remédios para dor depois. Além disso, esteticamente, não há cicatrizes” declara Derweesh.

Se a cirurgia fosse a tradicional laparoscopia, seriam necessárias de três a cinco incisões para o uso de uma pequena câmera e outros instrumentos.

Para pacientes que sofrem com câncer, cirurgias menos invasivas são altamente vantajosas. Afinal, correm o risco de serem submetidos a mais de um procedimento.

Segundo os médicos de São Diego, essas cirurgias inovadoras e sem cicatrizes estão sendo testados em pacientes que apresentem câncer, obesidade e outros problemas relacionados ao aparelho digestivo.

“O câncer de rim está entre os dez tipos de câncer mais comum entre homens e mulheres” explica Derweesh. “A combinação de um diagnóstico rápido, tratamento imediato e tumores menores abre um horizonte para esse tipo de cirurgia sem cicatriz, menos perigosas e invasivas” conclui. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

Deixe seu comentário!