Sabe quanto tempo levaria para ler os Termos de Uso de todos os seus apps? Confira

Por , em 30.05.2016

Grupo que defende direitos dos consumidores realizou um protesto criativo nas últimas terça e quarta-feira (25). O objetivo é fazer com que o tamanho dos Termos de Uso de aplicativos como Netflix, YouTube, Facebook, Skype e Angry Birds seja reduzido drasticamente.

O grupo argumenta – com razão – que é impossível que o consumidor leia o termo inteirinho antes de concordar com as condições. Por isso, praticamente ninguém sabe exatamente com o que concordou ao usar esses aplicativos.

“O tamanho atual dos termos e condições de serviços digitais está beirando o absurdo”, diz Finn Myrstad, do Conselho dos Consumidores Noruegueses. “Seu tamanho e complexidade significam que é literalmente impossível tomar uma decisão bem informada”.

 

Maratona de 32 horas

protesto termo de uso apps noruega
Para ilustrar o problema, um grupo de 10 pessoas se revezou para ler Termos de Uso dos aplicativos mais populares. A leitura foi exibida em tempo real nas redes sociais.

Levando-se em consideração que uma pessoa que vive na Noruega tem em média 33 apps instalados em seus tablets e smartphones, o grupo fez a leitura desse número de termos. A demonstração começou na terça-feira e terminou 32 horas depois, na quarta-feira.

Você teria todo esse tempo e concentração para ler esses documentos antes de selecionar a opção “concordo”? [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!