Segundo pesquisa, ter raiva de Deus é comum

Por , em 5.01.2011

Não se sinta (tão) mal se você já esbravejou contra Deus – você não está sozinho: um novo estudo americano descobriu que a raiva contra Deus é um sentimento comum. E, mesmo com raiva, as pessoas ainda sentem amor ou respeito por Deus. Em outras palavras, os sentimentos não são mutuamente exclusivos.

A raiva muitas vezes resulta da crença de que Deus é responsável por experiências ruins, mas não é uma indicação de que alguém está virando costas a ele.

Os pesquisadores coletaram dados sobre os sentimentos das pessoas para com Deus a partir de cinco estudos separados. Dois deles pediram a estudantes universitários para refletir sobre as experiências negativas em suas vidas e como essas experiências o fizeram sentir para com Deus.

Outra pesquisa, de 1998, perguntou se as pessoas já tinham se zangado com Deus. Os dois últimos estudos fizeram perguntas semelhantes para pessoas que recentemente perderam um ente querido e para pessoas com câncer.

Os participantes eram de muitas tradições religiosas, mas os cristãos predominaram em todos os estudos.

A pesquisa de 1988 revelou que 62% das pessoas já ficaram com raiva de Deus. Mulheres, pessoas que eram mais educadas, e indivíduos mais jovens apresentaram uma tendência ligeiramente maior de se zangar com Deus. Os brancos eram mais propensos a relatar a ira, e os judeus e os católicos eram um pouco mais zangados do que os protestantes. Todas as pesquisas mostravam que as pessoas alcançavam a paz com Deus à medida que envelheciam.

Entre os estudantes universitários, 87% dos fiéis relataram sentir emoções negativas a respeito de Deus depois de um revés pessoal ou uma perda. 40% das pessoas de luto relataram raiva de Deus. Em ambos os grupos, porém, os sentimentos positivos sobre Deus compensaram as emoções negativas.

Mesmo aqueles que não acreditam em Deus se irritavam com a divindade. Estudantes universitários e pessoas enlutadas que eram ateus ou agnósticos relataram mais raiva de Deus do que pessoas religiosas.

Os resultados não contradizem as crenças dos participantes: o estudo pediu às pessoas que contassem sobre as experiências passadas, e muitos ateus e agnósticos tinham histórias de raiva que vinham de seu passado religioso. Muitas das perguntas também pediram que ateus e agnósticos imaginassem os seus sentimentos em relação a um deus hipotético.

Segundo os pesquisadores, as pessoas tendem a ficar com raiva de Deus quando O vêem como pessoalmente responsável por eventos negativos, ou quando vêem as Suas intenções como cruéis. Essas pessoas se relacionam com Deus da mesma forma como se relacionam com outras pessoas.

Por outro lado, muitas pessoas continuam positivas a respeito de Deus mesmo diante da tragédia, especialmente as pessoas que O vêem como fundamentalmente bom. Outra pesquisa descobriu que a oração pode proporcionar um alívio emocional para as vítimas de violência doméstica. A crença religiosa também está associada com a felicidade.

Os pesquisadores também seguiram pacientes de câncer por um ano para entender como a raiva em Deus muda ao longo do tempo. Os sentimentos de raiva tendem a corresponder-se com o nível geral de sofrimento mental do paciente. Mais sofrimento estava ligado a mais raiva de Deus.

Não está claro se a raiva causa a angústia, se o sofrimento causa a raiva, ou algum outro fator causa os dois. O que parece claro é que a raiva de Deus não é algo para se alarmar, mesmo que algumas pessoas acreditem que, teologicamente, a raiva de Deus não é permitida.

Normalmente essa raiva passa, e provavelmente não vai afetar o humor ou a saúde mental de uma pessoa. Mas quando essa raiva se transforma em um rancor, aí é que tende a se tornar um problema para as pessoas.

A pesquisa é preliminar, mas os cientistas já estão recrutando participantes para concluir inquéritos on-line sobre seus sentimentos sobre Deus. O próximo passo é responder a questão de como a raiva de Deus influencia as decisões das pessoas de acreditar ou não Nele. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

60 comentários

  • Ana Suzuki:

    Se Deus conhece nossos sentimentos, não há como esconder dele a revolta que às vezes sentimentos, não só pelos nossos problemas pessoais, mas também pelas coisas que acontecem com os outros, com a humanidade em geral. Quem não sente isso, é porque não tem compaixão, é porque está tão interessado no céu, na vida eterna, que não enxerga, ou não quer enxergar, o tanto de coisas que são incompreensíveis para nós. Não tenho medo nem acho desrepeitoso dizer ao Senhor: “Desculpe,mas não estou entendendo esse seu desígnio. Considere-me boba como uma criança, mas não nego que estou com raiva, não sei se de Você ou da maneira como O apresentam à sociedade. Como é que Puro Amor permite q

  • Jaqueline Michelle:

    Poxa como a mente humana se deduz aos seus principios e nao pela realidade … sentir raiva de tudo e qualquer coisa é simplismente normal , quem nunca sentiu raiva não sabe oque é ter conciencia critica !
    Sou daquela que acredita sim que Deus existe , e foi ele que nos deus a sabedoria , e junto com ela NóS FILHOS DE DEUS , criamos a ciencia , que hoje nos ajuda tanto .
    Não sejamos preconceituosos , dizendo que a ciencia odeia Deus … pois é atraves dela que hoje salvamos e criamos a vida !
    Pense voce que é muito religioso , porque na hora que um parente querido esta sofrendo , mais da metade de voces os levam para o hospital PARA RECEBER OS RECURSO QUE OS PESQUEISADORES CRIARAM PARA CURA-LO … ? Deus nos deu o raciocio para criamos coisas boas para nos mesmo …

    • Jalzerio Figueira:

      Deus é verdade, Deus é amor, Deus é ciência, Deus é matemático etc etc etc , nós é que somos mentirosos, hipócritas maus. Esta briga de religião e Deus e fruto de nossa ambição heresia mentira ignorância e vai por ai a fora…

  • Francisco Ribeiro:

    1 João cap. 4, vesc. 7-10.
    Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de DEUS; e qualquer que ama é nascido de DEUS e conhece a DEUS.
    Aquele que não ama não conhece a DEUS, porque DEUS é amor.
    Porque nisto se manifestou o amor de DEUS para conosco: que DEUS enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
    Nisto está o Amor: não em que nós tenhamos amado a DEUS, mas em que ele nos amou e enviou seu filho para propiciação pelos nossos pecados.

  • Cláudio Guedes:

    Vivemos uma alienação total no capitalismo e também na religiosidade!O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem!Inventa outro mundo para poder caluniar e macular este mundo!Na realidade aprende apenas o nada,e desse nada faz um “Deus” ou uma “verdade” chamados a julgar e a condenar toda nossa existência!!!Niilismo como filosofia de vida!Todos os teólogos tem o hábito de se elevarem acima da realidade!São os envenenadores profissionais da vida!Onde há o espírito teológico com certeza estará a mentira e a falsidade!!!

  • Francisco Ribeiro:

    No livro de Mateus cap. 22, vesc. 37 diz:
    E JESUS disse-lhe: Amarás o SENHOR, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

  • Cláudio Guedes:

    Deus é muito maior que isso que consideramos como Deus!!!Nos o reduzimos demais!!!!

  • Cláudio Guedes:

    Considerando que Deus é o criador de toda vida no universo e consequentemente da terra,seria uma total imbecilidade odiar a quem nos deu a vida!!!Mas em contrapartida nomear como Deus um ser que destroi,aniquila e se vinga é rebaixar a possibilidade de existir qualquer Deus na terra!!Segundo os contos Sumérios o Deus que nós,culturalmente acreditamos ser Deus é na verdade um astronauta,que por motivos de mineração veio até a terra junto com seu irmão,geneticista e avançou a evolução do homem!!(veja mais detalhes no livro perdido de Enki de Zacharia Sitchin)Então reduzimos Deus a um ser predador,que tinha inveja do irmão,que brigavam entre família e que adotou como tutor um povo que sempre foi escravizado pela própria humanidade;os judeus!Seu nome,Enlil que mais tarde se passou a chamar Javé ou jeová!!Este Deus vingativo e ressentido passou a ser considerado Deus pela humanidade através do sincretismo do judaismo com o verdadeiro cristianismo!!Dessa união improvável surgiu algo que realmente dá nojo!!!Deus é muito maior e melhor que isso,que a humanidade produziu devido ao ressentimento hístorico judeu!!Uma lástima que precisa ser corrigida antes que a humanidade se destrua com essa raiva!!

  • Francisco Ribeiro:

    pq a ciência acha que é normal ter raiva de DEUS? pq os principios da ciência, são os principios de santanás, ser maior do que DEUS, ser conhecedor de todas as coisas como DEUS é. Satanás tentou tomar o lugar de DEUS, mais foi derrotado, satanás usa as pessoas para pensar assim, para que todos aqueles que o seguirem sejam condenados, como ele está condenado. procurem conhecer a palavra de DEUS e assim a verdade vos libertará dessa mentira ao qual tentam nos conduzir. raiva de DEUS quem tem é santanás, nós humanos devemos amar o nosso DEUS acima de todas as coisas pq ele nos ama e cuida de cada um de nós, mesmo quando não somos merecedores. Leiam a biblia, permitam que JESUS CRISTO vos ensinem a viver uma vida digna… digna dos principios de DEUS, uma vida onde só haja coisas boas, coisas construtivas… JESUS CRISTO os abençõe…

  • criancinha:

    AH João, gostei da sua atitude de reconhecer as falhas de argumentos, tanto seus quando meus ou de outrem, isso ajuda na contrução de um diálogo mais sadio e progressivo. Tambpem vejo muitos argumentos ateístas tão falhos quanto….totalmente sem nexo.

    Se quiserem dialogar sobre como deve ser a Verdade, e suas nuâncias, estou às ordens!

  • Joao Paulo:

    muito bem criancinha, meus parabéns, eu não estou lhe parabenizando por me achar coberto de razões, eu tenho defeitos e sou falho, mas por vc mostrar este lado que é nescessário em todos nós que é parar e buscar entender antes de fazer críticas sem diagnosticar, e parar para analizar é um exercício dos grandes sábios.

  • Joao Paulo:

    Alberto Carvalhal, Argumento irracional disfarçado de racionalidade, este site é muito propício, e esta em larga escala cheia deles, pensar hoje no século em estamos que religião é disfarce para enganadores, enganadores não esta só na religião como na política nas grandes empresas, bom em tudo, estes soam apenas para metidos a racionais sem ser, porque é só olhar pros lados que vai enxergar que isto não cola, mas espertos espertalhões existem e existiram enquanto poderem se valer dos seus meios, mas deixamos de serem hipócritas e buscamos olhar não com olho crítico apenas, mas com a razão, a razão preenche bem os espaços e não deixa saidas quando usa-la não deixará espaços vagos para outras interpletações, por isso eu digo: N.Ã.O C.O.L.A pelo menos pra mim que sei bem das razões por trás destes argumento vazios.

  • Mister_X:

    Alberto Carvalhal Campos, usou duas falácias bem definidas, a do Deus das lacunas e a da falsa dicotomia, muitas falácias argumentum ad ignorantiam.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    A crença em Deus ou Deuses é uma questão de fraqueza do homem diante da natureza. Ele não tem como dominar a natureza e é dominado por ela. Diante disto, ele adota um Deus para explicar tudo o que existe, como existe e porque existe. É bem mais fácil que raciocinar. Isto é religião, o outro caso é ciência. Um caso é fácil para pessoas com pouca instrução e no segundo caso é difícil até para cientistas. Se você se abster de Deus vai verificar que tudo acontece com todos, independente da religião. É necessário se manter as pessoas ignorantes para dominá-las melhor (se domina pela fé, pelas leis e pela força) pela fé é a melhor delas e deixar que elas acreditem ma má sorte, à falta de fé. Infelismente tem pessoas que se aproveitam disto para explorar comercialmente, influenciar os governos e viver com muita pompa. Essa é a Vida.

  • criancinha:

    Mister, tudo bem?

    Creio que está certo que aquele argumento que falei é falacioso e retórico, não ajuda em nada, mas dê créditos ao nosso colega João Paulo, que foi minha inspiração para esta observação…rsrs

    Realmente eu não sei nada, e demorei pra ter este discernimento hein…rsrs. Precisei constantemente abrir mente, filosofar bastante.

    Antes eu achava que sabia tudo, tinha até um ar de arrogância e nem respeitava muito opiniões contrárias, mas eu mudei. Reconheço minha absoluta Ignorância, e, apesar de tudo, fico até mais feliz em não saber – pelo menos eu evito ser enganado tão facilmente denovo né…rsrs

    Mas se você sabe alguma coisa, tiver paciêcia com uma mente bastante curiosa….estou a todo ouvidos….

    Abraçosss Mister!

  • Mister_X:

    O criancinha, ainda acha que está tendo um argumento muito bom falando isso, mas só mostrou que não conhece nada sobre o que está falando, por isso nem vou perder meu tempo falando mais do que o que eu já falei aqui, vou deixa-lo crendo que sua ignorancia filosófica, é o ápice da inteligência, assim como um anão que compra um salto e pensa que ficou gigante.

  • criancinha:

    “Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo a Deus, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz.”

    Outro teísta diz: “Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo a ZEUS, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz.”

    Outro teísta: “Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo a BUDA, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz”

    Outro: Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo o Poderoso Thor, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz.

    Outro: “Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo a Iemanjá, Rainha do Mar, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz”

    ETC, ETC, ETC…

  • Joao Paulo:

    Pessoas como vc Daiane, se esta se referindo a Deus, não acredita nem que vc mesma existe, nem seus pais pra vc existe, se ainda vivem mente fechada tapada de td brilho de luz.

  • Daiane Rebelo:

    Não sinto raiva de algo que não existe.
    Sinto é pena daqueles que acreditam.

  • Joao Paulo:

    _Um certo escritor afirma com convicção que algo somente existe se vc nele crer, se não passa despercebido, bom quando afirma isso ele quer passar a ideia de que tudo se materializa com a força do pensamento, eu não quero dizer se de fato isso é verdade ou mentira, mas as bases para crer em Deus não é força do pensamento mas fatos que molda nossas vidas com base na fé a cerca da oração e intervençao divina, e como reforço deste fato existe os cumprimentos proféticos contidos nas escrituras que muitos ignoram que estejam se cumprindo mas não é verdade, algo para ser sagrado tem de ser provado isto esta escrito, até o progresso dos cumprimentos estão em dia, bom uma forma de dar uma direção segura para os acontecimentos e deixar as pessoas convictas daquilo que depositam fé é o conhecimento que desprezam com algo ruim. mas um coisa é certa as obras de Deus não se manifesta nos sem fé, um maneira de continuarem negando sua existencia esta neste fato, até dobrarem seu juelhos na terra e reduzir a nada suas arrogancias.

  • Rodrigo Paim:

    Isso está quase virando site religioso ….

    Bom, sobre a matéria, é interessante como as pessoas ficam putas da vida com algo que nem existe …

    Deus serve como porta de escape para muitos quando fracassam, personalidade fracas em geral.

  • buchecha:

    se deus existe os cientistas irão devendar o acontecido.

  • Apateista Espiritualista:

    Se deus existe ou não, para mim nada importa, que viva em função dele quem consegue fazer a própria vida melhor com esse tipo de crença.

    Abrir um livro de medicina, fazer as pessoas mais saudáveis e felizes, tem sido para mim infinitamente mais útil do que abrir a bíblia, o alcorão ou o torá.

  • Joao Paulo:

    Peter, vc me parece bem conhecedor sobre esta passagem de jó, é ja me embaracei e desembaracei nesta parte tambem, mas o fato é que ao jogar esta questão diante dos anjos e de Deus, foi o espaço que Adão e Eva deixou para que esta criatura malígna usasse para ter algum argumento válido, deixando pontos de interrogação, em resposta Deus disse que permitiria que o homem fosse provado assim como Jó, mas não valeria um único para dar certeza de que o Diabo é que estava equivocado sobre que o homem não servia a Deus por amor, e mesmo tirando tudo dele ainda se mantinha fiél, foi preciso tempo e avanço nas tecnologias e conhecimentos gerais para que fosse provado que o homem não pode ter exito sem a presença de Deus, taí mais esse detalhe ele deixou o mundo nas mãos do iníquo, o preço que pagamos é de nos manter dígnos diante do Soberano para que ele seja honrado e glorificado, mas quem plantou esta semente foi o primeiro casal humano, quando determinar que foi dado tempo correto,ele tomará as medidas nescessárias, porém eu não me desespero com relação estar vivo ou morto e nem quanto tempo irá demorar, porque estou conscio de que ele não esquecerá o seus súdidos abandonado no túmulo, pois este súdito contribuiu para sua honra e gloria.

  • Plebeu:

    Ainda há tempos magoei-me e sangrei muito mesmo abaixo do olho direito. Apesar de não ligar muito, agradeci a Deus por não ser nada de grave. Até parece que desviou para me salvar a vista. Eu é que sou um descuidado.

  • gilberto paulo:

    o antigo testamento relata a história de um homem que tinha tudo em termos materiais e familiares e que era justo,integro e se desviava do mal, este homem era jó. e somente em um só dia ele perdeu tudo que tinha, toda a sua base humana. riqueza,familia etc. e ele disse: nu nasci e nu estou, DEUS me deu e DEUS tomou, bendito seja o nome do SENHOR. jó tinha tudo para blasfemar o nome de DEUS mas em nenhum momento houve tal sentimento. jó amava a DEUS em todas as situações. ele disse: eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. e depois de consumida a minha pele, com tudo ainda em minha carne verei a DEUS.jó.19:25-26.
    você ama a DEUS? até que ponto vai o seu amor por DEUS? a maioria das pessoas metem quando diz que ama a DEUS e tem uma fé irremovivel. devemos amar,desejar e temer a DEUS só quem tem esses adjetivos é quem conhece a DEUS como jó o conhecia..
    a culpa de tudo o que nos acontece é nossa mesmo.
    milhares de jovens estão morrendo porque são desobediêntes aos pais, libertinos e amantes de si. quem que fazer a vontade de sua carne tem que está disposto a receber as consequencias de tais atos.
    muitos morrem por doenças sexualmente transmissiveis, a sociedade diz que os jovens tem que liberar e usufruir o maximo da sua juventude. a biblia diz que DEUS julgará os prostitutos e os adultéros. o hiv é uma das principais provas deste julgamento divino.
    muitos morrem de fome. porque? DEUS fertilizou o solo para todos. e temos o suficiente para todos. mais os ricos queimam comidas boas para o consumo com intenção de levantar os preços e lucrar mais.você tem tudo em casa e não faz nada a favor dos pobres. só reclamar não adianta de nada. a riqueza do mundo está dividida para poucos, realizando os desejos mais banais de poucos. carros de luxo, casas de luxo. um celular moderna vale mais do que a vida de mil pessoas. quem é o culpado? DEUS ou você?
    o cancer é uma doença gerada pelo próprio homem e não de DEUS. ele apenas concente. como resultado de nossos atos.
    o homem está colhendo o que ele plantou, e isto é plenamente justo.
    não temos o direito de ficar com raiva de DEUS. o ar que respiramos a vida que temos tudo vem Dele.
    quem é o homem SENHOR para que dele te lembres. não somos nada. somos uma brisa que com a mesma velocidade que vem é a mesma que passa. a nossa alma é eterna temos que nos preocupar com isso. jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim ainda que morra viverá.joão.11:25.
    medite nisso………….

  • Peter:

    Eu sou uma pessoa religiosa. Mas sofri decepções e em muito me achei como o Jó. Só que a versão tosca de Jó. A Bíblia ensina que Jó era um homem temente a Deus. Mas que o Diabo sentiu ciúmes e acusou Jó de só servir a Deus porque Deus dava tudo pra Ele. Fez isso numa aparente reunião angélica. Na presença de todos os anjos. Sim! O Diabo também estava lá! De acordo com a Bíblia, naquela época ele podia acessar o céu. Era meio como um filho rebelde que o pai ainda atura dentro de casa. Mas enfim, vamos voltar ao Jó.

    A Bíblia continua dizendo que Deus se viu sem opções, uma vez que se interferisse nas más intenções do Diabo, os anjos fiéis poderiam duvidar sobre o Diabo estar certo ou errado e por isso permitiu que o Diabo acabasse com a vida do cara até certo ponto. Só não podia matá-lo. E o Diabo acabou mesmo. Deixou o homem falido, doente e ainda matou de uma só vez todos os filhos dele! E tudo isso num só dia!!! Fala sério! Esse Diabo não brinca em serviço.

    O livro inteiro mostra o sofrimento de Jó, mas Jó se manteve fiel. Porém devido a sua imperfeição e ao fato de não compreender bem o que estava acontecendo, chegou a se dizer mais justo que Deus. Jó achava que era Deus quem estava causando todo aquele sofrimento nele. Chegou a pedir para morrer.

    A Bíblia ensina muito nesse relato: Jó provou que Satanás era mentiroso ao acusar Jó de interesseiro. Não é Deus quem causa o sofrimento, embora o permita por razões que as vezes os humanos desconhecem.

    Bem… eu passei por dificuldades, e mesmo sabendo desse relato, mesmo sabendo que não é Deus quem nos faz sofrer, eu confesso que também senti raiva de Deus. Senti raiva porque o prometido mundo que Ele falou ainda não chegou. Senti raiva, porque na minha incompreensão dos fatos, nada mais precisaria ser provado. O relato de Jó fala que o Diabo acusou a humanidade de modo geral. Então em base individual, todos acabam sendo provados. Mas se for pensar assim, o mundo ruim NUNCA que vai acabar porque não param de nascer seres humanos e todos teriam que ser provados sobre esta base. Sim, acredito nesse mundo prometido por Deus. Mas enquanto não chega, tá todo mundo se lascando.

    Sempre tive raiva dos meus concrentes e principalmente de protestantes e evangélicos fanáticos e abilolados que arrogantemente se apressam em dizer que quem é ateu, quem não é da igreja dele é ímpio (iníquo) e que ser destruído ou que vai pro inferno que é o lugar em que o Deus de amor supostamente fez para os maus. Alerta: A Bíblia não ensina nada sobre ser atormentado num inferno em chamas! Isso é imaginação de crente doido que acredita em ‘pastô’ e não estuda a Bíblia a fundo.

    O fato é: Não adianta ter raiva de Deus. Ele não é culpado do que acontece. Quando eu fiquei assim, só entrei em apuros graves.

  • josias:

    De que se queixa o homen.

  • Joao Paulo:

    _Tendo raiva, ódio, intemperança, angústia ao falar dele, nenhum sentimento muda a nossa situação perante ele, e ele não nos odiará por culpa-lo de tudo, mas ele executará sua justiça sobre isso, por que colhemos o que semeamos sempre, culparemos então nossos antepassados pelas colheitas das desgraças que semearam, mas nunca aquele que nunca é ouvido, é tratado com descaso é cuspido na própria face, o sofrimento aqui é temporário e nescessário para aprender a dar valor hás coisas corretas, o vacilo tem consequencias,no passado e terá no futuro seja de qual for a origem, e isso nem muda os propósitos dele para com a raça humana que desmerecem seu amor e atenção, e meu amor nele é associado a isso por ser imutável por dizer e fazer não igual ao homem que fala mas não faz, promete e não cumpre, apesar de cobrar a justiça sobre mim e meus irmãos de fé ou não, ele sabe o que realmente é nescessário para estabelecer a felicidade para todos, e fará no tempo devido par aqueles que aguardam nele, porque esta escrito que tudo pode passar, mas a palavra dele permacerá para sempre não importa o que houver essa capacidade de falar e manter sua palavra o dignifica acima de qualquer coisa, e ele sustenta com sua grandeza e vigor, o homem mente vacila comete todo tipo de falhas e injustiças, mas esses maus atributos não se aplicam a ele, ao Criador quando executa sua justiça é sobre ação de desrespeito de nós para com ele, é justificado pois homem se reveste de sentimentos inesplicáveis e condutas dignas de destruí-lo sem dó e misericórdia que muitas vezes O Criador coloca na balança, mesmo sem merecer uma segunda chance mesmo que esta balança penda para a destruição.

  • anonimo:

    Nao existe ateÍsmo, nao pelo menos em relaçao a DEUS ,por que DEUS nao existe, ele simplismente É!
    Imagine ,por exemplo, um engenheiro de computaçao ,o cara inventa um programa que sÓ ele sabe os comandos mais dificeis e os mais importantes para o programa poder rodar ,ai ele coloca numa maquina e o usuario tem apenas os comandos basicos suficientes para operar a maquina, mas quando aparece um problema, o usuario tem que levar aonde? no tecnico, que sabe os comandos necessarioS para resolver o problema porque FOI ELE QUE CRIOU o sistema ;é mais ou menos assim no REINO DE DEUS .
    Todos aqui ja sabem que a maior estrela conhecida é muito maior que o sol ,entao so pra se ter uma ideia QUEM CRIOU É MUITO MAIOR E TEM O CONHECIMENTO DE COMO TUDO FOI FEITO E, SE QUISER ,VAI DEIXAR QUE A GENTE ,QUE SOMOS CRIATURAS ,FIQUE SABENDO TODO SEU SEGREDO DE CRIAÇAO.
    Agora ,voce acha que o cara que fez O programa de computador tao complexo e gastou todo seu tempo pra fazer ,vai querer dividir esse conhecimento com uma pessoa que nem conhece e ja quer tomar pra si o merecimento daquele invento tao importante?

  • Renata:

    Pois quando eu tinha mais ou menos a sua idade Pedro, que adquiri maturidade o bastante para admitir que existe sim algo superior que nós mesmos e que nós ainda não entendemos tudo o que está ao nosso redor.(ou além da gente.)

  • Pedro:

    Com 13 anos eu tive maturidade suficiente pra me tocar q isso é algo que é fruto da nossa imaginação , na qual somos induzidos a acreditar para que possamos culpalo pelo nosso erros e acreditar q isso pode relamente nos ajudar de tal forma … quanta babaquice viu , ATEU SEMPRE !

  • Rodolfo:

    Acho que se Deus existisse eu teria muito medo, porque certamente seria mal e brincalhão. Provavelmente jogaria todas as pessoas no inferno após a morte.

  • Renata:

    hauhaua Eu acredito em Javé e tanto faz pra mim também.
    Eles que se iludam com seu materialismo limitante.

  • holiday:

    concordo com a Renata! se vc não acredita pq terá raiva??? mais já percebi isso sim! Vc falar para uma ateu que vc acredita em DEUS parece uma ofensa pessoal! como eu acredito em Allah, tanto faz! kkk

  • Ateu:

    Eu sou ateu (óbvio, tb com esse nick…), mas acho sensato ter raiva de um deus – se ele existisse, claro – pq foi Ele que fez o mundo como ele é, inclusive as doenças.
    Ou seja se vc sofre, passa fome, frio ou adoece deve isso a ele e a ninguém mais! O problema não é xingar ou culpar deus pq aconteceu com vc, mas o fato de isso ser possível no nosso mundo.
    Se nosso mundo (e universo) não é perfeito vc só pode acusar o criador e mais ninguém, da mesma forma que vc xinga o construtor do seu prédio ou fabricante do seu carro, celular, etc se as coisas não funcionam direito.
    É o tipo de coisa que não podemos culpar o ser humano e nem um hipotético diabo por isso, logo a raiva que alguns pessoas sentem por deus qdo algo de ruim acontece é legítima!

  • Renata:

    Existem ateus sensatos, claro, mas acredito que os ‘neo ateus’, ateus militantes, os mais agressivos tenham questões existênciais mal resolvidas…

  • Renata:

    Acho engraçado, já conversei com alguns ateus/agnósticos, quando eles desabafam a impressão que tenho é essa mesmo, a de raiva, de culpar um Deus que eles julgam inexistente pelas coisas que aconteceram nas suas vidas que os afetaram negativamente, sem falar que eles se apegam muito a dúvidas e pensam que ninguém mais na história da humanidade jamais as teve, quando essas mesmas questões filosóficas e teológicas já foram amplamente debatidas antes mesmo deles terem nascido…haha

  • Puluko:

    Existem dois tipos de ateus E crentes: os moderados (inteligentes) e o fanáticos (que se ACHAM inteligentes). Nós tivemos os dois exemplos aqui.
    Acreditar em Deus é uma questão pessoal que envolve fé e também filosofia. Xingar de forma gratuita um crente ou um ateu pela sua escolha é que é a verdadeira BURRICE.

  • Seinão:

    É como dizem os crentes “Tudo que acontece no mundo é obra de deus”: furacões, tsunamis, epidemias ( como a Aids na Africa), secas( que deixam agricultores sem dinheiro, agua e comida), terremotos, enchentes, etc.
    Com um deus desse quem precisa do cara la de baixo ??????? kkkkk

  • Dude:

    Provar que Deus não existe é automaticamente ter a resporta para tudo na realidade.

  • vinicius:

    Na união soviética Deus tem raiva de você.

  • Conselheiro FNORD:

    O Mito de Starbuck
    do Principia Discordia, Primeira Edição e Summa Universalia

    Era uma vez um pedregulho, colocado de forma precária no limite mais alto de um penhasco. Por centenas de anos aquele pedregulho estava lá, balançando e balançando, mas sempre mantendo um equilíbrio perfeito. Mas um ano, aconteceu uma severa tempestade, severa o suficiente foi para tirar o pedregulho de sua majestosa altura e quebrá-lo nos pés do penhasco, muito, muito abaixo. Desnecessário dizer, a pedra se desfez em várias peças. Onde ele caiu, o chão foi coberto com um verdadeiro tapete de pedrinhas – algumas pequenas e algumas largas – mas pedras e pedras e mais pedras tantas quantas você poderia ver caminhando por horas.

    Um dia, depois disso tudo, um jovem homem com o nome de Ichabod apareceu na área. Sendo ele um indivíduo de mente e poder de observação aguçados, naturalmente ele ficou bastante surpreso ao ver tantas pedras espalhadas tão perto do chão. Agora Ichabod era muito interessado na natureza das coisas, e ele usou toda sua tarde para medir o tamanho de pedras, sentindo o peso das pedras, e simplesmente refletindo sobre pedras em geral.

    Ele passou a noite lá, não querendo perder seu achado milagroso, e acordou na outra manhã cheio de entusiasmo. Ele passou muitos e muitos dias no seu tapete de pedras.

    Eventualmente ele notou alguma coisa muito estranha. Havia ali três quiçá largas pedras no tapete que formava um triângulo – quase (mas não totalmente) eqüilátero. Ele ficou pasmo. Olhando mais adiante ele viu quatro pedras brancas que estavam arranjadas em um quadrado assimétrico. Então ele viu que, desconsiderando uma pedra branca e pensando em uma cinza uns trinta centímetros adiante, era um quadrado perfeito! E se você escolher essa pedra, e aquela, e aquela, e aquela outra e mais aquela outra você tem um pentágono tão grande quanto o triângulo! E aqui temos um pequeno hexágono. E ali um quadrado parcialmente dentro do hexágono. E um decágono. E dois triângulos interligados. E um círculo. E um círculo menor dentro do círculo. E um triângulo dentro daquele que tem uma pedra vermelha, uma pedra cinza e uma pedra branca.

    Ichabod gastou muitas horas vendo muitos desenhos que pareceriam mais e mais complicados assim que seus poderes de observação cresceram com prática. Então ele começou a registrar seus desenhos em um grande livro de couro, e como ele contou os desenhos e os descreveu, as páginas continuaram a se encher enquanto o sol continuava a retornar.

    Ele havia começado seu segundo livro quando um amigo havia chegado. Seu amigo era um poeta e também era interessado na natureza das coisas.

    “Meu amigo”, chorou Ichabod, “venha depressa! Eu descobri a coisa mais maravilha no universo.” O poeta correu pra ele, bastante ansioso para ver o que era.

    Ichabod mostrou a ele o tapete de pedras… Mas o poeta riu e disse “não é nada, só pedras espalhadas!”

    “Mas veja,” disse Ichabod, “veja aquele triângulo e aquele quadrado e aquele e aquele.” E ele continuou a mostrar para seu amigo o resultado de seu estudo de vários dias. Quando o poeta viu os desenhos ele passou para os livros e quando havia acabado, ele também estava maravilhado.

    Ele começou a escrever poemas sobre incríveis desenhos. E enquanto ele escrevia e contemplava ele começou a ter certeza de que os desenhos precisavam significar alguma coisa. Tanta ordem e beleza é muito monumental pra ser simples. E esses desenhos estavam ali, Ichabod os mostrou para ele.

    O poeta voltou para a vila e leu sua nova poesia. E todos que o ouviram vieram para o penhasco para ver em primeira mão os desenhos. E todos voltaram para a vila para espalhar a experiência. Então como o entusiasmo cresceu lá um grupo de pessoas que amavam beleza e natureza se desenvolveu, e foram todos viver nos desenhos eles mesmos. Juntos eles queriam ver cada desenhos que estava lá.

    Alguns escreveram livros sobre triângulos. Outros descreveram os círculos. Outros concentraram-se nas pedras vermelhas – e eles foram os primeiros a ver desenhos surgindo fora do tapete. Eles, e alguns outros, viram desenhos onde quer que fossem.

    “Como fomos cegos”, eles diziam.

    O movimento cresceu, cresceu e cresceu. E todos que podiam ver desenhos sabiam que eles precisavam ter sido postos lá por uma força maior. “Nada, a não ser uma força maior”, diziam os filósofos, “poderia criar essa beleza imensa!”

    “Sim”, disse o mundo, “nada a não ser um Deus poderia criar tanta ordem magnífica. Só um Deus poderia”.

    E aquele foi o dia em que Deus nasceu. E desde então, todos os homens têm conhecido Deus pelo seu poder infinito e todos os homens têm amado-o por sua sabedoria infinita.

    – – – – –

  • pri:

    Acredito em Deus… E daí! Já questionei a Deus, mais raiva? Não. Levo a sério a msg ” No mundo terás aflições, mas, tende bom ânimo” Tbm não tenho raiva de ateu, é como vc está comendo chocolate ao lado de alguém com dieta… Não quer? Sobra mais! kkk

  • emerson:

    Bom,como eu ñ acredito em deus,portanto p/mim ele ñ existe,como terei raiva de algo q ñ existe,q é fictício,q é conto de fadas.Eu tenho raiva sim da crença irracional q as pessoas tem nesse ser imaginário

  • reginaldo:

    Ter raiva de uma fantasia, é ficção psicótica. Bobagem. Devemos nos ater a realidade para vivermos melhor.

  • Seinão:

    Tudo que acontece no mundo é obra de deus: furacões, tsunamis, epidemias, secas( que deixam agricultores sem dinheiro, agua e comida), terremotos, enchentes, etc.
    Com um deus desse quem precisa do chifrudão ??????? kkkkk

  • Atalaialevita:

    E geralmente todo aquele que se intitulam ateu com certeza já teve esse tipo de experincia de Freud ou parecido.

  • Atalaialevita:

    Porque Freud tinha raiva de Deus?
    Circunstâncias pessoais da vida de Freud, durante seu crescimento, não lhe permitiram a experiência da sensação de proteção. Seus primeiros anos de vida foram marcados por mortes significativas: seu avô paterno, seu tio e seu irmão Julius. A última morte marcou a experiência psíquica de Freud para toda a vida. Ele teve outras perdas: sua babá, a quem foi superapegado, desapareceu de sua vida sem dar notícia. Freud, quando era pequeno, saiu de sua cidade natal, e seu pai perdeu o emprego. Depois, entrou para a escola pública, e pegaram seu tio favorito contrabandeando, prenderam-no e julgaram-no. Em suma, nenhum dos adultos com os quais Freud precisou contar foram capazes de oferecer-lhe proteção e segurança. Eles falharam com Freud de uma maneira ou de outra. Meus estudos mostram que crianças precisam de modelos de confiança e figuras adultas para dar forma a uma representação de Deus que seja acreditável. Freud não teve essa experiência. Ele sentiu que tinha que tomar conta dele mesmo, sozinho. Para ele, em suas palavras, “não há nenhuma Providência” para prestar atenção nele. Como cientista, ele acreditou apenas nos métodos científicos que implica que tudo que não é provado cientificamente não existe. Esse segundo fator contribuiu para consolidar sua descrença na existência divina.
    Fonte:http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=7891&cod_canal=41

  • Atalaialevita:

    O interessante é saber que o tópico fala sobre raiva de Deus que costumamos ter por consequencias naturais de adversidades da vida, a ai vem esses indivíduos que se encomodam com Deus, por ser fraco o suficiente para não poder crer em sua existencia mas só lembra na hora da morte´porque sabe que vai ter que dar conta das blasfêmeas, se alguém é ateu tudo bem, mas guarde sua hipocresia para sí.O que leva uma pessoa ser ateu? É o simples fato de dar tudo errado na vida dela e ela querer andar no engano e no erro e ai depois sai frustado e querendo culpar a Deus por seus erros cometidos nessa vida, apesar de tudo isso Deus é muito misericordioso e pode não levar em conta os escárnios que ateus mencionam sobre Deus, quem sabe um dia eles saem desse tempo de ignorância e chegem ao arrependimento e venham a ser salvos dessa prisão do eu interior.Sabemos que um dos principais motivos de Freud não crer em Deus foi por motivos de perdas constantes e a base de raiva contra Deus de muitas pessoas quase que 100% e por isso também.

  • Anônimo:

    Eu só queria saber quem criou Deus? Seu criador é que merece todas as honras. Merece mais ainda quem criou o criador de Deus. ETC.

  • DÚVIDAS DA BÍBLIA:

    Sou católico, não praticante, e acredito em DEUS que já foi até provado que realmente ELE ou ELA existe (pois não sabemos a sua forma, sexo, etc), mas eu tenho muitas dúvidas a respeito da Bíblia e outros assuntos religiosos.
    1 . A Bíblia foi escrita por homens baseado nas escrituras antigas em aramaico, certo? Foram escritas por todos os apóstolos de Jesus?
    Porque algumas escrituras chamadas : ESCRITURAS APÓCRIFAS” não foram consideradas e incluídas na Bíblia original? que tambem foram escritas na mesma época?
    Nestas escrituras, como pude pesquisar na internet e encontram-se escondidas a “sete chaves no Vaticano, e baseado em fatos incontestáveis de pesquisadores, dizia que JESUS foi um líder revolucionário na época do império romano, e o imperador Júlio Cezar ficou “incomodado” com JESUS. pois era uma séria ameaça para ele, incentivando os judeus a não pagarem os altos impostos que eram cobrados, ameaçando a sua soberania, insuflando rebeliões e outras causas.
    ELE não “caiu” na armadilha das autoridades da época que eram a favor da cobrança dos altos impostos, dizendo ao povo judeu qdo lhe perguntaram se era justo pagar: ELE simplesmente usou da astúcia dizendo: DAI À CESAR O QUE É DE CESAR!”

    2. Por exemplo: ter sido amante ou marido da Maria Madalena, que não era uma prostituta, e sim uma moça linda e graciosa da alta sociedade romana, que se apaixonou por JESUS, e que inclusive tiveram filhos.

    3. O pai de JESUS (JOSÉ) não era carpinteiro, e sim pedreiro na sua época, moldando pedras em estátuas e outras obras de pedra.( Foi provado por arqueologistas na Internet e nos canais de TV- History Channel e Discovery.

    4 . A estrela de Belém que orientou os 3 reis magos, foi provado que na época foi o planeta Vênus que passou mais próximo da Terra.

    2. Comparando JESUS na sua época com TIRADENTES em nossa época atual, TIRADENTES tb foi um líder revolucionário em VILA RICA – Minas Gerais, e os seus “apóstolos” eram os defensores de sua causa, e teve tb um traidor como JESUS teve(JUDAS), que foi SILVÉRIO DOS REIS.

    – TIRADENTES foi o martir da inconfidencia mineira, foi morto e esquartejado e os pedaços de seu corpo, pendurados nos postes.
    – JESUS foi crucificado (costume da época) e o seu corpo deve ter caído no chão e dissolvido na terra ou enterrado. Realmente ocorreu a Ressureição ao terceiro dia depois de morto?
    Cada um de seus seguidores “apóstolos”, escreveu a sua versão dos fatos? ou teve outros testemunhos que tb não foram considerados na Bíblia?
    Acredito que teve a participação de muitos poetas e filósofos da época em florear e esconder alguns fatos verídicos.

    5. Na Bíblia existem muitas lacunas que não ficamos sabendo, por exemplo desde a infância que ELE ressuscitou o passarinho até o primeiro MILAGRE que foi a transformação de água em vinho. Diga-se de passagem que ELE gostava muito de um bom vinho e de festas!. Porquê?

    6. Outro fato foi a aparição de N.Sra de Fátima às 3 crianças: Francisco, Jacinta e Lúcia, que revelou 3 segredos e que não poderia ser divulgado em hipótese nenhuma. Mas depois de muito tempo foi revelado ao papa, que não divulgou por muito tempo. Se não me engano a Lucia deve estar viva ainda e
    internada em algum asilo ou convento.
    Dois já foram divulgados que foi a Grande Guerra Mundial e a morte do Papa. O terceiro que ainda não é de conhecimento público e o atual papa não revela na minha modéstia opinião deve ser: O FIM DE TODAS AS RELIGIÕES NA TERRA”, principalmente o Catolicismo. Pois, nos dias atuais o mais se noticia nas emissora de TV e Rádio são os Padres Pedófilos que são expulsos e excomungados. O Papa Bento mesmo, indiretamente teve tb a sua parcela de culpa nestes episódios, porque quando ele ainda era bispo, ele escondeu de todos que o irmão dele tambem era pedófilo, chegando ao conhecimento público.

    7. As tábuas da lei que foram entregues por DEUS à Moisés, acredito que não foi bem assim e tb não acredito que seja verdade, pois os 10 MANDAMENTOS DE DEUS nada mais é do que a base mais importante de toda sociedade humana e escrita por homens. Sem estas leis haveria o CAOS na humanidade. E as pragas que foram um castigo de DEUS no EGITO tb já foram provadas que foram fatos naturais que ocorreram na época.

    8. O dilúvio tb não sei se foi verídico, pois na época não havia madeira em quantidade suficiente e tecnologia para construir uma arca ENORME que pudesse abrigar todos os casais de animais e os tripulantes. Como conseguiu juntar tantos animais assim, e de espécies diferentes?

    9. Porque a teoria de DARWIN que dizia que o homem descendeu do macaco, não é aceita pelos religiosos?

    Ainda tenho muitas dúvidas mas uma coisa é certa: NÃO SOU ATEU, PORQUE ACREDITO PIAMENTE EM DEUS, cuja existência inclusive já foi até provada por cientistas.

    Agradeço se o alguem puder me responder com fatos objetivos, todas estas minhas dúvidas.

    • Prego Mestre:

      quais foram os cientistas que provaram a existencia de deus? quando? onde? em que pais? em que época? porque não foi amplamente divulgado na imprensa? porque mantiveram essa super-hiper-mega-ultra prava existencial divina cientifica, a maior de todos os tempo em segredo?

  • criancinha:

    PS: em minha opinião não existe livre-arbítrio, isso é ilógico.

    Tudo o que acontece tem uma causa, e terá um efeito.

    Admitir que nada me levou a escrever este comentário, é como pensar que existem fenômenos complexos que se originam “do Nada”. Isso é dogmatização.

    A “infinidade” de nossas decisões é apenas uma aparência. As (in)finitas possibilidades de qualquer ato já estão potencialmente previstas no aleatório/bizarro mundo quântico.

  • criancinha:

    Eis a profecia: esta notícia terá mais de 200 comentários!!

  • ?????:

    Blasfêmia. As pessoas têm raiva de Deus porque têm raiva do mundo, culpam Ele pela vida difícil e sofrida que eles tem.
    Violência, poluição, desemprego, corrupção, falta de água, comida e energia. Não é Deus que causa isso, somos nós.

  • big bang:

    Deus não é responsável pelas desventuras humanas. Temos o livre arbítrio, o q nos acontece é causa e efeito. Se um ente querido morre é a natureza, a hora chegou se vcs preferirem assim. A questão não é se Deus existe ou não, a questão é filosófica. Qualquer um tem o direito de acreditar ou não, mas temos q ter o discernimento de assumir nossas culpas e não culpar a Deus.

  • ATHEIST:

    O sentimento de “raiva” que alguns ateus sentem pelas crenças religiosas é perfeitamente normal, pois os religiosos também compartilham esse mesmo sentimento com respeito ao ateísmo (fato).
    O que torna uma alguém ateísta, é um conjunto de fortes argumentos científicos e filosóficos, que unificados se tornam uma lógica imbatível; Que é sustentada pelos cientistas mais inteligentes do mundo.
    Eu duvido que algum religioso teria uma capacidade intelectual alta o suficiente para um debate contra Sigmund Freud (caso ele vivesse nos dias atuais).

  • Jerah del Valle:

    Hhmmm…porque ter raiva de algo inexistente ?

  • ATEU FELIZ POR NÃO SER ENGANADO:

    sou ateu, NÃO ACREDITO EM CONTO DE FADAS!!!!

    e achava que esse era um site que falava sobre ciência, não sobre ficção!?!

Deixe seu comentário!