Série fotográfica em time-lapse mostra as ondas de movimento de atletas em eventos esportivos

Por , em 22.05.2019

O fotógrafo Pelle Cass documenta a onda de atividade e movimento em eventos esportivos. As imagens, editadas com mestria, fazem parte de uma série intitulada “Crowded Fields”.

O artista frequenta jogos universitários na área de Boston, nos EUA, e tira mais de mil fotografias ao longo de uma ou duas horas. Em seguida, gasta dezenas de horas editando as fotos para chegar à composição final.

Embora as imagens sejam altamente manipuladas, com mais de quinhentas camadas de Photoshop envolvidas, Cass observa que cada figura permanece no local e posição originais em que estavam no momento em que a foto foi tirada.

Seu esforço tem como objetivo entender e transmitir a história visual que se desenrolou ao longo do evento esportivo. “É um pouco como Tetris em câmera lenta, tentando encaixar várias formas em vários espaços. Então, com sorte, um conjunto de coincidências ou uma espécie de gesto ou ideia espacial começa a surgir”, explicou ao portal The Colossal.

Arte e esporte

Cass vem se dedicando a esta série durante o último ano e meio, captando como os atletas interagem com um local ou um ambiente ao longo do tempo.

Ele já cobriu eventos esportivos desde a esgrima ao futebol americano, a fim de criar cenas densas. O resultado final é uma fotografia em time-lapse complexa.

Fotógrafo há quase cinquenta anos, Cass desenvolveu sua técnica atual ao longo do tempo. A ideia específica de usar eventos esportivos levou uma década para evoluir.

Ele descreve sua motivação para criar essas imagens estonteantes: “Eu acho que as fotografias convencionais de exposição única são distorcidas por sua brevidade desumana. O olho nunca vê um único momento. Quando você chega em casa de um jogo de hóquei, você pode se lembrar de algumas imagens específicas de grandes jogadas, mas a memória de um jogo é mais como uma impressão geral de atividade e animação”, resume.

Atualmente, Cass está com uma exposição individual na Camerawork Gallery em Portland, Oregon (EUA), que vai até 31 de maio de 2019. Você pode conhecer mais de seu trabalho acessando seu site e Instagram também. [ThisIsColossal]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 4,67 de 5)

Deixe seu comentário!