Seu tênis personalizado pode não protegê-lo de lesões

Por , em 8.07.2010

Se você aderiu ao saudável hábito de correr em parques, academias ou pistas de atletismo, muito já deve ter ouvido falar sobre qual é o calçado mais adequado para este tipo de atividade. Quem toma gosto pelas corridas, às vezes, chega a fazer um tênis sob medida para o próprio pé, procurando ter melhor desempenho e minimizar as lesões.

Uma marca de tênis americana (New Balance), especializada em produzir calçados no formato do pé do cliente, foi usada por um estudo coordenado por pesquisadores de Maryland (EUA). Eles analisaram o produto para comprovar se esse tipo de tênis é realmente livre do risco de contusões para o atleta.

Já vamos adiantar: a resposta deles é não. Um calçado personalizado não te deixa livre de lesões nos pés. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um estudo com 1.400 integrantes da Marinha dos Estados Unidos, entre homens e mulheres.

A chave para o estudo foi a maneira como cada pessoa pisa no chão ao caminhar ou correr. A pisada pode ser classificada em três tipos: neutra, com pronação ou com sub pronação. Na pisada neutra, a articulação do tornozelo fica reta, formando um ângulo de 90 graus com o solo. Na pronação, o tornozelo dobra-se para fora, levantando o lado interno do pé. Na sub-pronação, é o contrário: o tornozelo dobra-se para dentro e o lado externo do pé é que perde o contato com o chão. Os tênis personalizados são feitos levando essa pisada em conta.

Para o estudo, os integrantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu tênis moldados para suas necessidades (pronação, sub pronação ou neutra) e o outro recebeu tênis comuns. Durante doze semanas, os marinheiros usaram esses calçados em treinos diários de corrida, período no qual suas lesões eram anotadas.

Resultado da charada: entre os homens, 42% dos que receberam tênis personalizados tiveram lesões, contra 41% dos que tinham tênis normal. Quase a mesma coisa. Entre as mulheres, a diferença foi um pouco maior: 37% das portadoras de calçado pré-modelado se lesionaram, contra 45% das que tinham tênis comum. Estudos semelhantes no exército e na aeronáutica (esse foi na marinha) dos EUA foram feitos, com resultados semelhantes: aparentemente, não faz diferença se você usa ou não um tênis feito sob medida: pode se contundir de qualquer maneira.

A explicação dos pesquisadores para essa situação é que, simplesmente, não existe mesmo nenhuma indicação médica de que correr com tênis feitos sob medida pode evitar lesões. Até porque, explicam eles, um tênis comum também se adapta ao formato do pé do atleta em pouco tempo, um tempo insuficiente para criar uma lesão nova. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

Deixe seu comentário!