Sistema de arma a laser derrete motor de caminhonete em teste de campo

Por , em 5.03.2015

A empresa de tecnologia aeroespacial, de defesa e segurança Lockheed Martin realizou testes bem-sucedidos com um sistema de armas a laser de fibra de 30 quilowatts. A máquina conseguiu desativar com êxito o motor de um caminhão pequeno durante um teste de campo recente, demonstrando a capacidade de precisão e rápida evolução para proteger forças militares e infraestruturas críticas.

Conhecido como ATHENA, de “Advanced Test High Energy Asset” (Teste Avançado de Ativos de Energia) – e, ainda, o nome da deusa grega da guerra -, o sistema protótipo baseado em terra queimou o distribuidor do motor em questão em segundos a aproximadamente 2 quilômetros de distância. A caminhonete estava sobre uma plataforma de teste com o seu motor e trem de acionamento funcionando para simular um cenário de teste operacionalmente relevante.

“Lasers de fibra óptica estão revolucionando os sistemas de energia direcionada”, disse Keoki Jackson, diretor de tecnologia da empresa. “Estamos investindo em todos os componentes do sistema – desde o controle de ótica e feixe ao próprio laser – focando na eficiência do peso, potência e tamanho. Este teste representa o próximo passo para fornecer sistemas de armas a laser leves e resistentes para aviões militares, helicópteros, navios e caminhões”.

A demonstração marcou o primeiro teste de campo do protótipo. Através de uma técnica chamada feixe espectral combinado, vários módulos de laser de fibra formam um único e poderoso feixe de alta qualidade que proporciona maior eficiência e letalidade do que vários lasers individuais de 10 quilowatts utilizados em outros sistemas.

O ATHENA baseia-se no sistema de armas a laser Área de Defesa Anti-Munições (ADAM), desenvolvido pela Lockheed Martin em Sunnyvale, Califórnia, que tem sido testado em demonstrações contra pequenos alvos aéreos e marítimos. Ele incorpora o laser de fibra de 30 kilowatt do Laser Acelerado de Iniciativa de Demonstração (ALADIN) desenvolvido pela empresa em Bothell, Washington. [Phys.org]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • luidi:

    ATHENA, de “Advanced Test High Energy Asset” (Teste Avançado de Ativos de Energia) – e, ainda, o nome da deusa grega da guerra?

  • Willian Lima:

    Atena era deusa da sabedoria.

Deixe seu comentário!