Tal cão, tal dono: donos de cães considerados agressivos são mais agressivos
Segundo um novo estudo da Universidade da Rainha em Belfast, Reino Unido, os donos de cães de raças consideradas agressivas são também mais agressivos.
Isso não significa, é claro, que aquele cão será uma ameaça à sociedade – afinal de contas, o coitado do animalzinho não tem culpa (nem nunca teve) de ter tal fama, pois raças como a famosa rottweiler é que foram criadas como cães de luta pelos inescrupulosos humanos.
De qualquer maneira, o que estudo sugere é que sua companhia canina pode dizer muito sobre você.
De acordo com a pesquisadora Deborah Wells, os proprietários de raças de cães agressivos, tais como os estereotipados pastores alemães e rottweilers, são mais propensos a ser hostis e agressivos, em comparação com os proprietários de cães mais tipicamente descontraídos, como labradores.
Outra pesquisa de outubro de 2012, divulgada na revista Personality and Individual Differences, disse que donos de cães “brinquedo” – cães pequenos de companhia – pontuam bastante no traço de personalidade “abertura”, caracterizado pela valorização de novas experiências, enquanto os proprietários de raças pastorais e utilitárias, como collies, são os mais extrovertidos.
Da mesma forma, um estudo publicado em maio na revista Anthrozoos descobriu que pessoas com personalidades mais argumentativas são mais propensas a ter cães das raças bull terrier ou outras raças com mais reputação de agressividade do que raças mais agradáveis.
Qual cão você tem e o que isso diz sobre você? Veja aqui.
Agressividade x personalidade
147 donos de cães na Irlanda do Norte participaram da pesquisa. Só os proprietários de pastores alemães, rottweilers, labradores e Golden Retrievers preencheram um questionário de personalidade.
Os pesquisadores quiseram concentrar o questionário em raças que são comumente adotadas, mas em extremos opostos do espectro em termos de percepção pública do temperamento – pastores alemães e rottweilers são comumente percebidos como agressivos, enquanto labradores e retrievers são mais propensos a ser considerados como não agressivos, até brincalhões.
Dos traços de personalidade estudados, a única diferença entre os donos dos dois tipos de raças foi na pontuação de psicoticismo.
Calma! Não estamos dizendo que donos de cães agressivos são psicopatas, e sim mais propensos a serem psicóticos. O psicoticismo é um traço de personalidade marcado pela hostilidade, raiva e agressão. Psicoticismo é diferente de psicopatia, um distúrbio de personalidade caracterizado por manipulação e falta de empatia.
Sendo assim, os proprietários de raças estereotipicamente agressivas são mais propensos a serem agressivos do que proprietários de cães mais relaxados.
Uma pergunta que não respondida pelo estudo é se as pessoas agressivas escolhem raças de cães agressivos de propósito, ou até mesmo se os treinam intencionalmente para serem viciosos. Outros fatores além da personalidade, tais como alergia e tamanho, também podem influenciar a escolha da raça do cão. [NBCNews, LiveScience]
3 comentários
Teoria Dr House
Por mais simpáticos que pareçam, imagine um cocô de cachorro pegando chuva, todo aquele excremento se espalhando, depois vem o sol, uns fungos e umas bactérias se proliferam naquela coisa perfumada. Depois temos esporos secos, vem o vento que os leva para dentro de sua casa e pousa na fronha do seu travesseiro e você aspira para seus pulmões aqueles simpáticos esporos para lá dentro do seu pulmão se desenvolverem.
Olhe a Emergência do Brasil não vai visitar a sua casa como no seriado Dr House para ver o que está te matando.
Que viagem! Cães podem ser de raça mais agressiva, mas dependendo de sua criação podem ser extremamete doceis. O que faria muito sentido é, as persoanlidades que criaram o cachorro influenciarem sobre sua agressividade. Ou seja, cães de pessoas agressivas, tenderiam a ser mais agressivos. Se seu cachorro é um psicopata maluco é porque você não trata ele bem e/ou incentiva a sua agressividade de alguma forma porque você também é agressivo!
Raça influencia na possivel agressividade do cão, mas o ponto final sobre se ele é agressivo ou não é a sua criação e ponto final.
Concordo em grau, número e gênero. Eu sou dona de um pit bull fêmea, que é bobona de tão dócil que ela é. Nunca mordeu ninguém, nem estranhos que entram na minha casa para me vender coisas, meu filho de sete anos a faz de cavalinho (risos). Na realidade não existe cães agressivos ou estressados, seus donos é que o são. Descriminar uma raça, isso sim é que deveria ser crime, não ter um cão de uma raça considerada pelos homens como “agressiva”, só demonstra a total falta de conhecimento e compreensão de certos humanos boçais! Não posso passear com minha cadela sem colocar uma focinheira. Isso é absurdo! Minha cadela não faz mal a uma mosca! Já vi um poodle com uma agressividade de dar medo! E aí? Poodle é considerado um cão agressivo na categoria obtusa dos humanos?
Na minha opinião quando o cão morde alguém ou é extremamente agressivo, a única raça que deve ser sacrificada é a da espécie humana.
Quer proteção? Chame a polícia, compre uma arma, aprenda uma luta, defesa pessoal, sei lá, o diabo que te carregue! Mas não faça de seu cão uma arma, isso é cruel, desumano (se bem que me parece bem humano, dado as características destrutivas de nossa raça), irracional. Afinal quem é considerado racional entre as duas espécies?
Tenho esperanças que tenhamos um processo evolutivo melhor.
Grande abraço, Rita de Cássia.