Televisão é controlada pelos seus olhos

Por , em 3.09.2012

Essa é para quem tem preguiça até de pegar o controle remoto para mudar de canal: a multinacional Haier está desenvolvendo uma televisão que pode ser controlada com o movimento dos olhos.

Embora esse tipo de controle não seja exatamente “novo” (já foi usado em aparelhos militares e computadores), fazê-lo funcionar em uma televisão não deixa de ter seu mérito. O aparelho (que não é exatamente uma TV, mas um “scanner de olho” ligado a um computador e um monitor) foi testado pelo repórter Sam Gibbs, do site Gizmodo. “Certamente não é a solução mais conveniente, prática ou elegante mas, caramba, já é um começo, e nessa fase é apenas um protótipo”, analisa.

Antes de começar a usá-lo, você precisa calibrar o aparelho, acompanhando com o olhar um círculo que se move pelo monitor. Para selecionar uma opção, basta olhar para ela e piscar rapidamente algumas vezes. “Navegar apenas olhando para as coisas foi incrivelmente intuitivo”, conta Gibbs. “Você vai olhar de qualquer forma para onde quer clicar, eu acho, então isso apenas remove a necessidade de um aparato e diminui o esforço necessário”.

Ao olhar para a base da tela, aparece a convencional barra de controle de mídia (com controle de volume, botão de play etc). Por enquanto, a operação de clicar e arrastar não funciona, mas as demais apresentaram bom desempenho.

Outra limitação do aparelho é que ele não funciona tão bem com pessoas que usam óculos – o que não chega a ser uma surpresa.

Por fim, de início, a nova tecnologia não parece prática, já que a grande parte de nós já se acostumou a usar o controle remoto, mas vale lembrar que essa tecnologia pode beneficiar pessoas que perderam o controle das mãos, por exemplo. “Poderia ser muito bom se combinado com controle de voz”, sugere o repórter.

Com tantos avanços tecnológicos, por sinal, não deve demorar muito até termos televisões controladas com a mente, não é?[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Henrique Martins:

    Mais conforto,mais conforto, mais conforto …
    Qual é o limite ?

    • Murilo Mazzolo:

      Obesidade Mórbida em toda a população? kkkkkkk

  • Murilo Mazzolo:

    Na minha opinião esse tipo de TV é uma banalidade…

    Ainda prefiro os controles e ou as futuras e convencionais TVs por comando de Voz!!!

Deixe seu comentário!