Apnéia do sono aumenta o risco de morte para 46%

Por , em 19.08.2009

Segundo pesquisadores dos Estados Unidos, a apnéia do sono severa pode aumentar o risco de morte em 46%. Porém, pessoas com problemas brandos de sono e respiração não estão inclusas nesse percentual.

Naresh Punjabi da Universidade John Hopkins e seus colegas, descobriram que pessoas com dificuldades severas de respiração durante o sono estão mais propensas a morrer de causas variadas do que pessoas sem distúrbios do sono. Os riscos são mais óbvios em homens com idade de 40 a 70 anos.

A apnéia do sono é causada por um colapso das vias aéreas superiores durante o sono. O ronco mais forte pode ser um sintoma, mas o que torna a apnéia diferente são as curtas interrupções na respiração. A apnéia também é ligada a obesidade, pressão alta do sangue, parada cardíaca e derrame.

O grupo de Punjabi estudou 6.400 homens e mulheres durante 8 anos em média. Eles relataram na revista Public Library of Science que, pessoas que começaram com uma apnéia de sono maior têm 46% a mais chance de morrer de qualquer causa em comparação a homens da mesma idade.

Homens na faixa de 40 a 70 anos com distúrbio severo do sono e respiração têm o dobro de chances de morrer de qualquer causa do que homens saudáveis na mesma idade. “Entre os homens 42.9% não tinham distúrbio de sono e respiração, 33.2% tinham uma doença branda, 15.7% doença moderada e 8.2% tinham a doença severa”, explicaram. Já as mulheres tinham cerca de 25% de apnéia branda, 8% moderada e 3% tinham desordem severa na respiração.

De acordo com o médico David Rapoport da Universidade de New York, o melhor tratamento para apnéia do sono é perder peso. E o tratamento mais bem sucedido pode ser o CPAP nasal (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) que por meio de uma máscara nasal que faz pressão, ajuda que as vias aéreas a se manterem abertas durante o sono. “Outro possível tratamento é a cirurgia. Inclui a retirada da amídala”, finaliza. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Trate o ronco para evitar uma parada cardíaca!!! Acompanhe no Blog!! – Hotel São Sebastião da Praia:

    […] O tratamento para apneia do sono não é dos mais agradáveis (inclui dormir com uma máscara, ligada a um aparelho que ajuda a manter a respiração constante), mas, segundo a pesquisadora, pode reverter os problemas revelados no estudo. […]

  • Trate o ronco para evitar uma parada cardíaca | Tenda da Magia:

    […] O tratamento para apneia do sono não é dos mais agradáveis (inclui dormir com uma máscara, ligada a um aparelho que ajuda a manter a respiração constante), mas, segundo a pesquisadora, pode reverter os problemas revelados no estudo. […]

  • Eusmar Castro:

    Eu fiz a polisonografia e fui diagnosticado com apnéia do sono no grau leve (14 apneias por hora). Ronco muito e acordo de 3 a 4 vezes por noite.A médica indicou cirurgia, mas antes recomendou-me tentar o CPAP. Sempre tive resistência usá-lo porque achava que era uma coisa barulhenta e incômoda. Finalmente me decidi e aluguei um aparelho para experimentar: o equipamento é silencioso (só se ouve o ruido do ar) e a máscara é confortável. Estou ainda em fase de adaptação mas, de início, os resultados já são altamente promissores: minha esposa já não reclama dos roncos, acordo no máximo uma vez durante a noite e tenho me sentido mais disposto e descansado. Estou otimista.

  • avelino:

    tenho 53 anos pesp 116 kilos tenho muito sono durante odia e tambem a noite mais romco desagerado ,de acorda os vizinhos minha esposa entao, corre da cama porisso pesso ajuda.

  • maristane:

    Há uns três anos atrás acordei com uma sensação horrível parecia que eu estava morrendo, más pensei que tinha tido um sonho ruim, só depois que continuei tendo a mesma sensação então descobri que tenho apneia do sono. recentemente fui ao cardiologista achando que estava com problema de coração a Dra disse que meu coração esta bom e que não sabe porque tenho esse problema pois sou magra, não fumo, não bebo P.A ótima meus exames sangue tudo normal.
    Não sei o que fazer.

  • cleonice gama:

    Eu gostaria de saber como posso ajudar uma pessoa que esteja tendo uma crise de apnéia do sono,pois quero muito ajudar uma pessoa que sofre.Obrigado!

  • juliana dos santos:

    minlha Amiga soube a bouco tempo q a mae dele tem apnéia do sono os medicos falaram q sua mae so tinlha 1ano de vida estou lendo muito sobre o assunto e gostaria de saber si a cerurgia é paga e quato o valor pois se a mae dela nao fazer essa cerugia ele morrere, ha ten algum risco? espero resposta.obrigada.

  • lilian viana:

    Eu sinto como se minha garganta fechasse, não consigo respirar, tenho medo de dormir e morrer, porque acordo sem ar, quando eu vou engolir sinto um bloqueio, entro em pânico, desde que engordei 10 kilos eu me sinto assim.me ajudem

  • Leiliane:

    Há pouco descobri que tinha apnéia do sono através da polissonografia. Embora o exame seja desconfortável, recomendo todos a fazerem!

  • emerson furlan:

    tenho muito sono de dia .37.anos sou um pouco obeso
    na cintura.e ronco pouco.

  • Clara Alvarez:

    Tenho os mesmo sintomas: acordo sem fôlego,jáme peguei sem respiarar ao dormir, sinto sono o dia todo. Tenho 28 anos, peso OK, P.A. OK, hemograma lindo. Marquei consulta com uma neurologista, pois a apnéia não é necessariamente obstrução mecânica, podendo também ter causa neurológica. PROCUREM UM ESPECIALISTA!!!!

  • RENATO W CARVALHO:

    A auguns dias estou acordando com uma falta de ar ( parece que não estava respirando ), e acordo varios dias com dor de cabeça, estou um pouco acima do meu peso ideal, e gostaria de saber mais sobre estes sintomas, qual especialista eu deveria procurar.

  • Delton Martins:

    Bem eu tenho apnéia, é leve, moderada, mas as vezes acordo sem respirar. No entretanto, já operei garganta ao 9 anos de idade, não sou gordo, faço corridas e mantenho o peso, não fumo e bebo muito pouco, controlo a P. A. e tenho pouco percentual de gordura no organismo. Faço até musculação. Vou sempre ao cardiologista que me diz ‘ Que de coração voce não morre’ . Me explique então melhor que apnéia e essa que eu tenho. So sei que volta e meia minha mulher me acorda dizendo que eu não estou respirando, quando eu não acordo sozinho.

    • admin:

      Delton, a causa PRINCIPAL da apnéia é obesidade, por causa da gordura ao redor do pescoço que fecha as vias aéreas durante o sono. Para o seu caso específico, consulte um médico.

  • diamantino trindade:

    Em tempos sofri de uma apneia do sono que pôs em causa a estabilidade familiar. Consultei um otorrino que me aconselhou a fazer uma operação que consistia em remover umas peles em volta da úvula e parte da própria úvula. A operação realizou-se somente com anestesia local. Ao fim de uma hora já ia a conduzir o meu carro de regresso a casa. Nunca mais ressonei ,nem tive problemas com a respiração.
    Aconselha-se.

Deixe seu comentário!