Apnéia do sono aumenta o risco de morte para 46%

Segundo pesquisadores dos Estados Unidos, a apnéia do sono severa pode aumentar o risco de morte em 46%. Porém, pessoas com problemas brandos de sono e respiração não estão inclusas nesse percentual.
Naresh Punjabi da Universidade John Hopkins e seus colegas, descobriram que pessoas com dificuldades severas de respiração durante o sono estão mais propensas a morrer de causas variadas do que pessoas sem distúrbios do sono. Os riscos são mais óbvios em homens com idade de 40 a 70 anos.
A apnéia do sono é causada por um colapso das vias aéreas superiores durante o sono. O ronco mais forte pode ser um sintoma, mas o que torna a apnéia diferente são as curtas interrupções na respiração. A apnéia também é ligada a obesidade, pressão alta do sangue, parada cardíaca e derrame.
O grupo de Punjabi estudou 6.400 homens e mulheres durante 8 anos em média. Eles relataram na revista Public Library of Science que, pessoas que começaram com uma apnéia de sono maior têm 46% a mais chance de morrer de qualquer causa em comparação a homens da mesma idade.
Homens na faixa de 40 a 70 anos com distúrbio severo do sono e respiração têm o dobro de chances de morrer de qualquer causa do que homens saudáveis na mesma idade. “Entre os homens 42.9% não tinham distúrbio de sono e respiração, 33.2% tinham uma doença branda, 15.7% doença moderada e 8.2% tinham a doença severa”, explicaram. Já as mulheres tinham cerca de 25% de apnéia branda, 8% moderada e 3% tinham desordem severa na respiração.
De acordo com o médico David Rapoport da Universidade de New York, o melhor tratamento para apnéia do sono é perder peso. E o tratamento mais bem sucedido pode ser o CPAP nasal (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) que por meio de uma máscara nasal que faz pressão, ajuda que as vias aéreas a se manterem abertas durante o sono. “Outro possível tratamento é a cirurgia. Inclui a retirada da amídala”, finaliza. [Reuters]
15 comentários
[…] O tratamento para apneia do sono não é dos mais agradáveis (inclui dormir com uma máscara, ligada a um aparelho que ajuda a manter a respiração constante), mas, segundo a pesquisadora, pode reverter os problemas revelados no estudo. […]
[…] O tratamento para apneia do sono não é dos mais agradáveis (inclui dormir com uma máscara, ligada a um aparelho que ajuda a manter a respiração constante), mas, segundo a pesquisadora, pode reverter os problemas revelados no estudo. […]
Eu fiz a polisonografia e fui diagnosticado com apnéia do sono no grau leve (14 apneias por hora). Ronco muito e acordo de 3 a 4 vezes por noite.A médica indicou cirurgia, mas antes recomendou-me tentar o CPAP. Sempre tive resistência usá-lo porque achava que era uma coisa barulhenta e incômoda. Finalmente me decidi e aluguei um aparelho para experimentar: o equipamento é silencioso (só se ouve o ruido do ar) e a máscara é confortável. Estou ainda em fase de adaptação mas, de início, os resultados já são altamente promissores: minha esposa já não reclama dos roncos, acordo no máximo uma vez durante a noite e tenho me sentido mais disposto e descansado. Estou otimista.
tenho 53 anos pesp 116 kilos tenho muito sono durante odia e tambem a noite mais romco desagerado ,de acorda os vizinhos minha esposa entao, corre da cama porisso pesso ajuda.
Há uns três anos atrás acordei com uma sensação horrível parecia que eu estava morrendo, más pensei que tinha tido um sonho ruim, só depois que continuei tendo a mesma sensação então descobri que tenho apneia do sono. recentemente fui ao cardiologista achando que estava com problema de coração a Dra disse que meu coração esta bom e que não sabe porque tenho esse problema pois sou magra, não fumo, não bebo P.A ótima meus exames sangue tudo normal.
Não sei o que fazer.
Eu gostaria de saber como posso ajudar uma pessoa que esteja tendo uma crise de apnéia do sono,pois quero muito ajudar uma pessoa que sofre.Obrigado!
minlha Amiga soube a bouco tempo q a mae dele tem apnéia do sono os medicos falaram q sua mae so tinlha 1ano de vida estou lendo muito sobre o assunto e gostaria de saber si a cerurgia é paga e quato o valor pois se a mae dela nao fazer essa cerugia ele morrere, ha ten algum risco? espero resposta.obrigada.
Eu sinto como se minha garganta fechasse, não consigo respirar, tenho medo de dormir e morrer, porque acordo sem ar, quando eu vou engolir sinto um bloqueio, entro em pânico, desde que engordei 10 kilos eu me sinto assim.me ajudem
Há pouco descobri que tinha apnéia do sono através da polissonografia. Embora o exame seja desconfortável, recomendo todos a fazerem!
tenho muito sono de dia .37.anos sou um pouco obeso
na cintura.e ronco pouco.
Tenho os mesmo sintomas: acordo sem fôlego,jáme peguei sem respiarar ao dormir, sinto sono o dia todo. Tenho 28 anos, peso OK, P.A. OK, hemograma lindo. Marquei consulta com uma neurologista, pois a apnéia não é necessariamente obstrução mecânica, podendo também ter causa neurológica. PROCUREM UM ESPECIALISTA!!!!
A auguns dias estou acordando com uma falta de ar ( parece que não estava respirando ), e acordo varios dias com dor de cabeça, estou um pouco acima do meu peso ideal, e gostaria de saber mais sobre estes sintomas, qual especialista eu deveria procurar.
Bem eu tenho apnéia, é leve, moderada, mas as vezes acordo sem respirar. No entretanto, já operei garganta ao 9 anos de idade, não sou gordo, faço corridas e mantenho o peso, não fumo e bebo muito pouco, controlo a P. A. e tenho pouco percentual de gordura no organismo. Faço até musculação. Vou sempre ao cardiologista que me diz ‘ Que de coração voce não morre’ . Me explique então melhor que apnéia e essa que eu tenho. So sei que volta e meia minha mulher me acorda dizendo que eu não estou respirando, quando eu não acordo sozinho.
Delton, a causa PRINCIPAL da apnéia é obesidade, por causa da gordura ao redor do pescoço que fecha as vias aéreas durante o sono. Para o seu caso específico, consulte um médico.
Em tempos sofri de uma apneia do sono que pôs em causa a estabilidade familiar. Consultei um otorrino que me aconselhou a fazer uma operação que consistia em remover umas peles em volta da úvula e parte da própria úvula. A operação realizou-se somente com anestesia local. Ao fim de uma hora já ia a conduzir o meu carro de regresso a casa. Nunca mais ressonei ,nem tive problemas com a respiração.
Aconselha-se.