Dormir mal afeta seu corpo drasticamente

Por , em 27.02.2013

Quem já foi dormir de madrugada e teve de acordar cedo no dia seguinte sabe como uma noite de sono ruim pode mexer com o seu humor e acabar com sua disposição. Quão mal, porém, esse tipo de situação pode fazer ao seu corpo? De acordo com um grupo de pesquisadores do Reino Unido, uma noite de sono ruim pode alterar até mesmo o funcionamento dos seus genes.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou amostras de sangue de 26 voluntários que normalmente dormem bastante (até 10 horas por noite) antes e depois de passarem uma semana com menos de 6 horas de sono por noite. Resultado: pelo menos 711 genes foram afetados.

“Mostramos que uma semana de sono insuficiente altera a expressão de genes em células sanguíneas humanas e reduz a amplitude dos ritmos circadianos [ciclos de aproximadamente 24 horas em que se baseia o metabolismo de um ser vivo] na expressão de genes”, escrevem os autores, em artigo publicado no periódico PNAS.

O sistema imunológico e a resposta do corpo a danos foram prejudicados nos voluntários. “Claramente, o sono é essencial para reconstruir o corpo e manter um estado funcional, [e com sono insuficiente] todo tipo de dano parece ocorrer”, explicou Colin Smith, um dos pesquisadores do estudo. “Se não pudermos renovar e substituir células, isso pode levar a doenças degenerativas”.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Thiago Silva:

    Os estudantes universitários estão ferrados rs
    O máximo que consigo dormir por noite, não por que quero, mas sim por que não tenho escolha, são 5h por dia rsrs

    • Marc F.B.:

      Thiago, somos dois então, toca aqui! o/

      Eles poderiam ter feito esse estudo também em pessoas que dormem mal a médio e longo prazo, para comparação aos que foram testados por uma semana.

  • Ronaldo Rocha:

    Além dos problemas já citados, a falta de sono ou sono fragmentado causam uma perda de capacidade para absorver informação. Prova disto é que quando em semanas mais atarefadas da escola eu durmia de 5 a 4 horas por noite,isto me deixava com muita dificuldade para me concentrar e, em casos mais extremos, não conseguia lembrar o que assistir ou buscar em determinados lugares (mesmo sendo normal isto acontecia com uma frequência incomum).

Deixe seu comentário!