Uso de cannabis ligado a mudanças epigenéticas: Estudo

Por , em 25.07.2023

Um estudo envolvendo mais de 1.000 adultos sugere que o uso de cannabis pode causar alterações no epigenoma do corpo humano. O epigenoma funciona como um conjunto de interruptores, ativando ou desativando genes para modificar o funcionamento do nosso organismo.

Segundo Lifang Hou, uma médica preventivista e epidemiologista da Northwestern University Feinberg School of Medicine, foram observadas associações entre o uso cumulativo de maconha e diversos marcadores epigenéticos ao longo do tempo.

A cannabis é amplamente utilizada nos Estados Unidos, com cerca de 49% das pessoas tendo experimentado pelo menos uma vez. Embora alguns estados e países tenham legalizado o seu uso, ainda não compreendemos totalmente seus efeitos na saúde.

Os pesquisadores analisaram aproximadamente 1.000 adultos que participaram de um estudo de longo prazo, onde relataram o uso de cannabis ao longo de um período de 20 anos. Foram coletadas amostras de sangue nos pontos de 15 anos e 20 anos. Os participantes tinham entre 18 e 30 anos no início do estudo.

A equipe de pesquisa, liderada por Hou, examinou as alterações epigenéticas nos níveis de metilação do DNA de pessoas que usaram cannabis recentemente ou por um longo período. A metilação do DNA envolve a adição ou remoção de grupos metila do DNA, uma modificação epigenética que pode influenciar a atividade dos genes sem alterar a sequência do DNA.

O estudo identificou diversos marcadores de metilação do DNA associados ao uso recente e cumulativo de cannabis nas amostras de sangue coletadas aos 15 anos (22 marcadores para uso recente e 31 para uso cumulativo). Da mesma forma, nas amostras coletadas aos 20 anos, foram identificados 132 marcadores associados ao uso recente e 16 associados ao uso cumulativo.

De forma relevante, um marcador associado ao uso do tabaco foi consistentemente identificado, sugerindo uma potencial regulação epigenética compartilhada entre o uso de tabaco e maconha.

Estudos anteriores relacionaram diversas alterações epigenéticas resultantes do uso de cannabis a processos como proliferação celular, sinalização hormonal, infecções, distúrbios neurológicos como esquizofrenia e transtorno bipolar, e transtornos relacionados ao uso de substâncias.

No entanto, é importante ressaltar que este estudo não estabelece uma ligação causal direta entre o uso de cannabis, essas alterações epigenéticas ou problemas de saúde.

O epidemiologista Drew Nannini, da Northwestern University, enfatizou que a pesquisa oferece informações valiosas sobre a relação entre o uso de maconha e fatores epigenéticos. No entanto, são necessários mais estudos para validar essas associações em diferentes populações. Além disso, investigações sobre o impacto da maconha em resultados de saúde relacionados à idade poderiam fornecer um melhor entendimento dos efeitos a longo prazo na saúde.

O estudo apresenta dados intrigantes sobre as possíveis conexões entre o uso de cannabis e as mudanças epigenéticas no corpo humano. Entender como a maconha afeta o epigenoma pode lançar luz sobre seus efeitos de longo prazo na saúde e fornecer insights valiosos para a pesquisa médica e científica.

No entanto, é importante ressaltar que os resultados atuais não podem estabelecer uma relação causal direta entre o consumo de cannabis e os problemas de saúde associados. Estudos adicionais são necessários para corroborar essas descobertas e explorar melhor a complexidade desses mecanismos epigenéticos, buscando compreender completamente os riscos e benefícios do uso da maconha. [ScienceAlert]