Veja a apresentação de trampolim que parece desafiar as leis da física

Por , em 19.12.2012

Acrobacias radicais, trampolins em locais estranhos; Christophe Hamel, a pulga humana nestes vídeos, parece estar quebrando uma lei da física simples: quando um objeto cai e atinge o solo, ao retornar, não retorna na mesma altura que caiu, mas vai a uma altura menor.

Hamel, no entanto, vai mais alto. Que truque é este? É um truque de vídeo? O vídeo é real?

O vídeo é real, e sim, tem um truque, mas provavelmente não o que você está pensando. A professora e astrônoma Julianne Dalcanton, do blog Cosmic Variance da Discover Magazine, examinou o vídeo e descartou algumas hipóteses para explicar o fenômeno, como a de que fosse energia extra transferida por um impulso nas pernas, ou por causa da rotação do corpo, apontando (sem cálculos) que se trata da forma com que Hamel posiciona o corpo logo depois de cada queda e o fato de que o centro de massa dele fica sempre um pouquinho mais baixo no pico do retorno. Isso tudo é responsável pelo que vemos nas imagens.

“Os pés dele (eventualmente) [retornam à altura inicial], mas ele começa o salto de uma posição em pé, frequentemente com um braço esticado para cima, ou com um pulo para cima, para ganhar uma altura extra. E quando volta, ele está frequentemente com o corpo dobrado, de forma que o centro de massa está mais baixo que quando ele começou (embora não por muita distância)”, escreve a professora Dalcanton.

Ufa, a conservação de energia continua conosco, apesar das excelentes tentativas de Hamel de se livrar dela. [io9]

• Rafael Fernandes Cardoso:

Não vi nada que contrariasse as leis da física, já que a cama elástica impulsiona o acrobata de volta para a mesma posição. Dessa forma não há perdas de energia.