Os 10 mais espetaculares lagos de crateras

O photoblog “Love These Pics” compilou uma galeria impressionante com 42 dos mais belos lagos em crateras. As lagoas de crateras são formadas geralmente em cones de vulcões extintos, e tem uma beleza insólita, geralmente causada pela notável simetria circular e pela paisagem circundante. A água destas crateras aparece nas mais diversas cores, variando da turquesa opaca ao azul profundo, e é normalmente o resultado de minerais do terreno circundante dissolvidos. Além das crateras de vulcões, existem também as crateras de impactos de asteroides, e até mesmo de explosões atômicas.
Confira 10 fotos dessa incrível galeria:

Formado após a erupção do Monte Pinatubo, em 1991, ele foi enchido pelas chuvas conhecidas como monções. Com 800 metros de profundidade, é o lago mais fundo nas Filipinas.
Autor da imagem: monggoy

Trata-se de uma “caldeira” cheia de água, e o vulcão mais a oeste nos Andes Equatorianos. A cratera tem cerca de 3 km de largura e o lago tem profundidade de 250 metros. A cor verde das águas é resultado dos minerais dissolvidos na mesma.
Autor da imagem: Kevin Labianco

Outro lago de cratera nas Filipinas, na ilha de Luzon, a mesma que abriga o Pinatubo. A Caldera Taal foi formada por erupções que ocorreram entre 140.000 e 5.380 anos atrás. A última erupção do vulcão Taal aconteceu em 1977, mas ele continua apresentando sinais de atividade.
Autor da imagem: Deck Chua

Conhecido também como “Poço de Cinco Cores”, por mudar de cor dependendo do clima, ele está em uma cratera formada por uma erupção que aconteceu nos anos 1720. O lago tem 360 metros de diâmetro e 60 metros de profundidade.
Autor da imagem: Laurenz Bobke

Esse lago de cratera vulcânica situado no sudoeste da Islândia, com cerca de 55 metros de profundidade, 170 metros de largura e 270 metros de comprimento e aproximadamente 3.000 anos de idade, tem cerca de metade da idade das montanhas vulcânicas que o cercam.
Autor da imagem: Progresschrome

A cratera Lonar foi formada por um impacto de meteoro, cerca de 50.000 anos atrás. Seu diâmetro médio é de 1,8 km, mas o lago tem diâmetro de 1,2 km e profundidade média de 150 metros.
Autor da imagem: Akshay Charegaonkar

O Complexo Ijen é um grupo de vulcões formando uma caldeira complexa, com cerca de 20 km de lagura.
“Eu fiz esta foto dentro da cratera do complexo Ijen. Passei praticamente a noite toda neste lugar irreal e lindo para fazer sequências de timelapse para meu novo curtametragem”, conta o fotógrafo.
Autor da imagem: Dennis Stauffer

O Monte Katmai é outro vulcão composto, ou estratovulcão, localizado na península do Alasca. O lago que se abriga em sua cratera de 10 km de diâmetro tem cerca de 4,5 por 3 km de área, e foi formada durante a erupção de 1912, que criou o vulcão Novarupta.
Autor da imagem: Capitão Budd Christman, NOAA Corps

O Lago Tianchi, ou Lago Paraíso, está no cone do monte vulcânico Montanha Baekdu, na fronteira entre a China e a Coreia do Norte. Suas dimensões são de 4,85 km na direção norte-sul e 3,35 km na direção leste-oeste, e tem uma profundidade média de 213 metros. Entre o meio de outubro e o meio de junho, ele geralmente está coberto de gelo.
Autor da imagem: Globe Images

Trata-se de outra cratera criada por um impacto de meteoro. De formato quase circular, ela tem um diâmetro de 3,44 km e profundidade de 400 metros, e está localizada na Península Ungava, Qebec, Canadá.
O lago tem profundidade média de 267 metros, e é um dos lagos mais profundos da América do Norte. Tem também uma das águas mais puras do mundo, acumulada da precipitação de chuva e neve. E como se não bastasse isto, é um dos lagos mais transparentes do mundo.
Acredita-se que o impacto que originou a cratera aconteceu a cerca de 1,4 milhões de anos, e o povo inuit a chamava de “Olho Cristalino de Nunavik”. Pingaluit signficia “onde a terra sobe”.
Autor da imagem: Denis Sarrazin / NASA / Earth Observatory[io9]
4 comentários
Lagos maravilhosos. Limnologia é um campo fascinante!
Delfão,
Acredito que você não está sozinho apesar de ser essa a primeira vez que vejo essa palavra (limnofobia) e tive que consultar o dicionário para saber o significado.
sou só eu ou da uma certa Limnofobia…
Eu hein! Me deu vontade pular e dar um belo mergulho.