Vídeo: jovem elefante escapa do ataque de 14 leoas
Visitantes do Parque Nacional de South Luangwa ficaram surpresos ao presenciarem um bando de leoas atacando um jovem elefante na rota de seu safári – e não demoraram a registrar o ataque. “Nunca vi nada como isso”, afirma Innocent, um dos guias do passeio, que acrescentou observações ao vídeo do YouTube, que já acumula cerca de 200 mil visualizações. “Estávamos todos tão preocupados que o elefante seria morto bem diante de nós. Que guerreiro”, disse.
O vídeo mostra as leoas arranhando o elefante e até mesmo pulando sobre suas costas, enquanto ele tenta se afastar e evitá-las, mesmo estando em grande desvantagem. Incrivelmente, o animal – que os turistas e guias do safári apelidaram de Hércules – escapa ileso, de acordo com site da empresa.
Segundo Joyce Poole, cofundador da organização sem fins lucrativos Elephant Voices e um explorador da National Geographic, o paquiderme não deve ter mais de dez anos de idade, estando provavelmente na faixa entre sete e oito anos. Ele explica que, normalmente, os elefantes são mesmo a espécie dominante e espantam leões muito facilmente.
“Em Botswana, eu sei de alguns bandos [de leões] especializados em elefantes”, relata o pesquisador, que trabalha no leste africano. “Eu acho que é uma espécie de cultura entre os leões que pode começar em determinadas áreas. Eles tendem a se concentrar nesses elefantes imaturos”.
Poole explica que não acredita que o bando fosse capaz de atacar um adulto ou atacar este animal em particular se ele estivesse integrado em grupo. Porém, ele não tira o crédito de Hércules. “Aquele elefante quase foi para as cucuias. Elas estavam [definitivamente] tentando matá-lo”, garante. Para o explorador, o que salvou a vida do elefante foi ter se refugiado na água.
Confira o vídeo completa abaixo: [National Geographic]