Vídeo viral revela como deixar uma lata de refrigerante totalmente transparente

Por , em 22.05.2019

Apesar de 180 bilhões de latas de alumínio serem consumidas a cada ano, aposto que muitas pessoas desconhecem um fato básico sobre elas: os fabricantes cobrem seus interiores com plástico.

Oi?! Por quê?

Para proteger a bebida do alumínio, e também proteger o alumínio da bebida. Ao isolar a bebida da lata de metal, o revestimento evita que ácidos e outros produtos químicos do refrigerante corroam o alumínio, ao mesmo tempo impedindo que o alumínio interaja com o líquido e afete seu sabor.

Ok, isso é um pouco frustrante – qual o ponto de trocar plástico por metal se há plástico no metal? Pelo menos esse “segredo” permite que um truque muito legal seja realizado.

O vídeo

Diferentes fabricantes usam diferentes revestimentos de polímero ou epóxi para essa finalidade, mas todos podem ser revelados dissolvendo o alumínio do lado de fora.

Um vídeo viral da empresa de educação científica MEL Science revela como é fácil fazer isso.

É importante deixar claro, contudo, que você não deve tentar isso em casa – a técnica envolve um produto químico perigoso. Além disso, produz muita fumaça e requer uma área muito bem ventilada (não, um exaustor não dá conta).

Conforme podemos ver na filmagem, para desmascarar o plástico da lata de alumínio, tudo que precisamos é de uma lixa grande, um produto químico contendo solução de hidróxido de sódio ou potássio, uma vareta de madeira e um grande recipiente de vidro, além de equipamentos de proteção, incluindo luvas, óculos e uma máscara.

Primeiro, você lustra a superfície externa da lata com a lixa, até que sua tinta seja removida e você fique com um cilindro prateado brilhante. Depois, você abre a lata e usa a vara de madeira para suspendê-la no recipiente de vidro. O produto químico é então colocado dentro do recipiente, cercando a lata.

Depois de mais ou menos duas horas, o alumínio deve se dissolver completamente, deixando para trás o que quase parece uma ilusão de ótica: um cilindro de refrigerante transparente.

O revestimento de plástico, como é possível perceber no vídeo, é fino. Embora sirva para impedir que a bebida fique com gosto metálico, depois da experiência, ela não pode mais ser consumida, uma vez que pode estar contaminada por produtos químicos.

Tá, mas esse revestimento de plástico aí… É mesmo uma coisa boa?

O uso de certos plásticos nesses revestimentos tem sido causa de preocupação científica, com algumas pesquisas sugerindo que latas revestidas com BPA poderiam estar ligadas a problemas de saúde.

Por essa razão, grande parte da indústria tem procurado alternativas, embora algumas empresas, incluindo a mais óbvia fabricante de refrigerantes, ainda utilizem a substância potencialmente tóxica.

O BPA tem sido acusado, entre outras coisas, de causar impotência, diminuir a fertilidade e estar associado à obesidade de adultos, o que o colocou na lista vermelha de produtos nocivos à saúde. O Brasil já proibiu seu uso na fabricação de mamadeiras infantis, por exemplo. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 4,58 de 5)

Deixe seu comentário!