10 distúrbios do sono que transformam qualquer sonho em pesadelo

Publicado em 16.02.2011

Dormir é um tempo precioso. Todo mundo precisa de descanso, e quanto mais dormimos, mais sono temos. Pena que isso não é verdade para todo mundo: quando as fronteiras das fases do sono são distorcidas por um distúrbio, dormir pode ser simplesmente assustador. Confira 10 transtornos que fazem a noite de pessoas da vida real ser pior do que as de filme:

1) Distúrbio do pesadelo

Provavelmente todo mundo já teve pelo menos um pesadelo na vida. Mas quando o pesadelo passa do simples aborrecimento ocasional para o terror de quase todas as noites, seu problema pode ser transtorno de pesadelo. Pessoas com transtorno de pesadelo acordam frequentemente em um suor frio, com memórias vivas de sonhos horríveis. Tais pessoas podem temer o sono. Entretanto, estresse e a privação do sono são as principais causas de pesadelos, assim como alguns medicamentos. Em casos graves, aconselhamento ou sedativos podem ser necessários para aliviar a ansiedade subjacente aos sonhos ruins.

2) Sonambulismo

15% dos adultos ocasionalmente levantam-se e andam durante seu sono. Em crianças, esse número é ainda maior. Ninguém sabe o que faz de alguém um sonâmbulo, mas o estresse e distúrbios do sono são muitas vezes fatores, assim como a genética: parentes próximos de sonâmbulos têm 10 vezes mais chances de serem sonâmbulos que a população geral. Os sonâmbulos muitas vezes navegam com facilidade e são capazes de abrir portas e mover mobílias. Acordar um sonâmbulo não lhes fará mal nenhum, mas o sonambulismo em si pode ser perigoso. Um estudo de 2003 concluiu que 19% dos adultos sonâmbulos se feriram durante suas incursões noturnas. A queda é o maior perigo, por isso, especialistas recomendam que as pessoas com sonâmbulos em casa sejam cuidadosos e atentos.

3) Síndrome da cabeça explosiva

Apesar do nome, esse transtorno não envolve nenhuma real explosão. O distúrbio ocorre durante o início do sono profundo, quando a pessoa é acordada subitamente por um barulho agudo muito alto. Estes ruídos variam de pratos quebrando a explosivos. A pessoa ouve as explosões como se elas originassem ao lado ou dentro de sua própria cabeça. Não há dor envolvida, ou perigo. Os médicos não sabem o que provoca a síndrome, mas sabem que não é associada com qualquer doença grave.

4) Alucinações sonolentas

Ver coisas estranhas nos sonhos é normal, mas e quando não estamos sonhando? As alucinações hipnagógicas ocorrem durante a transição da vigília para o sono (logo após a nossa cabeça bater no travesseiro). E as alucinações hipnopômpicas ocorrem durante o processo de despertar. As pessoas relatam ouvir vozes, sentir sensações fantasmas e ver pessoas ou objetos estranhos em seus quartos, bem como insetos ou animais rastejando nas paredes. Alucinações relacionadas ao sono são mais comuns em pessoas com narcolepsia. Enquanto a visitação ocasional fantasmática não é nada para se preocupar, se as alucinações forem acompanhadas por sonolência diurna e perda do controle muscular, os especialistas recomendam que se consulte um médico.

5) Terror noturno

Gritos frenéticos e pânico: o terror noturno ganhou esse nome por justa causa. Ao contrário dos pesadelos, que surgem durante o sono REM, os terrores noturnos ocorrem durante o sono não-REM, geralmente no início da noite. Eles são mais comuns em crianças. A pessoa no meio de um terror pode, de repente, sentar-se ereto, olhos abertos, embora não esteja realmente acordada. A pessoa muitas vezes grita e não pode ser despertada ou consolada. Em alguns casos, o terror noturno se mistura com sonambulismo. Pais já relataram crianças vagando pela casa em um estado de pânico. Após 10 ou 15 minutos, a pessoa geralmente volta ao sono, e a maioria não lembra sobre o episódio na manhã seguinte. A causa do terror noturno é um mistério, mas sono, febre irregular e estresse podem desencadeá-lo. Felizmente, os terrores geralmente desaparecem com a idade.

6) Paralisia do sono

Durante o sono REM, músculos voluntários do corpo tornam-se imóveis. Essa paralisia temporária impede as pessoas de agir. Às vezes, porém, a paralisia persiste mesmo depois que a pessoa acorda. Pior ainda, a paralisia do sono muitas vezes coincide com alucinações. Um estudo de 1999 constatou que 75% dos estudantes universitários que tinham experimentado paralisia do sono relataram alucinações simultâneas. E as alucinações, quando ocorrem com a paralisia, não são nenhum parque de diversões. As pessoas comumente relatam sentir uma presença maligna, juntamente com um sentimento de ser esmagado ou sufocado. Isso tem criado lendas por todo o mundo, desde fantasma e demônios pressionando e prendendo as pessoas até episódios alienígenas que podem ser explicados pela paralisia.

7) Transtorno do comportamento do sono REM

O distúrbio do comportamento do sono REM ocorre quando o cérebro não dá devidamente o sinal para o corpo ficar parado durante o sono REM. Quando isso acontece, as pessoas “atuam” seus sonhos. Elas podem gritar, socar e chutar, e até mesmo sair da cama e correr ao redor. Quando despertam, elas geralmente se lembram dos seus sonhos, mas não de se mover. Dada a violência dessas explosões, acidentes são comuns. O transtorno do comportamento do sono REM ocorre com mais frequência entre idosos, e pode ser um sintoma do mal de Parkinson, uma doença neurológica degenerativa. Os médicos costumam tratar o distúrbio com medicamentos que reduzem o sono REM e relaxam o corpo.

8 ) Síndrome da alimentação noturna

O que acontece quando você se esforça para não comer nada acordado, mas enche a pança quando está dormindo? Pessoas com distúrbios alimentares relacionados ao sono costumam comer à noite, apenas para acordar na manhã seguinte com pouca ou nenhuma lembrança do evento. Alguns correm riscos picando ingredientes ou ligando o fogão. Outros comem comida crua, como alimentos congelados ou manteiga. O transtorno é pouco compreendido, mas, como o sonambulismo, ocorre durante o sono não-REM. Drogas que aumentam a dopamina, um neurotransmissor associado à recompensa e prazer, podem ajudar a parar o lanche noturno inconsciente.

9) Sonambulismo sexual

Descrito pela primeira vez em um estudo de caso de 1996, o sonambulismo sexual pode variar de irritante (altos gemidos sexuais) a masturbação autodestrutiva e crimes (agressão sexual ou estupro). Em pelo menos cinco casos controversos, homens têm sido absolvidos da acusação de agressão sexual argumentando que eles estavam dormindo durante o ataque. A maioria das pesquisas sobre sonambulismo sexual envolveu estudos de caso de pequeno porte. O maior estudo, uma pesquisa com 219 pessoas que disseram que sentiram o sexo durante o sono, é limitado por se basear em auto-relatos. Mesmo assim, o estudo sugeriu que privação do sono, estresse, álcool, drogas e contato físico com um parceiro desempenham um papel na doença, ainda que ninguém saiba por que algumas pessoas respondem a estes eventos com comportamento sexual.

10) Insônia

A insônia, ou incapacidade de adormecer, pode causar irritabilidade e falta de concentração durante o dia. A privação do sono a longo prazo pode ser perigosa. Ela tem sido associada com obesidade, pressão alta e ataques cardíacos, entre outros sintomas desagradáveis. A condução sonolenta causa mais de 100 mil acidentes de carro e 1.550 mortes a cada ano. Se você ficou com medo dos outros 9 itens dessa lista, pense que pelo menos você estava dormindo. A boa notícia é: a maioria dos transtornos responde a tratamentos, e ter um não significa que você está louco. Não há uma resposta freudiana para a resolução destes problemas; existe uma razão fisiológica para os distúrbios, e procurar um médico é uma maneira simples de resolver seu incômodo. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

101 Comentários

  1. Tenho um tipo de pesadelo desde criança que eu nunca consigo lembrar, mas eu me bato muito, principalmente as pernas no colchão e só passa quando minha mãe me acorda. Achava que era a síndrome das pernas inquietas, mas este transtorno parece ser diferente do que eu tenho. Seria algum tipo de exceção?

    Thumb up 0
  2. Porque ocorre estes tais Distúrbio do pesadelo ?
    dos 10 Distúrbio citado a acima, eu já sofri pelo menos uns 4, quando dormia, geralmente na hora não me lembrava do acontecido, mas depois de um tempo ficava claro que era apenas um pesadelo, onde quero chegar e o porque que ocorreu tais fatos comigo ?

    Thumb up 2
  3. Nossa era muito horrível eu tinha pesadelos todas as noites, pesadelos com espíritos malignos, fantasmas, bonecos possuídos… Pesadelos que dariam ótimos filmes de terror, o último foi que eu tinha uma amiga e fomos visitar seus pais, em sua casa porque a gente fazia faculdade e moravamos longe, quando chegamos lá, descobrimos que eles foram brutalmente assassinados por 5 assassinos era o que o povo falava, mas quando chegava no portão da casa eu sentia uma presença maligna, e tinhas visões no meu sonho de como tinha acontecido a morte… Eu não queria entrar na casa pq o pai dela era um fantasma maligno, então puxei minha amiga e saímos correndo… Depois que estávamos longe e despreocupadas, alguma coisa puxava ela pelas pernas e eu ficava desesperada quando olhava pra ela pq na verdade ela era meu filho de 2 anos, ai eu comecei a ficar desesperada, segurei ele e comecei clamar a Deus, ai consegui acordar mas foi muito desesperador. Também tinha pesadelos e quando acordava deles eu abria os olhos e via espíritos ruins perto de mim querendo mim pegar era horrível, hj já não tenho tantos pesadelos graças a Deus pq eu estava ficando paranoica, confundia o sonho com.realidade, ainda hj tenho medo do escuro, tenho 20 anos… Mas eu tinha medo de tudo qualquer barulho estranho principalmente a noite me causava pânico.

    Thumb up 3
  4. Oie gente!
    Minha irmã sofre de apatia, a única coisa q ela sente elem de sofrimento e dor é o medo… e td as noites ando percebendo q ela acorda encharcada de suor e tremendo de medo… Perguntei a ela oq anda acontecendo e ela me respondeu q ela tem tendo pesadelos todas as noite, pergunto oq ela sonha e ela me disse q sente algo maligno, ela diz como se fosse observada o tempo td nos seu pesadelos e em tds os seus pesadelos ela esta sendo perseguida, fica se escondendo e é td mt cheio de sangue… Quando ela era pequena sofreu de abuso sexual e tinha alucinações sonolentas, ela dizia q via alguem ao lado dela a observando e algo q ela n sabia oq era cair do teto ela tentava pegar e n conseguia… As vezes ela acordava berrando e gritando socorro e chorando mt… Hj ela n consegue dormir direito com medos de seus sonos… e como ela tem apatia, ela me disse q nos seu pesadelos ela se sente viva, pq é o unico lugar q ela realmente sente algo, nem q seja só terror, medo, angustia e desespero… Na minha opinião,eu acho q isso é apenas uma forma de repor alguns sentimentos q ela n tem em seu dia a dia… Estou mt preocupada por ela, ela nem deve ligar pra isso, mas eu gostaria de saber oq vcs acham disso…
    Tchau, Obrigada. :D

    Thumb up 2
  5. Sonho por algum motivo triste e começo a chorar, mas não consigo completar o choro, pois algo me sufoca e me tira a respiração!
    Acordo com a garganta seca e com muito medo de morrer…
    Alguém já teve um sonho assim? Pois eu tenho sempre!

    Thumb up 3
  6. Eu tenho a paralisia do sono frequentemente com alucinações terríveis,(Ex: não consigo me mexer nem falar, apenas vejo tudo ao meu redor e já vi a morte, já vi tipo a garota do chamado subindo na minha cama, mas quando ela subia eu consegui me mexer, pisquei e ela sumiu, entre outras pavorosas…) devo procurar um psiquiatra ou qual médico?

    Thumb up 12
    • Viviane temos mesma coisa isso se chama Narcolepsia o normal da paralisia de sono é uma ou duas vezes na vida se vc tem mais do que isso vc e eu sofremos de Narcolepsia pq temos repetidamente!!!

      um dia vi uma mulher rindo em cima de mim de cabelos negros e me enforcando mo peso em cima de mim sufocado se acontecer isso novamente relaxa e fecha os olhos e força os braços como eu disse e eu vi uma mulher com os juelho dos lados dos meus braços apertando por isso não da pra se mover !!! por issso forçe os braços pra direita e depois fecha os olhos

      Thumb up 2
  7. eu ja tive o 1 disturbio pesadelos,2 sonanbulismo,5 terror noturno,10 insoniia…. agr eu so tenho o terror noturno as vezes e td dia eu tenho insoniia.. akabei nao tendo mais sonanbulismo e disturbio pesadelos loko dps q eu combati meus medo nao sei como so sei q eu nao tenho mais medo…

    Thumb up 0
  8. Eu tenho paralisia do sono e estalo na cabeça quando volto a mim. É agoniante, parece que nunca mais voltarei, mas aí começo a balançar os pés, depois as pernas e volto a me controlar. Parece que estava fora do corpo, somente a minha consciência e sempre depois de um sonho assustador envolvendo o além vida, mas o último que tive, foi um sonho bom, eu vendo um lindo por do sol entre colinas verdes e algumas crianças correndo e brincando

    Thumb up 2
    • Ah. E sempre no fim desses bons sonhos aparecem melodias musicais maravilhosas que nunca ouví antes e que não existem aqui. Pena que no decorrer do dia eu sempre esqueço dessas melodias…

      Thumb up 0
    • Eu tenho paralisia do sono as vezes, sinto algo me sufocando e um forte estalo na cabeça quando começo a despertar, é horrível.

      Thumb up 0
  9. Olá, bom o meu caso também é apavoroso. Se eu dormir em algum quarto totalmente escuro, eu começo á gritar dormindo, e ás vezes se eu tiver dormindo, eu sonhar que estou batendo em algo ou em alguém, se alguma estiver dormndo ao meu lado, eu do socos ! des dá minha infâcia eu tenh essas coisas, e sinceramente é HORRIVÉL ! Eu tenho pavor de escuro .. não tem problema se tipo, uma das lâmpadas estiverem apagda, e á outra acessa ! O problema é se ficar totalmente escuro ! sei lá, na maioria das vezes sinto algo ou alguém perto de mim, é ruim essas sensações !

    Thumb up 5
  10. eu tenho narcolepsia.é ruim sonha com insetos eu to dormindo não faz muito tempo.Eu tava dormindo sonhei com vários ovos pequenos na minha cama é percebi que a pessoa não tem controle do que ta fazendo é como cê sua mente ti vesse vazia como eu fiz peguei os coberto é coloquei embaixo na da cama joguei o coberto pra cama do meu irmão é também já sonhei com vírus,aranhas é um liquido que quando caio na minha cama ele foi cê tipo se reproduzindo rapidamente então eu peguei o coberto é deixei ele como uma bola.

    Thumb up 0
    • desculpe esqueci de responder.Ver coisas estranhas nos sonhos é normal, mas e quando não estamos sonhando? sim isso é verdade como falei a pessoa não tem controle de nada a mente fica como cê ti vesse vazia.

      Thumb up 0
    • desculpe não é narcolepsia e ALUCINAÇÕES SONOLENTAS só corrigindo alguém da uma ajuda.obrigado

      Thumb up 0
    • olha pessoal essa resposta é pra todos sem excessões; se a ciênçia não tem solução , e seu unico argumento é não há cura,saibam que pode ser algo de força maior; eu acredito em DEUS vemos o bem e o mal a todo instante no mundo nas pessoas e saibam de uma coisa,tenho um primo ele não é evangelico na verdade é o maior festeiro mas teve muitos problemas como mais da metade de vocês e ele recebeu o conselho de arrumar uma biblia e ler o salmo 91 todos os dias antes de dormir, e deixar a biblia aberta na pagina, ele duvidou mas fez afinal de contas o que tinha a perder, ele não sabe nada sobre biblia sobre DEUS mas ele disse que cada dia foi se tornando melhor q o outro e hoje dorme blz; eu não sei não mas há muitas coisas sem explicações, e se os cientistas soubesse de tudo pessoas não morriam de cançer . HIV , e tantas outras coisas,não sei se vcs repararam mas juntando as histórias de todos dá pra fazer um filme pior que atividade paranormal, eu acredito que se for algo espiritual, a fé em DEUS póde afastar esse mal,mas se não for não custa tentar . afinal estamos falando de uma vida sem traumas, e quão ruim é acordar depois de um pesadelo, já vcs é como se não acordassem , é como se seus pesadelos fossem sem treguas , mas aquele que habita no esconderijo do altissimo a sombra do onipotente descançará. mas se pra alguns de vocês falar isso é motivo de piadas ou maus comentários só me resta ter penas destes pois sem DEUS não somos nada e onde o mal está com certeza falta a presença de DEUS neste lugar, não me critiquem não estou dizendo pra ninguem ser crente só estou dizendo que ler o salmo 91 afasta coisas ruins, talvez vc não acredite que exista anjos ou demônios porque vc não os vê, mais saiba que eles nos rodeam de dia e noite uns nos ajudando e outros tentando nos matar. se ajudar é meu conselho se não sinto muito mas essa luta é de vcs e eu orarei por vóz que DEUS os guarde e livrem nos de todo mal.

      Thumb up 21
  11. Eu tenho paralisia de sono desde pequeno, hoje tenho 19 anos e sofro de paralisia de sono, voçês nunca irão querer sentir isso em suas vidas, sufocamento e uma dor e agunia absoluta, é como se estivesse com cada musculo do corpo amarrado, e um desespero incomun, quanto mais voçê tentar forçar, mas irá sentir dor, e ela começa fraca, e depois aumenta, fazendo com que voçê se trema, quando algum musculo começa a tremer é ai que vem a dor forte, uma dor absulutamente forte, depois o sufocamento, e quando voçê consegui acordar, voçê percebi que apenas esta tudo começando novamente, isso funciona como um ciclo, é como se não pudesse acordar nunca mais, a paralisia do sono, ela causa alucinações, tanto quanto no sonho, quanto na vida, no sonho ela funciona no meio do processo, onde voçê está durmindo, mas está olhando, é como sair do proprio corpo, voçê vê alucinações como pessoas, e um lugar totalmente diferente de onde realmente voçê está que é seu quarto, e ouvi risos, ou um barulho de batida, aconteçe rapido, é como o aumentace a velocidade do tempo………na vida real as alucinações vem quando voçÊ acorda de uma vez e levanta, assustado, então jamais irão querer ver oque eu vi, eu descobri meio de parar a paralisia do sono antes dela atacar, antes dela paralisar o corpo, existem momento que entro em desespero e faço barulho com a boca, mas são momento em que não sou eu que estou lá, a paralisia do sono para quando damos um choque cerebral, não sei nem oque é isso, é como um choque, voçê pode sentir, decendo pela espinha, arrepia muito, e doi a cabeça, os ouvidos tremem, a paralisia tem sua vantagens, ela pode fazer com que voçê veja as pessoas, as coisas, e até ouça pessoas,barulhos que estiverem perto de voçê dormindo, eu começei a perceber no colégio, quando eu jogava MMORPG’S até tarde, e ia para escola cansado e com sono, durmia na escola, mas parecia que eu nao durmia, porque eu durmindo de cabeça baixa, eu podia ver a professra falando, escrevendo, e foi o momento em que percebi que estava dormindo foi quando pude ver eu mesmo, então isso aconteçeu muitas vezes, meus amigos sabem apenas dessa parte, pois ja fizemos experimento, onde eu durmia, e eles escreviam em uma lousa um nome, coversavam longe, escondiam coisas, e eu conseguia ver, e eles me pergutavam cara, como voçÊ faz isso, e eu dizia não sei, mas nunca queiram passar por isso em suas vidas, talvez isso seja importante, pois eu procurei coisas e encotrei oque procurava……….muitos anos se passaram, eu nunca contei pra minha mãe ou para o meu pai, que eu sinto isso, apenas uma pessoas sabe disso, que é um professor de fisica que apareceu na minha vida no momento mais ilusitado, pois ele me mostrou um caminho profundamente, incrivel, minhas paralisias ainda são frequentes, mas não como antes……….esse ano vou fazer 20 anos, e sofro de paralisia do sono,trantorno do comportamento do sono e terror noturno……. estou escrevendo isso as 1:38h da madrugada, meu quarto está escuro e tenho muito medo, depois que postar isto, tudo voltara ao normal, espero não ter paralisia do sono…

    Thumb up 15
    • é bom saber, que eu não sou a única a ter isso, é sufocante mesmo… Antes pensei que estava vendo demônios ou algo assim, depois que pesquisei na internet achei esse site e várias pessoas dizendo que já teve isso… Dá até um alívio.. Mas ao mesmo tempo medo de dormir e não conseguir mais acordar.

      Thumb up 1
  12. putz eu quase sempre tenho distubio do terror noturno,minha mae sempre me diz q as vezes quando ela tenta me acordar q eu comeso a gritar coisas orriveis e etc,mas um conselho eh q se acostumem com isso pq eh quase normal.

    Thumb up 1
  13. Eu tenho pesadelos como de alguem tivesse querendo me matar, mas nao e sempre me falaram do espirito surdo e mudo. Um demonio que atormenta… Iro srmpre anted de dormir e nao aconteceu mais… Hoje minha me foi me cobrir e ela relando em mim eu dei um grito pavoroso dizendo com outra voz voce nao rela em mim aaaaaa de olhos abertos quando eu parei de gritar, senti ua levesa e meio que acorddei… To tremendo ate agr

    Thumb up 0
  14. bem eu tenho 16 anos e enquanto durmo falo muito e as vezes alto,e as vezes quando sonho que caio eu tremo,sei la e uma coisa inexplicavel]
    normal?

    Thumb up 8
  15. Todas as noites, desde a infância, sou acometida por pesadelos.
    São sonhos algumas vezes sem muito sentido, mas que me geram muita angústia, tristeza.
    Esse problema tem demonstrado seus efeito mais agora na fase adulta. Quando não me lembro do sonho que tive ainda assim acordo cansada, triste, deprimida.
    Queria muito receber ajudar para poder sonhar…. as vezes penso que não devo ser digna de sonhar.

    Thumb up 4
    • Sonhos ,muitas vezes, são reflexos da sua “realidade”. Essa tristeza e angústia, talvez, não tenha como causa os pesadelos. Os pesadelos, talvez, sejam uma das consequências junto aos sentimentos. É necessário avaliar seu dia-a-dia, fatos que ocorreram, o que se emaranha dentro de ti para ter esses pesadelos. E o cansaço vem do seu não completo relaxamento no sono, por causa da tensão dos pesadelos e etc. Não sou especialista, mas espero que isso te dê um parâmetro. E você é muito digna de sonhar coisas boas, assim como é muito digna de ser feliz…

      Thumb up 10
  16. Não me identifiquei totalmente com nenhuma dessas opções, mas tenho pesadelos todas as vezes que durmo (há tempos)… Durante o dia ou a noite, basta adormecer para ter pesadelos horríveis… Até hoje não obtive resposta para o meu problema…

    Thumb up 5
  17. Ola, tenho 26 anos e pelo que li aqui, tenho Sonambulismo, Alucinações sonolentas, Terror noturno e Transtorno do comportamento do sono REM. Quando era criança eu apenas falava enquanto dormia e as vezes acontecia de sair andando pela casa ou ficar sentado na cama mas depois voltava a dormir. Hoje tenho alucinações todos os dias, dos quais eu classifiquei por niveis, de acordo com a intensidade, indo do nivel 1 ao 8, sendo 1 o mais fraco. Hoje não durmo mais a noite, nem enquanto estiver escuro, pois os “pesadelos” sao bem piores e fica mais dificil de despertar, mas o quadro evolue a cada dia e tenho frequentemente mesmo de dia, ate mesmo os N7 e N8 que são os mais graves e raros, hoje eu tenho mesmo de dia…

    Vejo todo tipo de coisa, como animais nas paredes, na cama e no quarto em geral, também vejo coisas como demonios e pessoas, mas esses me levam a ter apenas ate o N6, no caso do N7 e N8, essas são alucinações bem mais pesadas, do qual eu me vejo em outro lugar e quase 100% do quarto eh modificado, o detalhe é que tudo isso eu vejo de olhos abertos.

    Ja me machuquei muito e as vezes vou dormir tremendo com medo do que posso ver. 90% dos N7 e N8 me levam a sair correndo do quarto, ja cheguei também a abrir a porta de casa, sair correndo e despertar no quintal. Nos N7 e N8, depois que desperto, eu mal consigo ficar de pé, pois fico passando mal de tanto que tremo e fico sem ar. Acho que vou morrer com um desses “pesadelos…”.

    Thumb up 10
    • Provavelmente vc já deve ter procurado ajuda médica.. mas se isto ainda não está resolvendo, sugiro que, adicionalmente, vc procure uma Casa Espirita séria de preferencia fialiada a FEB. Lá vc recebera orientações que serão lhe uteis.

      Boa sorte

      Thumb up 3
    • tinha os mesmos problemas q vc,lembro q as primeiras vezes,se eu conseguisse mexer só um dedo(e olha q exige muito esforço)eu despertava,depois passou a ser o braço,depois a perna,quando só a perna nao mais me despertava passei a chutar a parede e gritar para q alguem me chamasse,uma vez minha mãe ficou 5 minutos me sacudindo tentando me despertar,eu pensei q havia morrido,pois nao conseguia me despertar,as vezes,com muito esforço cheguei até me jogar da cama no chão para tentar me despertar,a cada dia q passava estava piorando,até q resolvi ir a um neurologista fiz os eletros e ele me disse q eu tinha disritmia e me receitou um remédio,o meu problema não acabou mas a frequência diminuiu bastante,uns 75%,ha 3 meses interrompi o tratamento por falta de dinheiro,eu não acreditei muito no medico,acho q a melhora q tive foi mais psicológico do q o remédio,procure um neurologista e explique sua situação,existem remédios q ajudam a melhorar principalmente o sono REM e a Paralisia do sono;

      Thumb up 3
  18. Eu queria ter uma mulher.. pra poder fazer parecido com o Fabio. Não é de Hoje eu tenho a Paralisia do sono, isso vem ocorrendo dês da minha infância… Tive vários pesadelos com monstros, demônios e me movimentava durante a noite, converçava e etc. Mas agora isso mudou a Paralisia do sono, tem noite que eu sinto uma Presença maligna.. o insquisito que isso vem de forá e não de dentro do sonho. eu no meio dos meus sonhos sinto algo maligno tipo uma sombra me envolvendo!
    é isso =/

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
computador seguranca seguro
Como deixar seu computador mais seguro

Para navegar sem pro...

Fechar