10 obras de arte controversas que utilizam animais como “tela”

Seres humanos já tendem a dar pouca escolha aos animais, forçando-os a lhe obedecerem e ficar em seus colos. Mas e quando eles são usados como telas para obras de arte? Será que isso significa ultrapassar todos os limites?

Confira 10 obras de arte controversas que utilizam animais:

10. Camelos decorados

obras de arte controversas que utilizam animais 10


Esses camelos decorados vêm da cidade de Bikaner, no noroeste Rajastão, um estado da Índia. Todos os anos, em janeiro, o governo estadual organiza um festival no qual camelos como esses são colocados em exposição. As imagens complexas são feitas usando um par de tesouras.

9. Cavalos anatômicos

CORRECTION-GERMANY-ANIMALS-HORSE-OFFBEAT
A anatomista, biomecanicista e artista Gillian Higgins usa sua habilidade e conhecimentos para pintar o esqueleto e outros sistemas no lado de fora de um cavalo. Segundo Higgins, esta é uma maneira divertida de entender mais sobre anatomia, fisiologia e condicionamento. Pode também melhorar o desempenho, o bem-estar e reduzir o risco de lesões nos cavalos.

8. Elefantes adornados

obras de arte controversas que utilizam animais 8-

obras de arte controversas que utilizam animais 8
O ato de adornar paquidermes foi elevada a uma forma de arte em um festival anual em Jaipur, na Índia. Para o evento, elefantes são vestidos com seus melhores trajes. O fotógrafo Charles Fréger viajou para Jaipur para capturar imagens desses animais em sua glória, usando pintura, pulseiras e tecidos.

7. Tartarugas com iPads


O Museu de Arte de Aspen, nos EUA, nem tinha aberto suas portas oficialmente ao público ainda quando uma de suas exposições causou uma polêmica enorme. A instalação “Moving Ghost Town”, de Cai Guo-Qiang, contaria com três tartarugas africanas que passeavam em torno de uma galeria, cada uma com dois iPads afixados em seu casco. Os aparelhos exibiam vídeos de cidades fantasmas locais. O museu reivindicou que a obra cultivava uma abordagem específica da cultura e história, mas ativistas de direitos animais rebateram o discurso como puro e simples abuso de animais.

6. Caracóis com grafite


Caracóis com arte na forma de grafite foram vistos vagando por Londres. Eles foram pintados pelo artista Slinkachu para um projeto de 2008 chamado “Inner City Snail – a slow-moving street art project” (em português, algo como “Caracol Cidade Interna – um projeto de arte de rua lento”). As conchas dos moluscos foram preenchidas com desenhos urbanos. Slinkachu fez questão de salientar que utilizou tintas não tóxicas.

5. Vacas com corpos pintados

obras de arte controversas que utilizam animais 5
Em uma tentativa de aumentar a conscientização sobre a seca que devastou a comunidade rural no sul da Austrália, a artista de pintura corporal Emma Hack pintou um rebanho de vacas para fazer uma série de fotos. Brincando com cores e formas, ela criou ilusões de óptica em alguns dos animais, fundindo-os com a paisagem. Imagens de pássaros, asas e até um relógio de Dalí foram pintadas nas vacas, que tornaram-se obras de arte em movimento. Parte da renda das vendas de suas fotografias foram destinadas à South Australian Farmer’s Federation (Federação dos Fazendeiros do Sul da Austrália).

4. Porcos tatuados

obras de arte controversas que utilizam animais 4
Wim Delvoye, um artista belga, faz tatuagens em porcos vivos. O tatuador é vegetariano e usa os animais apenas para obras de arte. Delvoye não se considera apenas um artista, mas também um “provocador” (que também deve ser provocado por ativistas dos direitos animais).

3. Vacas pulverizadas com spray

obras de arte controversas que utilizam animais 3
De 18 a 21 julho de 2003, Banksy (famoso artista de rua britânico, cujos trabalhos em estêncil são considerados manifestações) organizou uma exposição em um armazém de Londres chamada “Turf War”. Esta exposição continha vacas sendo pintadas com spray ao vivo e, como seria de se esperar, muitos grupos de direitos dos animais entraram em guerra com a apresentação. Um ativista até se acorrentou ao armazém.

2. Poodles enfeitados


Para a maioria dos donos de cães, cuidar de seus bichos envolve ocasionalmente aparar seus pelos e talvez colocar um lacinho extravagante em suas cabeças. Para outros, é muito mais do que isso, como mostrou o fotógrafo Ren Netherland, que viajou por todo os EUA para visitar convenções de cães poodles enfeitados de diferentes formas. Alguns proprietários usam tintas permanentes para colorir seus animais de estimação.

1. Gatos tatuados


Uma nova tendência preocupante surgiu na Rússia: donos de gatos tatuam seus felinos com elaborados desenhos coloridos. Uma jovem russa, Oksana Popova, colocou seu gato raro sem pelo Mickey sob anestesia geral durante três horas para fixar no seu peito uma imagem de Tutancâmon. O tatuador Anatoly Keksel foi quem executou o trabalho no seu salão TattoonHamon, na Rússia. [Oddee]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “10 obras de arte controversas que utilizam animais como “tela””

Deixe uma resposta