Por que cada país tem uma @&#¨)! de tomada elétrica diferente?

Por , em 3.11.2009

Basta você viajar para perceber a quantidade de plugues diferentes no mundo. Se você compra um carregador de telefone no aeroporto na Flórida, não poderá utilizar quando seu voo aterrissar na França. Se você comprar um adaptador para o seu carregador em Paris, você não pode utilizar quando seu trem chegar na Alemanha. Porém, você pode utilizar o seu adaptador em Cingapura e em partes da Nigéria. Porém, não se pode esquecer de comprar um conversor para converter para 240 volts ou seu equipamento pode até explodir.

» Eletricidade sem fio: O futuro no presente

A história da separação das voltagens começou com as experiências de Thomas Edison com a corrente contínua (D.C.) nos anos de 1.800, quando começaram os primeiros pedidos por eletricidade. Porém, começaram a ter problemas habituais de quedas de tensão na transmissão para longas distâncias. Todavia, quando Nikola Tesla inventou meios de transmissão interurbana com poder da corrente alternada (C.A.), criando uma competição direta com a tecnologia de Edison.

Para o avanço da eletricidade, a corrente alternada era a única opção. A Westinghouse Eletric, primeira companhia a comprar as patentes de Tesla para transmissão de energia foi estabelecida em um padrão simples: 60Hz e 110v. Na Europa — em especial na Alemanha — a companhia chamada BEW resolveu ir mais além  e estabeleceu uma freqüência de 50Hz com tensões de até 240v. Dessa forma, o padrão de 240 começou a se espalhar lentamente no resto do continente.

Cada região começou a adotar seu próprio plugue e difundi-lo para outras regiões. Atualmente, existem 9 tipos de plugues diferentes. De acordo com Gabriela Ehrlich chefe de comunicação da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), várias tentativas de unificação foram realizadas, mas “todos investiram em seu próprio sistema, é difícil escolher um”.

» Cemitério gera eletricidade na Espanha

Mas o IEC não abandonou completamente a esperança, incrementando um plugue padrão. Na década de 80, foi difundido o plugue do IEC 60906 voltado para os países 240v. Criaram também um para os países 110-120v, que se utiliza até hoje nos Estados Unidos. O Brasil é o único país que está adotando o IEC 60906. [Gizmodo]

1 comentário

  • Manuel Bravo:

    Isso tem a ver com o monopólio comercial, para evitar a importação de modelos de outros fabricantes ou garantias de segurança do produto.

Deixe seu comentário!