Os 10 sapos mais esquisitos do mundo

Publicado em 11.07.2009
1. Sapo Arco-Íris – adorado como um Deus na Índia

sapo estranho

Centenas de pessoas se aglomeram na casa de Reji Kumar, na Índia, para rezar e pedir milagres.

Quando Reji, de Thiruvananthapuram, na capital de Kerala, no sul da índia, avistou o sapo pela primeira vez, era fascinantemente branco.

Depois mudou para amarelo e depois para cinza. O sapo que muda constantamente de cor é venerado com um Deus.

2. Perereca de vidro

sapo estranho

Hyalinobatrachium pellucidum, também chamada como rã de vidro ou cristal, pois é completamente transparente. Não é nenhuma novidade, mas está definitivamente em extinção, então é a queridinha dos ambientalistas.

3. Sapo Atelopus

sapo estranho

Esse sapo é conhecido por diversos nomes tais como sapo palhaço ou sapo Harlequim da Costa Rica. Não importa como se chama, é neo-tropical e vive pela Costa Rica e Panamá. As espécies listadas estão em risco e vivem hoje basicamente no Panamá.

4. O menor sapo do mundo

sapo estranho

De uma forma geral, altitude alta significa animais grandes. Mas a menor espécie de sapo conhecida do mundo mora nas alturas das Montanhas do Andes, no Peru.

5. O maior sapo do mundo

sapo estranho

A rã-golias ou Conraua goliath é um dos maiores anfíbios da terra. Pode crescer até 33 cm do comprimento, e pesar 3kg. Esse animal vive em um habitat relativamente pequeno, principalmente na África Ocidental (perto de Gabon). Essa espécie pode viver até 15 anos, e se alimenta de escorpiões, insetos e rãs/sapos menores. Elas podem escutar, mas não coaxam.

6. Rã dourada de Madagascar

sapo estranho

A sugestão do nome é em função do dorso laranja/vermelho. Essas rãs são pequenas com 2,5 cm de comprimento. É uma rã terrestre e nativa do Madagascar.

7. Rã da Flecha Venenosa

sapo estranho

Essa rã é nativa da América Central e do Sul, possui a cor azul safira e é da família Dendrobatidae. Diferente de outras rãs, essas são espécies ativas no dia de hoje, e exibem uma cor brilhante em seu corpo.

As dendrobatids são tóxicas, sendo que os níveis de toxicidade são variáveis entre as espécies, e de uma população para outra.

Muitas espécies estão em risco. Esses anfíbios são constantemente chamados de “rãs flechas”, devido aos ameríndios que usavam suas secreções tóxicas para envenenar suas flechas e caçar animais maiores.

8. Sapo de Chifre

sapo estranho

Esse sapo pode crescer até 15 cm e habitar o Uruguai, Brasil e norte da Argentina. Mesmo dando a impressão de ser parado, é rápido para dar o bote em lagartos, roedores pequenos, pássaros ou outras rãs.

9. Sapo Leopardo

sapo estranho

O Sapo Leopardo do Norte é considerado uma espécie incomum, crescendo até 9 cm. Seu dorso tem uma coloração de marrom a verde escuro com manchas circulares com bordas claras.

10. Rã musgo vietnamita

sapo estranho

A Theloderma corticale ou rã musgo vietnamita é da família Rhacophoridae. É encontrada no Vietnã e possivelmente na China. Seu habitat natural é subtropical ou florestas tropicais úmidas. O nome popular da rã musgo surgiu pelo fato dela ter a pele pintada de verde e preto que lembra musgo, servindo também como camuflagem. Algumas pessoas têm essa rã como bicho de estimação, o preço dela é de U$45 a U$75.

[Oddee]

Autor: Sergio de Souza

1. Só uma correção: A rã transparente foi criada por cientistas japoneses, sendo assim não está em extinção, já que não existe naturalmente. :)

• Acho que você misturou um pouco as informações. A rã de vidro é um animal natural, encontrado no Equador. Cientistas japoneses, devido a sua pele transparente, criam essa espécie em cativeiro para utilização em pesquisas de tumores.

• Na verdade, as pererecas de vidro estão reunidas na família Centrolenidae e, atualmente são conhecidas 149 espécies no mundo todo. Só aqui no Brasil são reconhecidas 13 espécies. Informação importante: a espécie citada no texto, “Hyalinubatrachium pellucidum”, não está em extinção. De acordo com a lista da IUCN esta espécie está em risco de extinção, na categoria “em perigo”. =)

2. eu adoro sapos… eu em casa tenho uma coleção de sapos de peluche… adorei saber que haviam especies que nem imaginava, como o maior sapo do mundo, o sapo transparente e acho que é o sapo boi. ADOREI mesmooo. nao sei como há pessoas que tem medo de sapos. Eles nao fazem mal a ninguem e quem tem nojo nao chega perto deles. FACIL!!!

• sao lindissimos

• são animais lindos, não tem pq sentir nojo.. sinta nojo de pessoas que matam esses seres por puro prazer =))))

• ola sou anonimo e gosto muito de sapo eu consigui alabora 1 projeto de leva sapos pra estuda entra no meu facebook na minha pagina fala sobre sapos

3. COMO VOCES TEM CORAJEM DE CHEGA PERTO DE UM SAPO.APOSTO QUE ELE E FEDORENTO,FERIO E O PRINCIPAL NOGENTO MUUUUUITOOOOOOO NOGENTO.

• Bom, tem gente que chega perto de você, não é? Pergunte a eles a sensação do nojo, hehe. Pessoas assim não deviam existir…

4. gostei d ver as pessoas que eu mais amo no mundo!!!
    parentes da minha mulher inclusive a minha sogra kkkkkkkk…..