Os 10 sapos mais esquisitos do mundo

Publicado em 11.07.2009

1. Sapo Arco-Íris – adorado como um Deus na Índia

sapo estranho

Centenas de pessoas se aglomeram na casa de Reji Kumar, na Índia, para rezar e pedir milagres.

Quando Reji, de Thiruvananthapuram, na capital de Kerala, no sul da índia, avistou o sapo pela primeira vez, era fascinantemente branco.

Depois mudou para amarelo e depois para cinza. O sapo que muda constantamente de cor é venerado com um Deus.

2. Perereca de vidro

sapo estranho

Hyalinobatrachium pellucidum, também chamada como rã de vidro ou cristal, pois é completamente transparente. Não é nenhuma novidade, mas está definitivamente em extinção, então é a queridinha dos ambientalistas.

3. Sapo Atelopus

sapo estranho

Esse sapo é conhecido por diversos nomes tais como sapo palhaço ou sapo Harlequim da Costa Rica. Não importa como se chama, é neo-tropical e vive pela Costa Rica e Panamá. As espécies listadas estão em risco e vivem hoje basicamente no Panamá.

4. O menor sapo do mundo

sapo estranho

De uma forma geral, altitude alta significa animais grandes. Mas a menor espécie de sapo conhecida do mundo mora nas alturas das Montanhas do Andes, no Peru.

5. O maior sapo do mundo

sapo estranho

A rã-golias ou Conraua goliath é um dos maiores anfíbios da terra. Pode crescer até 33 cm do comprimento, e pesar 3kg. Esse animal vive em um habitat relativamente pequeno, principalmente na África Ocidental (perto de Gabon). Essa espécie pode viver até 15 anos, e se alimenta de escorpiões, insetos e rãs/sapos menores. Elas podem escutar, mas não coaxam.

6. Rã dourada de Madagascar

sapo estranho

A sugestão do nome é em função do dorso laranja/vermelho. Essas rãs são pequenas com 2,5 cm de comprimento. É uma rã terrestre e nativa do Madagascar.

7. Rã da Flecha Venenosa

sapo estranho

Essa rã é nativa da América Central e do Sul, possui a cor azul safira e é da família Dendrobatidae. Diferente de outras rãs, essas são espécies ativas no dia de hoje, e exibem uma cor brilhante em seu corpo.

As dendrobatids são tóxicas, sendo que os níveis de toxicidade são variáveis entre as espécies, e de uma população para outra.

Muitas espécies estão em risco. Esses anfíbios são constantemente chamados de “rãs flechas”, devido aos ameríndios que usavam suas secreções tóxicas para envenenar suas flechas e caçar animais maiores.

8. Sapo de Chifre

sapo estranho

Esse sapo pode crescer até 15 cm e habitar o Uruguai, Brasil e norte da Argentina. Mesmo dando a impressão de ser parado, é rápido para dar o bote em lagartos, roedores pequenos, pássaros ou outras rãs.

9. Sapo Leopardo

sapo estranho

O Sapo Leopardo do Norte é considerado uma espécie incomum, crescendo até 9 cm. Seu dorso tem uma coloração de marrom a verde escuro com manchas circulares com bordas claras.

10. Rã musgo vietnamita

sapo estranho

A Theloderma corticale ou rã musgo vietnamita é da família Rhacophoridae. É encontrada no Vietnã e possivelmente na China. Seu habitat natural é subtropical ou florestas tropicais úmidas. O nome popular da rã musgo surgiu pelo fato dela ter a pele pintada de verde e preto que lembra musgo, servindo também como camuflagem. Algumas pessoas têm essa rã como bicho de estimação, o preço dela é de U$45 a U$75.

[Oddee]

Sergio de Souza

1. Só uma correção: A rã transparente foi criada por cientistas japoneses, sendo assim não está em extinção, já que não existe naturalmente. 🙂

• Acho que você misturou um pouco as informações. A rã de vidro é um animal natural, encontrado no Equador. Cientistas japoneses, devido a sua pele transparente, criam essa espécie em cativeiro para utilização em pesquisas de tumores.

• Na verdade, as pererecas de vidro estão reunidas na família Centrolenidae e, atualmente são conhecidas 149 espécies no mundo todo. Só aqui no Brasil são reconhecidas 13 espécies. Informação importante: a espécie citada no texto, “Hyalinubatrachium pellucidum”, não está em extinção. De acordo com a lista da IUCN esta espécie está em risco de extinção, na categoria “em perigo”. =)

2. eu adoro sapos… eu em casa tenho uma coleção de sapos de peluche… adorei saber que haviam especies que nem imaginava, como o maior sapo do mundo, o sapo transparente e acho que é o sapo boi. ADOREI mesmooo. nao sei como há pessoas que tem medo de sapos. Eles nao fazem mal a ninguem e quem tem nojo nao chega perto deles. FACIL!!!

• sao lindissimos

• são animais lindos, não tem pq sentir nojo.. sinta nojo de pessoas que matam esses seres por puro prazer =))))

• ola sou anonimo e gosto muito de sapo eu consigui alabora 1 projeto de leva sapos pra estuda entra no meu facebook na minha pagina fala sobre sapos

3. COMO VOCES TEM CORAJEM DE CHEGA PERTO DE UM SAPO.APOSTO QUE ELE E FEDORENTO,FERIO E O PRINCIPAL NOGENTO MUUUUUITOOOOOOO NOGENTO.

• Bom, tem gente que chega perto de você, não é? Pergunte a eles a sensação do nojo, hehe. Pessoas assim não deviam existir…

4. gostei d ver as pessoas que eu mais amo no mundo!!!
    parentes da minha mulher inclusive a minha sogra kkkkkkkk…..

5. oi meu nome e luiza e eu tenho 10 anos. Gostei muito embora nao tivesse o sapo que eu queria,
    bom mas mesmo asim achei os sapos muito legais,
    agora acho mesmo que encontrei uma nova especie de sapo
    estava em duvida, sera q ja eziste uma especie de sapo de duas pernas???

• Hã, como posso te explicar…
      o sapo, quando nasce, é um sapo sem pernas com uma cauda, conforme vai crescendo ele vai criando as outras pernas, por isso ele só tem 2, esse que você achou.

6. gOSTAMOS DOS EXEMPLARES EXPOSTO MAIS O MAIOR SAPO DO MUNDO NÃO SE COMPARA COM O SAPO ENCONTRADO NA MALASIA SEMANA PASSADA QUE TEM O TAMANHO DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS E PESA 20KG, PENSO EU QUE ISSO SEJA VERDADE,OK!

7. Gostei pra caramba!
    Como é lindo a natureza, mas de que esses bichos fazem parte dela,se torna mas incrivel!
    muito massa!

• Verdade Vitor, e ainda tem gente que sente nojo. É o cúmulo da ignorância!

8. nossa eu me surpreendi com o sapo maior do mundo (o menor eu ja tinha visto),sapo de chifre e rã transparente ahh eu me surpreendi com todos rsrs !

9. olha eu achei muito interessante na verdade eu nem estaria entrando nesse sita mas tive que fazer um trabalho de ciências e tive que proucurra algo que mostrasse tinha por tintim dos anfibios e achei………..
    muito intereçante se bem que eu nem sabia que existia esses sapos e rã

10. Tenho um blog de animais e juro colocar isso!
    Se quiser ver o endereço é: tudodebichos.blogspot.com

• esses sapos sao mesmo estranhos pois eu fiquei inpressionado quando eu vi essas imagens

11. Adorei muititcissicissicimo essa reportagem e espero que esse BLOG continue assim sempre
    GOSTEI MUITO!!!!!!

12. O site é bem legal e interessante para quem como eu, gosta de ciências e é curioso para aprender sempre mais e mais. Não gosto de sapos na verdade detesto e morro de medo imagina só um desses pulando pertinho vc. Meu que medo!!!!

13. Estou a elaborar uma cartolina sobre a vida da rã-golias (a maior do mundo) e achei curioso a diversidade de anuros estranhos!!

14. Adorei o site, nunca imaginei que existissem tantas expecies de sapos. Super Fofos !
    Parabéns 😀

15. eu gosto muito de estudar ciencia é a minha matéria preferida esses sapos são muitos enteresantes o sapo gigante o transparente
    é muito legal eu gosto de sapos eu tenho um sapo em casa de estimação ele é verde como qualquer outro sapo, as meninas que tem nojo de sapo eu não tenho nojo eu tenho coragem por favor votem em mim eu sou o menino mais inteligente da ecola instituto é em paranaguá PR BJ PARA TODO MUNDO QUE ESTÁ ACOMPANHANDO AS FOTOS DOS SAPOS

16. simplesmente fascinante :O
    adooro este tipo de animais *-*
    parabéns pela meteria (:

17. pessoal sapos são doidos e anfibios enteressante eu fasso trabalho todo o dia d afibios ! que gostar é o melhor quem não gostar é o pior

18. eu achei muito bom essas fotos que estão ai embaixo elas me ajudou muito com os trabalhos da escola…..

19. Achei um sapo muito difente aqui em casa no meio do mato, como eu faço para enviar fotos dele?

20. Nossa!O sapo azul é tão bonitinho..Amei a matéria e meus parabéns pelo seu site é muito bom de curiosidades…

21. Parabens adorei esse lugar espero que tenha mais e mais população obrigada consegui fazer minha pesquisa vlw beijos para todos *-* ..

22. legal Ana muito interessate
    gostei de ve outros sapos
    que pensei que n existisse
    na face da terra

23. gostei muito do cometario HELENA mas acho que vc nao devia falar assim do outro sait eu so acho que vc nao soube procurar…

24. amei essa materia sobre sapos
    isso sim e uma verdadeira materia e tem tudo q eu estava procurando ja que
    antes eu fui numa porcaria de artigo q nao dizia nada sobre
    sapos
    Amei a materia ja q eu nao gosto muito de sapos mais
    fiquei curiosa em saber sobre eles
    beijos!!!

25. Sapos incriveis. Jamais imaginei uma variedade tão grande de sapos diferentes. E por que não dizer “exdruxulos”?

26. oi ana paula aqui quem fala e karen que estuda no noemia teixeira dos santos em mage

27. oi esses sapos som eselentes e muitos legais e isso vai me ajudar no trabalho de ciencias..beijos obrigado..

28. muito incrivel eu tenho um grande conhecimento sobre fauna e flora e é muito importante informar as pessoas sobre os animais assim elas respeitaram os sapos e outros animais

29. muy bonitas las fotos,lastima que muchas de estas especies esten por desaparecer de la face de la tierra

30. nossa muito maneiro, gostei muito, estao de parabens…mas se eu ver o sapo maior do mundo na minha frente eu corro 3 dias kkk

31. Obrigado por nos proporcionar tantos conhecimentos. Muito interessante esta coleção de sapos.

32. Muito interessante a matéria!
    Aquele sapo gigante , no braço do cara é medonho…O.o’
    Achei muito interessante também as rãs azuis.

33. O transparente e o gigante (a rã-golias) foram definitivamente os que me chamaram mais atenção!

Ultimamente tenho lido e armazenado tantas notícias daqui, que gostaria que fosse possível criar uma conta no próprio site para marcar as notícias que achei mais interessantes, pra poder tê-las sempre a mão quando precisar. 🙂

• Temos observado que você sempre comenta nos artigos. Obrigado. Se você acompanha nossos artigos por feed, pelo Google Reader, um excelente leitor de feeds, é possível colocar uma estrela nos artigos que você mais gosta. Seria uma maneira de compensar a falta desta opção que você sugeriu no nosso site.