Os 10 sapos mais esquisitos do mundo

Por , em 11.07.2009

1. Sapo Arco-Íris – adorado como um Deus na Índia

sapo estranho

Centenas de pessoas se aglomeram na casa de Reji Kumar, na Índia, para rezar e pedir milagres.

Quando Reji, de Thiruvananthapuram, na capital de Kerala, no sul da índia, avistou o sapo pela primeira vez, era fascinantemente branco.

Depois mudou para amarelo e depois para cinza. O sapo que muda constantamente de cor é venerado com um Deus.

2. Perereca de vidro

sapo estranho

Hyalinobatrachium pellucidum, também chamada como rã de vidro ou cristal, pois é completamente transparente. Não é nenhuma novidade, mas está definitivamente em extinção, então é a queridinha dos ambientalistas.

3. Sapo Atelopus

sapo estranho

Esse sapo é conhecido por diversos nomes tais como sapo palhaço ou sapo Harlequim da Costa Rica. Não importa como se chama, é neo-tropical e vive pela Costa Rica e Panamá. As espécies listadas estão em risco e vivem hoje basicamente no Panamá.

4. O menor sapo do mundo

sapo estranho

De uma forma geral, altitude alta significa animais grandes. Mas a menor espécie de sapo conhecida do mundo mora nas alturas das Montanhas do Andes, no Peru.

5. O maior sapo do mundo

sapo estranho

A rã-golias ou Conraua goliath é um dos maiores anfíbios da terra. Pode crescer até 33 cm do comprimento, e pesar 3kg. Esse animal vive em um habitat relativamente pequeno, principalmente na África Ocidental (perto de Gabon). Essa espécie pode viver até 15 anos, e se alimenta de escorpiões, insetos e rãs/sapos menores. Elas podem escutar, mas não coaxam.

6. Rã dourada de Madagascar

sapo estranho

A sugestão do nome é em função do dorso laranja/vermelho. Essas rãs são pequenas com 2,5 cm de comprimento. É uma rã terrestre e nativa do Madagascar.

7. Rã da Flecha Venenosa

sapo estranho

Essa rã é nativa da América Central e do Sul, possui a cor azul safira e é da família Dendrobatidae. Diferente de outras rãs, essas são espécies ativas no dia de hoje, e exibem uma cor brilhante em seu corpo.

As dendrobatids são tóxicas, sendo que os níveis de toxicidade são variáveis entre as espécies, e de uma população para outra.

Muitas espécies estão em risco. Esses anfíbios são constantemente chamados de “rãs flechas”, devido aos ameríndios que usavam suas secreções tóxicas para envenenar suas flechas e caçar animais maiores.

8. Sapo de Chifre

sapo estranho

Esse sapo pode crescer até 15 cm e habitar o Uruguai, Brasil e norte da Argentina. Mesmo dando a impressão de ser parado, é rápido para dar o bote em lagartos, roedores pequenos, pássaros ou outras rãs.

9. Sapo Leopardo

sapo estranho

O Sapo Leopardo do Norte é considerado uma espécie incomum, crescendo até 9 cm. Seu dorso tem uma coloração de marrom a verde escuro com manchas circulares com bordas claras.

10. Rã musgo vietnamita

sapo estranho

A Theloderma corticale ou rã musgo vietnamita é da família Rhacophoridae. É encontrada no Vietnã e possivelmente na China. Seu habitat natural é subtropical ou florestas tropicais úmidas. O nome popular da rã musgo surgiu pelo fato dela ter a pele pintada de verde e preto que lembra musgo, servindo também como camuflagem. Algumas pessoas têm essa rã como bicho de estimação, o preço dela é de U$45 a U$75.

[Oddee]

• Gi Mashiro:

Só uma correção: A rã transparente foi criada por cientistas japoneses, sendo assim não está em extinção, já que não existe naturalmente. 🙂

• Emersonline:

Acho que você misturou um pouco as informações. A rã de vidro é um animal natural, encontrado no Equador. Cientistas japoneses, devido a sua pele transparente, criam essa espécie em cativeiro para utilização em pesquisas de tumores.

• Sarah Mângia:

Na verdade, as pererecas de vidro estão reunidas na família Centrolenidae e, atualmente são conhecidas 149 espécies no mundo todo. Só aqui no Brasil são reconhecidas 13 espécies. Informação importante: a espécie citada no texto, “Hyalinubatrachium pellucidum”, não está em extinção. De acordo com a lista da IUCN esta espécie está em risco de extinção, na categoria “em perigo”. =)

• lol:

eu adoro sapos… eu em casa tenho uma coleção de sapos de peluche… adorei saber que haviam especies que nem imaginava, como o maior sapo do mundo, o sapo transparente e acho que é o sapo boi. ADOREI mesmooo. nao sei como há pessoas que tem medo de sapos. Eles nao fazem mal a ninguem e quem tem nojo nao chega perto deles. FACIL!!!

• Joyci Pires:

SOU FASCINADA POR ESSE BICHINHOS, FOTOS LINDAS!!!

• MARIANA CALIA DOS SANTOS:

meu deus que coisa mais orrorosa eu tremi9

• Irlan Trajano:

sao lindissimos

• lazaro e joerica:

eu adore os sapos eu sempre vou entra na internet.beijos

• Marcelo Mazza:

Eu nunca tinha visto sapo trnsparente

• ianka:

eu achei o maior nojo e tou aguniada ate agora ui

• Liliane P:

são animais lindos, não tem pq sentir nojo.. sinta nojo de pessoas que matam esses seres por puro prazer =))))

• Tania:

Ameiiiiiiiiii os sapinhos, pena que os humanos não são tão belos.

• seulunga:

ola sou anonimo e gosto muito de sapo eu consigui alabora 1 projeto de leva sapos pra estuda entra no meu facebook na minha pagina fala sobre sapos

• rhadassa:

COMO VOCES TEM CORAJEM DE CHEGA PERTO DE UM SAPO.APOSTO QUE ELE E FEDORENTO,FERIO E O PRINCIPAL NOGENTO MUUUUUITOOOOOOO NOGENTO.

• Liliane P:

Bom, tem gente que chega perto de você, não é? Pergunte a eles a sensação do nojo, hehe. Pessoas assim não deviam existir…

• t!@&0 d!@$:

gostei d ver as pessoas que eu mais amo no mundo!!!
    parentes da minha mulher inclusive a minha sogra kkkkkkkk…..

• luiza brambilla coelho:

oi meu nome e luiza e eu tenho 10 anos. Gostei muito embora nao tivesse o sapo que eu queria,
    bom mas mesmo asim achei os sapos muito legais,
    agora acho mesmo que encontrei uma nova especie de sapo
    estava em duvida, sera q ja eziste uma especie de sapo de duas pernas???

Hã, como posso te explicar…
      o sapo, quando nasce, é um sapo sem pernas com uma cauda, conforme vai crescendo ele vai criando as outras pernas, por isso ele só tem 2, esse que você achou.

• Quéren:

ameeeeei o preto com rosa e o azuula mtmt show

• SILVIO VIENAS:

gOSTAMOS DOS EXEMPLARES EXPOSTO MAIS O MAIOR SAPO DO MUNDO NÃO SE COMPARA COM O SAPO ENCONTRADO NA MALASIA SEMANA PASSADA QUE TEM O TAMANHO DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS E PESA 20KG, PENSO EU QUE ISSO SEJA VERDADE,OK!

• vitor:

Gostei pra caramba!
    Como é lindo a natureza, mas de que esses bichos fazem parte dela,se torna mas incrivel!
    muito massa!

• Liliane P:

Verdade Vitor, e ainda tem gente que sente nojo. É o cúmulo da ignorância!

• h:

que nojo

• francini:

nossa eu me surpreendi com o sapo maior do mundo (o menor eu ja tinha visto),sapo de chifre e rã transparente ahh eu me surpreendi com todos rsrs !

• sabrina santos:

olha eu achei muito interessante na verdade eu nem estaria entrando nesse sita mas tive que fazer um trabalho de ciências e tive que proucurra algo que mostrasse tinha por tintim dos anfibios e achei………..
    muito intereçante se bem que eu nem sabia que existia esses sapos e rã

• FRANCISMARY:

LINDOS DEMAIS…ADOOOORO SAPOS….KERIA TER UMA COLEÇÃO EM KSA

• A********:

Tenho um blog de animais e juro colocar isso!
    Se quiser ver o endereço é: tudodebichos.blogspot.com

• JORDANA:

COMO MEU SONHO É SER UMA GRANDE BIÓLOGA…
    ADOREI PRINCIPALMENTE AS CORES KKK…

• diego:

esses sapos sao mesmo estranhos pois eu fiquei inpressionado quando eu vi essas imagens

• Maria Luiza da Cruz:

nuca entren nesse site mas ja gostei

AAADOREI SÃO UMAS GRAÇINHAS KKKK

• JORDANA:

ADOREI OS SAPINHOS PRINCIPALMENTE OS AZUIS…

• lainha:

Adorei muititcissicissicimo essa reportagem e espero que esse BLOG continue assim sempre
    GOSTEI MUITO!!!!!!

• cassiana:

O site é bem legal e interessante para quem como eu, gosta de ciências e é curioso para aprender sempre mais e mais. Não gosto de sapos na verdade detesto e morro de medo imagina só um desses pulando pertinho vc. Meu que medo!!!!

• João Lázaro:

Estou a elaborar uma cartolina sobre a vida da rã-golias (a maior do mundo) e achei curioso a diversidade de anuros estranhos!!

• Allan Magalhães:

ADOREI A ENQUETE, OS SAPOS SÃO LINDOS! APESAR QUE NÃO GOSTO MUITO, HAHA’ MAS FICOU MUITO LEGAL SIM. PARABÉNS 😀

• Luísa Pequina:

Adorei o site, nunca imaginei que existissem tantas expecies de sapos. Super Fofos !
    Parabéns 😀

• willian bruno nunes theodoro:

eu gosto muito de estudar ciencia é a minha matéria preferida esses sapos são muitos enteresantes o sapo gigante o transparente
    é muito legal eu gosto de sapos eu tenho um sapo em casa de estimação ele é verde como qualquer outro sapo, as meninas que tem nojo de sapo eu não tenho nojo eu tenho coragem por favor votem em mim eu sou o menino mais inteligente da ecola instituto é em paranaguá PR BJ PARA TODO MUNDO QUE ESTÁ ACOMPANHANDO AS FOTOS DOS SAPOS

• Raquel♥:

nossa são sapos super esquisitos + mto interessantes…achei super legal esse site é mto bom!

• raffael:

nossae muito legal mais o mais legal e o sapo tramparente
    ele e bisaro vote ai no comentaro

• renata:

simplesmente fascinante :O
    adooro este tipo de animais *-*
    parabéns pela meteria (:

• layane mossoro:

e muito bizarro e ilario adorei.estao de parabens!

• Danilo:

pessoal sapos são doidos e anfibios enteressante eu fasso trabalho todo o dia d afibios ! que gostar é o melhor quem não gostar é o pior

• Antonio Cícero da Silva(Águia):

Gostei muito, de conhecer a sapos tão diferentes… Excelente!…

• Antonio Cícero da Silva(Águia):

Na realidade, estes sapos são diferentes, mas gostei. Viva a mãe natureza…

• Art:

Que massa

• amarilis:

que sapos bizarros !!! são irados mas eu gostei!!!

• gabriel maia:

É muito bonito o que acabei de ver!

• nadyelle winchester:

que sapos doidos e que sapos mais louco nossa ele são d+

• Beatriz:

Sapos feios ekati, pricipalmente a rã trasparente !
    Muito interessante a matéria!

• karina:

legal eu tenho um sapo desses é grande e me oubedesse. ´´ee enorme

• mariana:

eu to fazendo um trabalho sobre os sapos anfibois

• Brenda Oliveira Schuck:

eu achei muito bom essas fotos que estão ai embaixo elas me ajudou muito com os trabalhos da escola…..

• Ruthy:

N goosteei ‘
    São Horriiveis ‘

• eduarda:

q sapos esquisitos!!!!
    o mais esquisito e o transparente
    na verdade sao todos

• karoline:

achei bem legal pq estou fazendo um trabalho e esssas fotos e palvras em baixo me ajudaram bastante

• renato:

Achei um sapo muito difente aqui em casa no meio do mato, como eu faço para enviar fotos dele?

• jorge:

ei cara bota sapos loucos um desses parece com meu irmao

• Isaah:

Nossa!O sapo azul é tão bonitinho..Amei a matéria e meus parabéns pelo seu site é muito bom de curiosidades…

• Ana Caroline:

Parabens adorei esse lugar espero que tenha mais e mais população obrigada consegui fazer minha pesquisa vlw beijos para todos *-* ..

• mariana:

gostei muito são muito interessantes
    parabéns!!!

• vera:

legal Ana muito interessate
    gostei de ve outros sapos
    que pensei que n existisse
    na face da terra

• higor josé:

adorei o sapo com chifre

• pedro igor:

gostei muito do cometario HELENA mas acho que vc nao devia falar assim do outro sait eu so acho que vc nao soube procurar…

• tamires:

ele parece com alguem que eu conhço o primeiro lá!

• VALDIVINO M FREITAS:

MUITO LEGAL ESSAS ESPECIES, DE SAPOS. GOSTEI.

• helena:

amei essa materia sobre sapos
    isso sim e uma verdadeira materia e tem tudo q eu estava procurando ja que
    antes eu fui numa porcaria de artigo q nao dizia nada sobre
    sapos
    Amei a materia ja q eu nao gosto muito de sapos mais
    fiquei curiosa em saber sobre eles
    beijos!!!

• Maria das Graça Moreira Machado:

Sapos incriveis. Jamais imaginei uma variedade tão grande de sapos diferentes. E por que não dizer “exdruxulos”?

• karen:

oi ana paula aqui quem fala e karen que estuda no noemia teixeira dos santos em mage

• karen:

oi esses sapos som eselentes e muitos legais e isso vai me ajudar no trabalho de ciencias..beijos obrigado..

• Heitor:

muito incrivel eu tenho um grande conhecimento sobre fauna e flora e é muito importante informar as pessoas sobre os animais assim elas respeitaram os sapos e outros animais

• manuel Liquidano:

bonitas fotos

• manuel Liquidano:

muy bonitas las fotos,lastima que muchas de estas especies esten por desaparecer de la face de la tierra

• Ariella Albuquerque:

nossa muito maneiro, gostei muito, estao de parabens…mas se eu ver o sapo maior do mundo na minha frente eu corro 3 dias kkk

• Ana Beatriz Carvalho:

:OOO

Fantastica reportagem.

• kely:

MUITO MANEIRO CARA .
    ADOREI OS SAPINHOS E É MUITO
    INTERESSANT……..

• Ivo:

Obrigado por nos proporcionar tantos conhecimentos. Muito interessante esta coleção de sapos.

• Erica:

Muito interessante a matéria!
    Aquele sapo gigante , no braço do cara é medonho…O.o’
    Achei muito interessante também as rãs azuis.

• AtomicBlue:

O transparente e o gigante (a rã-golias) foram definitivamente os que me chamaram mais atenção!

Ultimamente tenho lido e armazenado tantas notícias daqui, que gostaria que fosse possível criar uma conta no próprio site para marcar as notícias que achei mais interessantes, pra poder tê-las sempre a mão quando precisar. 🙂

• admin:

Temos observado que você sempre comenta nos artigos. Obrigado. Se você acompanha nossos artigos por feed, pelo Google Reader, um excelente leitor de feeds, é possível colocar uma estrela nos artigos que você mais gosta. Seria uma maneira de compensar a falta desta opção que você sugeriu no nosso site.

• Pedro D’Angelo:

Nossa…. Gostei muito da reportagem…
    Parabéns pelo site… Muito bom.