8 usos não convencionais para o esperma humano

Publicado em 30.08.2012

Na busca incessante por compreender o mundo, nem mesmo os fluidos humanos passam longe do olhar da ciência. Conheça a seguir oito usos inusitados (dois dos quais não têm exatamente aval científico) para o esperma humano:

1 – Hidratante de pele

O fluido contém um antioxidante chamado espermina, que pode ser usado para suavizar rugas, deixar a pele mais macia e até mesmo combater acne. De olho nesse potencial cosmético, a empresa norueguesa Bioforskning sintetizou o composto e o colocou à venda como creme facial. Quem não se incomodar com a procedência do produto pode comprá-lo através dos sites Townhouse Spa (por aproximadamente R$ 500) e Graceful Services (por cerca de R$ 250).

2 – Ingrediente culinário

O cozinheiro Fotie Photenhauer elevou a um novo patamar a ideia de “pratos exóticos” em seu livro Natural Harvest (“Colheita Natural”), no qual compilou receitas preparadas com sêmen humano. Eis a descrição da obra (com alguns comentários nossos entre colchetes):

“Sêmen não é apenas nutritivo, mas também tem uma textura maravilhosa e incríveis propriedades culinárias. Como bons vinhos [!] ou queijos [!!], o gosto do sêmen é complexo e dinâmico. Sêmen não é caro de se produzir [de fato] e é normalmente disponível em muitos lares e restaurantes. Apesar de todas essas qualidades positivas, o sêmen permanece negligenciado como alimento [por que será?]

“Este livro espera mudar isso

“Assim que você superar a hesitação inicial, você irá se surpreender em aprender quão maravilhoso o sêmen é na cozinha. Sêmen é um ingrediente excitante que pode dar a cada prato que você fizer uma interessante reviravolta [especialmente se você contar o que usou]. Se você é um cozinheiro apaixonado e não tem medo de experimentar novos ingredientes, você vai amar este livro de cozinha!”.

3 – Pintura

O artista Martin Von Ostrowski se tornou conhecido por suas pinturas feitas com fluidos corporais (inclusive um retrato de Hitler pintado com fezes). Em 2008, o artista realizou uma exposição no Museu Gay de Berlim (Alemanha) com quadros pintados com sêmen. Levando em conta que cada quadro exigiria material de 40 ejaculações, a exposição provavelmente demandou que Von Ostrowski ejaculasse pelo menos mil vezes – a “tinta” era mantida congelada para não estragar.

4 – Tinta Invisível

Em um provável surto de criatividade, cientistas do Serviço Secreto de Inteligência Britânica descobriram que sêmen podia ser usado para produzir tinta invisível, que só se revela na presença de certos produtos químicos. As pesquisas foram realizadas na época da Primeira Guerra Mundial e seus resultados foram aproveitados durante o conflito.

5 – Antidepressivo para mulheres

A polêmica ideia motivou um estudo em 2002, que revelou que mulheres diretamente “expostas” a sêmen se mostravam menos deprimidas. Na época, os autores atribuíram esse efeito aos hormônios presentes no fluido.

“De fato, o sêmen possui um perfil químico complicado, contendo mais de 50 diferentes compostos (inclusive hormônios, neurotransmissores, endorfinas e imunosupressores), cada um com uma função especial e em concentrações diferentes no plasma seminal”, explica o psicólogo Jesse Bering.

Entre os elementos, estão cortisol (que aumenta afeição), estrona (que melhora o humor), prolactina (um antidepressivo natural), oxitocina (que também melhora o humor), melatonina (que induz sono) e serotonina (um dos mais conhecidos neurotransmissores antidepressivos).

6 – Controle de ovulação

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Saskatchewan (Canadá) descobriram que há no sêmen uma proteína capaz de induzir ovulação – a mesma responsável por regular o crescimento, a manutenção e a sobrevivência de células nervosas. É possível que essa proteína atue sobre o hipotálamo e a glândula pituitária do cérebro feminino, provocando a liberação de hormônios responsáveis pela ovulação.

7 – Combate ao enjoo matinal

Uma ideia defendida pelo psicólogo Gordon Gallup pode chocar algumas leitoras: ele sugere que mulheres grávidas sentem enjoo porque seus corpos estão rejeitando o material genético do esperma; assim, ingerir o fluido poderia gradualmente fortalecer sua imunidade e reduzir os enjoos. O estudo foi apresentado este ano no encontro da Northeastern Evolutionary Psychology Society (EUA). Outra pesquisa, feita em 2000, mostrou que a prática de sexo oral pode ajudar a reduzir os riscos de pré-eclâmpsia em mulheres grávidas.

8 – Armazenamento de informação

Este ano, pesquisadores das Universidades de Harvard e Johns Hopkins (EUA) desenvolveram uma técnica para arquivar informações em DNA, aproveitando sua organização sequencial de dados. Por esse processo, é possível armazenar uma quantidade absurda de dados (1 petabyte, ou 1.024 terabytes) em míseros 1,5 mg de DNA, quantidade presente em um cubo de 1 mm³ de esperma.[io9]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. O esperma e puro e incotaminavel em seu estado sacral!
    vamos melhor a qualidade de visitantes neste site! tá ruim de de estacionar aqui! Fui!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 2
  2. Caro, na antiquidade e na antiga suméria, já era muito conhecido e usado secretamente entre os nobres reis e imperadores! Enjoy bastante!!!

    Thumb up 1
  3. Puro comércio. Hidratante com esperma a $500????? E tem mulher babaca que vai pagar esse absurdo e achar que funciona. Quer hidratar a pele? Beba água. Quem tem pele bonita, tem. Se não tem, um médico poderá ajudar. Na culinária, prato exótico e CARO!
    Enjôo matinal, história de machista que quer sexo oral quando acorda, com mau hálito e tudo. Aí é que a mulher vai enjoar mesmo. Socorro!!!
    Tem outras soluções “mais higiênicas” quando o assunto é saúde, até porque fluídos corporais transmitem doenças. A maioria das mulheres tem nojo de esperma…
    Para outro uso, como tinta e armazenamento de dados a ciência e a tecnologia que façam bom proveito.

    Thumb up 22
    • “mais higiênicas”? Oras, ninguém está falando para que sejas gozada, para que receba, beba, se alimente de esperma assim, sem nenhum tratamento. A ciência evoluiu ao ponto de perceber que tudo pode ter, e tem, alguma serventia (assim como as cascas de frutas que você reaproveita). Pra falar a verdade, na maioria dos casos citados o esperma servirá apenas como meio de se obter elementos e proteínas e, no fim das contas, não restará esperma, nem “nojeira”, nem nada do tipo.

      E eu sabia que iria cair neste discurso “machista” (já virou religião faz tempo), mas aposto que se o assunto fosse sobre aproveitamento de secreções femininas, ainda assim, haveria de encontrar um espaço para colocar “machismo” no meio.

      Quanto a veracidade das informações acima, como no caso do hidratante, realmente podem ser equivocada, da mesma forma que se aproveitam da novidade para jogarem os preços lá em cima… aí hei de concordar.

      Thumb up 45
    • Ih kra, tá atrasado, já falaram isso:
      Comer catarro pode ajudar na melhoria da imunidade imunológica.
      loool

      Thumb up 1
  4. Gostaria de saber o seguinte: de ante de tantas utilizações do esperma humano, quem está comprando este material?
    Caso tenha, aqui mesmo no Brasil, Eu estou disposto a vender o meu; mande as informações pelo imail “rafaelll.silva@uol.com.br”

    Thumb up 14
    • No Brasil é proibida a venda de qualquer órgão ou fluido corporal.
      Dessa forma, você só pode fazer doação de um órgão, sangue ou esperma, nunca venda.

      Thumb up 3
    • Acho que houve um erro de interpretação. Pelo que entendi, o autor do texto original quis dizer que o sêmen, assim como bons vinhos e queijos, tem gosto complexo e dinâmico.

      Thumb up 17
  5. Essa aplicação como creme hidratante já era conhecida desde a Roma antiga aonde as senhoras ricas usavam o sêmen dos escravos para proteger a pele.

    Thumb up 18
  6. Acredito q possa servir p\ muitas outras coisas.O activia iogurte contém uma bactéria viva retirada de feses humana, placenta humana ´´e usada p\ rejuvenecimento.Ovos de giardia, lombrigas e outros vermes humanos sãp ingeridos por pessoas q tem úceras conicas ou outras doenças gastrointestinais.Há tratamentos feitos c\ ingestão de urina humana.Oleite materno ,o colostro é um fluído hormonal da fêmea, porque ñ tratamentos c\ esperma, se for de um doador saudável livre de doenças.Ja existem antibioticos inteligesfeitos c\ proteinas retiradas dos corpos humanos tais como o Adalimumabe,Humira, Remicade e Azatioprina p\ trasplantado, muitos outros q ñ me lembro agora são feitos a partir de fluídos ,proteínas corporeas .É a mesma coisa da trasfusão de sangue , plasma. medula e orgãos em geral.Somos muitos céticos e ignorantes conosco mesmo!

    Thumb up 39
    • Pode observar que a maioria dos comentários negativos são de mulheres q revelam um certo feminismo nojento e hipócrita!

      Thumb up 5
  7. “A polêmica ideia motivou um estudo em 2002, que revelou que mulheres diretamente “expostas” a sêmen se mostravam menos deprimidas.”

    Digamos que “os fins justificam os meios”, se é que você me entende.

    Thumb up 6
  8. “Combate ao enjoo matinal”
    Isso ta mais pra fetiche do que qualquer outra coisa…

    Ainda bem que estamos em 2012 e dizem que o mundo vai acabar… tomara que acabe… ta precisando mesmo de umas catástrofes.

    Thumb up 22
    • Há um tempo o que eu tinha lido é que a ingestão do fluido era feita para induzir ao trabalho de parto (se não me engano, na África) quando o evento demorava demais.

      Thumb up 4
  9. Tá bom… tá bom… viver é aprender… legal. Quer dizer que trago uma mercadoria valiosa em mim?! Hummm… Por quanto será que o cozinheiro Fotie Photenhauer pagaria pelo grama? Agora: concordo em gênero e número com o Guilherme de Souza… música sertaneja (Argh!)… e que saudades dos Discos…

    Thumb up 2
  10. Como hidratante de pele já dizia a lenda que Cleópatra tinha vários escravos para encher uma banheira com semem e tomar banho, por isso sua pele se destacava entre todas as mulheres no meio do deserto onde provavelmente a pela de todas era bem seca e a dela macia como pêssego. Antidepressivo me fez sentido tambem. agora pro ingrediente culinário ele deve ter achado um doador ou doadores muito especifico o sabor do semem se divide em 3 grupos principais o sabor metálico, o acido/azedo e o sabor meio adocicado lembrando aveia com certeza o mais adocicado lembrando aveia pode acabar virando um ingrediente mas os outros dois é difícil hein cruzes fora que essas só só as famílias principais do sabor o sabor pode ser uma mistura dessas 3 de forma bem variada formando assim uma gama muito grande de sabores diferentes mas como mais da metade dos sabores seria péssimo difícil achar um doador completamente compatível com o proposito … sim tenho certa experiencia com isso kkkk e as 3 famílias de sabor vi numa matéria na internet

    Thumb up 8
  11. E pensar que diariamente jogo fora um produto tão “Convencionalmente importante”… kkkkkkkkkkk prefiro continuar jogando fora!!!! kkk

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Listening music
Fones de ouvido são tão perigosos quanto turbinas de avião

Ouvir música com vol...

Fechar