A incrível explosão de uma torre de resfriamento!

Publicado em 13.06.2010

Até parece mais um trabalho para o Super-Homem, ou, nesse caso, para o Capitão Planeta, mas no dia 24 de maio desse ano, na Carolina do Sul (Estados Unidos), isso realmente aconteceu.

Para ver o incidente, adiante o vídeo para 1:10 :

O local é um centro de refinamento de materiais nucleares desde 1950. Ironicamente, o Bem Affleck já fez um filme sobre a explosão do mesmo centro (Sum off all fears – A soma de todos os medos).

A torre que explodiu teve sua construção concluída em 1993, apesar do centro de refinamento ser bem mais antigo. Dez anos depois, todos os equipamentos e materiais foram removidos por falta de uso e a torre ficou vazia.

Ironicamente, a torre custou 100 milhões de dólares e demorou três anos para ser construída. Com poucos milhões de dólares e em poucos segundos ela se foi. Veja o que restou dela:

Esses milhões de dólares gastos na demolição não foram em vão – os demolidores tentaram diminuir as emissões de carbono que ocorreriam em uma explosão normal.

A explosão foi considerada tão perigosa que ruas próximas e rodovias importantes ficaram fechadas por meia hora até a “conclusão do projeto”. No entanto, as poucas pessoas que puderam testemunhar o evento confessaram que ficaram decepcionadas pela falta de impacto, terremotos ou o que for. Mas os demolidores saíram satisfeitos: seu trabalho foi bem feito. [Enviromental Graffiti]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
tinymoons
Os Anéis de Saturno podem ter gerado as suas luas

Saturno é famoso por...

Fechar