Saúde! Astronautas bebem urina e suor reciclados na ISS

Publicado em 23.05.2009

astronautas

Astronautas na Estação Espacial Internacional celebraram, nesta semana, uma novidade no espaço. Inicialmente eu pensei que estivessem tomando chimarrão espacial, mas a realidade é muito mais sombria: Eles tomaram a sua própria urina, suor e água condensada do ar exalado e reciclados em forma de água. Eles brindaram com os funcionários da NASA que estava na Terra, também tomando sua própria versão de urina reciclada.

O astronauta americano Michael Barratt disse que o gosto é muito bom. A água veio com rótulo escrito “beba isso quando a água real acabar”. A urina reciclada é necessária para as viagens dos astronautas para a Lua e Marte. Também vai significar economia, visto que a NASA não vai precisar mandar tanta água para as estações. É também crucial para aumentar a população da estação de três para seis pessoas.

Antes de levar o sistema de reciclagem de urina para o espaço, a NASA precisou fazer muitos testes. Engenheiros em dois centros da NASA trabalharam no sistema. Para eles, isso foi uma grande barreira derrubada, conseguiram algo que até pouco tempo não passava de ficção científica. O sistema funciona da seguinte forma: combina a urina, que vai para um grande tanque e é fervida, o vapor é coletado e o restante é jogado fora. O vapor é misturado com água da condensação do ar e então, só precisa passar por alguns filtros até estar pronta. [MSNBC]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
via-lactea-grande
Veja o núcleo da Via Láctea em ação [Vídeo]

O resultado foi uma ...

Fechar