Astrônomos fotografam exoplaneta gigante a 1.200 anos-luz de distância

Por , em 4.11.2016

A estrela CVSO 30, também conhecida como 2MASS J05250755+0134243 ou PTFO 8-8695, é uma jovem estrela T Tauride tipo espectral M3 de massa de 0,39 massa solar e temperatura de 3.200oC, com apenas 2 a 3 milhões de anos.

Ela fica na constelação de Orion, a aproximadamente 1,200 anos-luz da Terra, e faz parte do aglomerado de quase 200 estrelas de baixa massa.

O que mais interessa sobre a CVSO 30 é que ela é orbitada por um exoplaneta do tipo “Júpiter Quente”, aquele que tem massa parecida com a de Júpiter e orbita sua estrela a uma distância de 0,015 UA a 0,5 UA. O nome deste planeta descoberto em 2012 é CVSO 30b.

Segundo planeta

Agora, um grupo de pesquisadores liderado por Tobias Schmidt das universidades de Hamburgo e de Jena (Alemanha) registrou a imagem do que parece ser um segundo planeta, chamado de CVSO 30c.

Este novo planeta é ligeiramente menor que o primeiro e orbita a estrela com distância significativamente maior. Enquanto o primeiro leva 10.76 horas para completar uma volta ao redor da estrela, o segundo leva 27 mil anos para fazer o mesmo.

Os astrônomos querem descobrir como este sistema exótico se formou tão rapidamente. Uma das hipóteses é que ele era originalmente composto por dois sistemas que interagiram em algum momento do passado, acomodando-se nas posições atuais.

“As órbitas dos dois planetas não poderiam ser mais diferentes, com período total de 10,76 horas e de 27 mil anos. As duas órbitas podem ter se formado durante um evento catastrófico mútuo de dispersão de planetas”, explica Schmidt. [Sci News]