O universo em um clique

Baratas também conversam sobre culinária!

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 4.06.2010 as 12:07

Share

Segundo uma nova pesquisa, baratas “conversam” entre si sobre comida, recomendando para as colegas quais alimentos do ambiente em que estão são de boa qualidade.

O estudo, feito pela Universidade Queen Mary, de Londres, descobriu como as baratas se reúnem para se alimentar nas cozinhas sujas do mundo em massa durante a noite. Os pesquisadores resolveram analisar a vida das baratas porque as pessoas têm uma tendência maior a matá-las do que estudá-las.

Eles perceberam que os insetos não vivem “cada um por si”, como se acreditava anteriormente, mas têm comunidades. A suspeita era que as baratas se comunicavam para dar sinais sobre que tipo de comida seria melhor e sobre a localização do alimento.

Os cientistas colocaram dois pedaços de comida em um aquário junto com um grupo de baratas e percebeu que elas, em grupo, escolheram um dos pedaços e nenhuma foi comer o outro. Para os pesquisadores, isso significa que elas estavam se comunicando, indicando qual era o melhor pedaço. Se não fosse assim, algumas das baratas, pelo menos, teriam ido até o outro pedaço.

Eles ainda não sabem como, exatamente, as baratas se comunicam, mas suspeitam que elas mandem sinais químicos (ou seja, pelo cheiro) para as outras.

Para quem não gosta muito de baratas, insetos que “falam” entre si, combinando o que comer no jantar pode ser uma verdadeira fonte de pesadelos! [BBC]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

16 comentários

  1. Cupim também deve se comunicar porquê aqui em casa fez um estrago em quase todas as portas, tivemos que trocar 4 portas de madeira por causa disso.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Navathumini /

    esse tema nos ajuda a melhorar o nosso respeito pelos animais, alias pouco a pouco vamos pondo em causa a teoria de que o unico animal racional e o homem!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Apesar da reportagem ser deveras interessante, continuarei acertando estes interessantíssimos animais com meu chinelão 42

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Nei /

    Se as baratas sumirem com certeza aparecerá outra espécie pra ocupar o lugar delas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. wemerson /

    achei interasante

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Nome Lucas Ditongo /

    Uiehh…

    Q emo!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. jhon /

    O RLY?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. eduardo /

    Eu partilho do mesmo desejo do Lucas….. EU ODEIO BARATAS…. são nojentas….. acho q não contribuem em nada pro meio ambiente….. e ainda espalham akelas “merdinhas” por onde passam……. elas são tão safadas q até fizeram amizade com os gatos lá de casa….. os bichanos agora, não movem uma palha pra pegar as desgraçadas….. kkkkkkkkkkkk

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Mats /

    Mais uma evidência contra a teoria da evolução.

    http://darwinismo.wordpress.com

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Lucas Ditongo /

    Se pudesse fazer um desejo seria que todas as baratas do mundo sumissem… tenho pavor desses insetos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. adriano o grande /

    tudo na vida tem uma finalidade. um dia aplicaremos este conhecimento em algum fim.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  12. Wanderson /

    É pessoal.As baratas são seres fascinantes,no tocante a Biologia,claro.A começar pelo seu instinto de conservação enorme e pela sua capacidade imensa de adaptação a situações e ambientes diversos.
    Esse artigo não me impresionou e nem me deixou ojerizado.Claro que os animais tem formas de se comunicar e as nossas “queridas” baratas não fogem da regra ou vcs acham que aquelas antenas enormes só são feitas para elas ficarem mordendo e beliscando com suas presas toda hora?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Rapunga /

    acho q por isso nunca tem barata aqui em casa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. bia /

    nossa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. pedro /

    WTF ?!?!?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  16. BrunoRC /

    Eles perceberam que os insetos não vivem “cada um por si”, como se acreditava anteriormente, mas têm comunidades…
    Isso eu ja sabia faz tempo!!!
    Olhem as abelhas, as formigas,e também as próprias baratas, vc nunca acha ujma só!!!
    BBC ta fraquinha hein!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.