Chocolate faz bem para o coração?

Publicado em 6.03.2012

Um novo estudo mostra que, talvez, você possa atacar sem medo os chocolates, pois eles podem trazer alguns benefícios para seu coração.

O estudo, que combinou os resultados de 42 pequenos testes clínicos, descobriu que as pessoas que consumiram chocolate ou cacau por algumas semanas ou meses tiveram pequenas melhoras na pressão sanguínea e no funcionamento dos vasos. Elas também tiveram uma melhora nos níveis de insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue.

O estudo está longe de ser o primeiro a relacionar o chocolate com um bom coração. Outros já haviam reportado que os amantes do doce apresentavam níveis menores e menos fatores de doenças cardíacas, como pressão alta.

Mas esses tipos de estudo, conhecidos como “de observação”, não conseguem provar causa e efeito. Ou seja, as pessoas que consomem chocolate podem ter outros fatores que explicam a boa saúde cardíaca.

Em contraste, o novo estudo foca em testes clínicos – onde os pesquisadores aleatoriamente escolhem pessoas para comer chocolate ou não, e então observam as mudanças nos níveis sanguíneos, colesterol e outros fatores de risco.

De acordo com os pesquisadores, liderados por Lee Hooper, os fatos de algumas melhoras terem ocorrido sugere que o chocolate pode realmente trazer alguns benefícios.

Mas Hooper atenta para o fato de que o estudo foi pequeno, e pode conter erros. E o mais importante, nenhum estudo foi grande o suficiente para mostrar se existe algum efeito no risco da pessoa sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

“Minha mensagem é de que, se a pessoa gosta de chocolate amargo, então é melhor comer um pedaço dele do que outros alimentos mais ‘perigosos’”, afirma Hooper.

Entretanto, as evidências ainda não são boas o suficiente para sugerir que todos deveriam comer chocolate.

A especialista Alice H. Lichtenstein, que não esteve envolvida no estudo, concorda. “De uma perspectiva prática, é prematuro falar para as pessoas consumirem chocolate ou cacau para diminuir o riso de uma doença cardiovascular”.

Isso se dá por uma série de razões, incluindo o controle de calorias. Outra é que ainda não é certo como o chocolate pode trazer benefícios. Os flavonóides são os supostos agentes causadores do benefício, mas ainda não foram adequadamente testados para vermos se, de fato, eles protegem o coração.

E Lichtenstein adiciona que mesmo que, seja comprovado, “pouca informação está disponível para o consumidor a respeito dos níveis de flavonóides nos chocolates”.

E ainda, aponta Hooper, existe uma série de produtos naturais que contém vários flavonóides – incluindo muitas frutas (cítricas e maçãs) e vegetais (espinafre e brócolis, por exemplo), além de castanhas, soja, chá e vinho.

Talvez a maior questão seja se os benefícios do chocolate valem mais que seus malefícios. Baseado nos pequenos estudos já feitos, a equipe de Hooper comenta que são necessárias centenas de calorias do chocolate para que os efeitos benéficos na insulina e nos vasos sanguíneos sejam vistos.

E isso pode ser um problema para sua cintura. “Enquanto não temos mais dados, é errado dizer que adicionar calda de chocolate em um pote de sorvete pode diminuir o risco de uma doença cardiovascular”, afirma Lichtenstein.

Se você gosta de chocolate, continue comendo sem exageros; não coma mais na esperança de ajudar seu coração.[Reuters]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

    • Estas enganada! O sexo é muito melhor com chocolate…

      Thumb up 1
    • ….discordo em gênero, número e “degrau”…..que besteira, comparar sexo com chocolate…..bahhhh….prefiro s.e.x.o.o.o.o. vem prá cá que vc vai mudar de idéia….

      Thumb up 0
    • Sempre tive a certeza de que chocolate faz bem para o coração! Vivo sempre apaixonado depois que me tornei um chocólatra. (rs)
      Apesar que quando era alcóolatra sempre minhas paixões eram realidades e agora como chocólatra a coisa é platônica.

      Thumb up 2
    • Sei como é isso, Ézio; embora eu seja chocólatra desde que me entenda por gente. Fico feliz que tenha adquirido como vício o chocolate; é um vício delicioso!

      Thumb up 2
  1. Se faz bem, que estudos mais detalhados sejam realizados para difundir o consumo equilibrado. Não sei se é resultado do chocolate, mas tenho 45 anos de idade e consumo diariamente fazem 3 anos 50g de chocolate amargo 72% cacau.
    Na minha adolescência e inicio da vida adulta os monitoramentos de pressão ficavam na faixa de 12/8 a 13/8
    Atualmente as medidas estão normalmente entre 11/6 a 11/7
    Isso significa que minha pressão atualmente está mais baixa que a 20 anos atrás

    Thumb up 2
    • Para a idade a pressão está excelente. É preciso ter cuidados em observar a diferença entre a PA e PB que nunca deve ser diferente de 4. 12×8, 13×9, 14×10 ou 11×7, 10×6, 9×5.

      Thumb up 0
  2. O Brasil por ser um grande produtor de cacau, item importante que compõe o chocolate, deveria também desenvolver mais esta pesquisa para o benefício do cidadão, principalmente para os diabéticos e hipertensos.

    Thumb up 0

Envie um comentário