Cientistas descobrem como ‘turbinar’ o sistema imunológico 100x

Publicado em 9.01.2009

células imunes

Quem não sonhou em se recuperar de ferimentos com a mesma velocidade do Wolverine, dos X Men? Cientistas desenvolveram uma técnica que multiplica os números de células reparadoras liberadas pelo corpo para regenerar o coração e outros órgãos.

A nova descoberta leva à liberação de cem vezes mais células e os pesquisadores esperam que a descoberta revolucionária possa levar a recuperações mais rápidas em casos de ferimentos sérios, ataques cardíacos e outras falências de órgãos.

Quando uma pessoas tem uma doença ou um ferimento a medula óssea mobiliza diferentes tipos de células-tronco para reparar e regenerar o tecido ao redor da área afetada.

A nova pesquisa da Universidade britânica Imperial College London mostra que uma combinação de drogas, que funcionou em camundongos, aumenta esta resposta do organismo colocando a medula óssea em um estado de “alerta vermelho”. A medula então coloca certos tipos específicos de células-tronco em ação.

“O corpo repara a si mesmo o tempo todo. Nós sabemos que a pele cicatriza quando nos cortamos e, similarmente, dentro do corpo há células-tronco patrulhando as imediações e realizando reparos quando ele é necessário.”

“No entanto, quando o dano é severo, há limites do que o corpo pode fazer por sua própria conta. Nós esperamos que ao liberar células-tronco extra, como fizemos em camundongos em nosso novo estudo, nós possamos potencialmente chamar números extra de quaisquer células-tronco que o corpo necessite para aumentar sua capacidade de consertar a si mesmo e acelerar o processo de reparo”, disse a Dra. Sara Rankin, principal autora do estudo.

A equipe, que publicou seu artigo na revista científica Cell Stem Cell pensa que poderá finalmente colocar em ação tipos diferentes de células-tronco dependendo dos reparos que sejam necessários. Eles também esperam poder combater doenças auto-imunes como artrite reumatóide, em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, ao mobilizar células-tronco especiais que suprimem o sistema imunológico.

Agora os pesquisadores querem investigar se a liberação das células-tronco realmente acelera a taxa e o grau de regeneração em camundongos que tiveram um ataque cardíaco.

Se os resultados destes novos estudos forem positivos eles esperam realizar testes clínicos da nova droga em humanos nos próximos dez anos. [Telegraph]

Autor: Eduardo Martins

1. Houve um médico no interior do Rio de Janeiro que usava a autohemoterapia a mais de 40 anos com resultados fantásticos narrados por ele mesmo num vídeo postado no YOutube. Pesquise no google AUTOHEMOTERAPIA que aparece lá o dr. Luis (?) sendo entrevistado, Ah! o diploma dele foi cassado por um conselho médico que não lhe deu direito de defesa e ele já estava com 82 anos se não me falha a memória. Enfim VALE A PENA INFORMAR-SE MAIS A RESPEITO.

2. Esclarecimento
    O procedimento descrito no artigo não é Auto-hemoterapia (AHT) e sim terapia celular com células-tronco.A AHT não é divulgada pelos médicos,pois este procedimento é empírico e sua prática seria um crime,entretanto, existe somente um ramo da AHT que foi comprovado cientificamente o tampão sanguíneo peridural.

• Pois bem se eu fosse esperar esse procedimento ser aprovado daqui a dez anos estaria morta , se nao estivesse usando a autohemoterapia que me cura de muitas enfermidades e ainda previne outras tantas . E aumenta minha imunidade em 4 vezes e nao me custa nada mais que uma seringa e agulha.

• olá Diva
      Em medicina precisamos de base cientifica,para formular um protocolo terapêutico,que não prejudique o paciente e ainda não temos nesse protocolo…
      Lembre-se que o sangue possuem :enzimas,proteoliticas que destroem a as fibras musculares,em contato; é um ótimo meio de cultura para bactéria,se não aplicar a técnica corretamente,ou o paciente estiver imuno suprimido podem desenvolve uma sepse;e ainda pode ajudar na evolução de um câncer,por espalhar as células canceríngenas…
      entra no site da Associação Brasileira de Hematologia lá possuem informações sobre este precedimento…
      ps: tem estudos que demonstram que o aumento do sistema imune é somente um placebo…

• Desculpe mas eu só entendo de resultados que a AHT proporciona . Nunca vi um documento com fotos e com todos os dados de uma pessoa que morreu ou se deu mal com essa terapia .Temos farto material dos beneficios com fotos e centenas de videos . Mas um duvida eu tenho como os animais ficam curados ,funciona com eles tambem esse tal placebo?

3. Caramba!
    Essa realmente foi uma ótima idéia: Artigo sobre auto-hemoterapia.

Tudo oq já vi e li sobre esse tema reputa seus praticantes como malucos, seus desenvolvedores como picaretas, blá blá blá.

A despeito disso, nada me pareceu lá mto profundo ou ao menos isento.

Talvez o Hype possa ajudar!!!

E enquanto isso, eu q tb sofro de doença auto-imune (alergia!) sigo meu tratamento tomando vacinas toda a quarta feira…

4. Como tudo que o homem inventa vira produto de consumo, imagine só o preço desse medicamento. Apenas bilionários o terão. Para quem nao pode pagar o jeito é entrar na fila do SUS…

5. Tudo isso é maravilhoso! É importante que saibam que essa pesquisa vai ajudar os astronautas nas suas próximas viagens, que levará muito tempo longe do nosso planeta, imaginem o organismo totalmente capacitado para se auto curar. fantastico!

6. ate q em fim uma boa noticia pra quem sofre de doença auto-imune como eu
    como se diz a esperança eh a ultima q morre !!!
    muito interessante esse artigo

7. Para Boletim Diario.
    Parabens a todos vcs, só assim poderemos acompanhar os avanços
    na area da saude…..gostaria pusessem um artigo que falassem mais
    sobre a Auto-Hemoterapia.
    Abraços……Saudações Budistas

8. Finalmente , parece que curar pacientes será realmente gratificante para os médicos , imaginem só essa evolução… O que será então daqui a cinquenta anos? Fascinante!
    Forte abraço

9. Que notícia fantástica, minha amiga! Tenho uma certa insuficiência cardíaca e essa notícia me trás uma grande esperança. Parabéns!

10. Douglas, a Auto-Hemoterapia é medicina alternativa. Diversos estudos mostram alguns benefícios para problemas específicos, mas a maioria falha em provar melhoria geral da saúde.

11. è impressionante os avanços da bio-genética… Fantástico, absurdo? Aguardem meus caros pois a formula da eterna juventude e vida eterna surge destes loucos ai (tal como tesla!!! só que em outras áreas)

12. Hmm, então acho que vou ter que esperar alguns anos pra poder entrar pro X-MEN!
    Brincadeiras à parte, a auto-hemoterapia (que não é divulgada por médicos pelo fato de que eles perderiam clientela) já faz esse trabalho. Os macrófagos vão à mil por hora!
    Fica aí a dica pra um artigo novo: Auto-Hemoterapia!
    Serve tanto para curar, quanto para prevenir. Sai quase de graça e não há contra-indicações. Cura inúmeras doenças… Procurem saber a respeito, não vão perder nada.

apocalipse-grande