Beber suco ou refrigerante junto com refeições é bem pior do que imaginávamos

Por , em 27.07.2017

De acordo com um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos publicado na revista BMC Nutrition, tomar bebidas açucaradas, como suco ou refrigerante, durante uma refeição rica em proteínas diminui a eficiência metabólica, o que pode levar o seu corpo a armazenar mais gordura.

O impacto metabólico

Nós já sabíamos que bebidas açucaradas não são boas para nossos dentes, cinturas, ou saúde de muitos de nossos órgãos.

O novo estudo, no entanto, parece mostrar que as bebidas açucaradas mudam a forma como nosso corpo quebra alimentos também.

A conclusão foi de que tomar suco ou refrigerante junto com uma refeição diminui a oxidação da gordura em aproximadamente 8%.

Se a refeição em questão contiver 15% de proteína, a bebida açucarada reduz a oxidação da gordura em uma média de 7,2 gramas. Se contiver 30% de proteína, a oxidação da gordura diminui em 12,6 gramas, em média.

O estudo

Para descobrir isso, os pesquisadores reuniram 27 adultos saudáveis, com idade média de 23 anos, e os analisaram por dois períodos de 24 horas.

Durante essas 24 horas, um calorímetro mediu seus movimentos, oxigênio, dióxido de carbono, temperatura e pressão para determinar gasto de energia e metabolismo.

Em uma das visitas ao laboratório, os participantes receberam duas refeições contendo 15% de proteína para o café da manhã e o almoço, depois duas refeições contendo 30% de proteína na outra visita.

“Ficamos surpresos com o impacto que as bebidas adoçadas tiveram no metabolismo quando foram emparelhadas com refeições ricas em proteína”, disse o principal autor do estudo, Dr. Shanon Casperson, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do Departamento de Agricultura americano. “Esta combinação também aumentou o desejo dos indivíduos de comer alimentos salgados durante quatro horas depois de comer”.

Balanço energético ruim

Entre os achados da pesquisa, a equipe notou que cerca de um terço das calorias adicionais fornecidas pelas bebidas açucarada não foram gastas, o metabolismo da gordura foi reduzido e menos energia foi usada para metabolizar as refeições.

Açúcar: vilão ou mocinho?

Esta diminuição da eficiência metabólica pode “estimular” o corpo a armazenar mais gordura.

“Nossas descobertas sugerem que tomar uma bebida açucarada com uma refeição afeta os dois lados da equação do balanço energético”, acrescentou o Dr. Casperson. “No lado da admissão, a energia adicional da bebida não faz com que as pessoas se sintam mais saciadas. No lado da dispensa, as calorias adicionais não são gastas e a oxidação da gordura é reduzida”.

Ou seja, o melhor é apostar na água como acompanhamento para as refeições. [IFLS]

Deixe seu comentário!