Conheça a planta que conversa com morcegos

Publicado em 1.08.2011

Assim como algumas flores usam cores vivas para atrair insetos polinizadores, outras plantas podem usar o som para atrair morcegos.

Uma videira tem, situada acima de um conjunto de flores, uma folha em forma de prato que aparece para ajudar os morcegos a encontrar a planta (e seu saboroso néctar).

Agora, uma nova pesquisa que o prato reflete o som que os mamíferos voadores emitem.

Há outras evidências de que as plantas usam o sistema sonar dos morcegos para atraí-los, mas essa é a primeira vez que cientistas conseguem demonstrar que uma planta tem um mecanismo que reflete o som dos ecos dos morcegos. Os pesquisadores dizem que este sinal pode cortar pela metade o tempo de procura do morcego por comida.

A videira, Marcgravia Evenia, cresce em árvores nas florestas tropicais do sudeste de Cuba. Suas flores são suspensas em um anel, acima de estruturas que seguram um copo de néctar adocicado que pretende atrair morcegos polinizadores, cujo pescoço e ombros são pulverizados com o pólen ao beberem o néctar. Os morcegos, em seguida, transportam o pólen entre as vinhas, fertilizando outras flores e ajudando a videira a se reproduzir.

Como uma antena parabólica, a folha refletora é côncava, e fica na posição vertical acima do anel de flores. Os morcegos voam procurando por comida, emitindo sons de alta frequência e ouvindo os ecos que retornam.

Como os morcegos, os pesquisadores lançaram um som nas folhas em forma de prato, e analisaram os ecos que voltaram. Eles descobriram que um eco forte e constante pode ser detectado dentro de uma faixa de cerca de 100 graus em torno das folhas em forma de prato. Enquanto isso, o eco de folhas regulares não foi constante, tornando-as menos detectáveis. Além do mais, o eco produzido pelas folhas em forma de prato era distintivo, com dois picos de sinal.

A videira tem muito a ganhar com a atração de morcegos, já que eles são polinizadores muito eficientes e ela é uma espécie rara, com um padrão de distribuição irregular. Os animais podem levar o pólen inclusive a plantas que crescem muito distantes umas das outras. [LiveScience]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. É isso aí Luciano, não só os morcegos, mas nenhum outro animal tem intenção de prejudicar os humanos, estes, é que sempre querem por interesses supérfluos, prejudicar a todos.

    Thumb up 1
  2. Muito bom o trabalho da patricia. Eu estou construindo um receptor para ouvir os sons emitidos pelos morcêgos. Se alguém se interessar é só falar.
    Grato a todos.
    Luiz.

    Thumb up 0
  3. muito BOM PESSOAL. olha existe muitas outras coisas boas que as pessoas precisam saber sobre estes animais. estes animais não são perigosos, e não calsam mal algum a nenhum ser.existe muitas mentiras maldosas contra os morcegos, mas nãos são verdade. está aí uma excelente prova,e trabalho feito pela hipescence, que todos possam ver esse belo comentário ok 100.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
vesta
Lado escuro do asteroide Vesta é fotografado

A nave Dawn fotograf...

Fechar