Conheça a próxima sonda de Marte

Por , em 7.04.2011

A nova sonda que vai a Marte, a Curiosity, está quase pronta. Ok, sua velocidade não é nada impressionante – 90 metros por hora – mas ela vai para Marte! E irá fazer experimentos nunca antes tentados.

Pretende-se que ela responda a questão que mais nos atormenta sobre o planeta até hoje: há, ou já existiu, vida por lá? Ela também irá analisar a geologia do planeta – seus instrumentos são tão refinados que ela conseguirá estudar o centro de rochas.

Com três metros de comprimento, é a maior sonda que já foi para Marte e também a mais pesada (tem o dobro do peso da Phoenix, 900 quilos).

Ela está quase concluída e deverá ser levada, juntamente com seu equipamento, para a Flórida no mês que vem. Seu lançamento será em novembro, mas ela não chegará em Marte até, pelo menos, agosto do ano que vem.

[Gizmodo]

• The Solar System:

Gilberto gostei da sua resposta, pra mim marte é o planeta mais parecido com a terra em termos de habitação.

• Gilberto:

Já que estamos enviando máquinas para Marte,por-que não enviar robos para descongelar a água,coloca-la em um recipiente com ácido sulfúrico,para realizar uma eletrolise,recebendo o hidrogenio de forma líquida e deixando o oxigenio ir embora para a natureza? Desta forma teríamos uma flora eletronica até recuperar a camada de ozonio.Assim a atmosfera de Marte serua igual a da Terra poderiamos habitar os 2 pçametas;

• Germano:

você falando parece tão simples … haha

• gabriel:

se foce posivel ter vida neses planetas sera que não seria hab.. como a terra ?

• gabriel:

bom . mas se a terra “morrer” qum ira para lá ???
    quanto teremos que pagar ?

• Rildo Correia:

900 mil dolares para ir para Marte!

• Gerson:

Não acho demência pensar em habitar Marte. Não podemos carregar todos os ovos em uma sacola só. Uma catástrofe de dimensão planetária pode acontecer amanhã, ou daqui 300 anos, uma colônia lá garantia a continuação da raça humana.

Li numa matéria que o sol está em continuo aumento de potência, em seu inicio ele era 30% mais frio do que é hoje, e que daqui um bilhão de anos (muuuuito tempo) provavelmente toda a agua dos nossos oceanos evaporarão, e nada mais sobreviverá aqui… Já Marte estará com uma temperatura agradável. Não sei se nossa raça durará uma fração deste tempo, mas acho que ninguém gostaria de estar por aqui quando isso acontecer.

Gargwlas,

Suas contas estão erradas: a vida em Marte deveria ter surgido, se desenvolvido um pouquinho e vindo embarcado para a Terra em apenas 1bi de anos após o surgimento do Sistema Solar.

História impossível hein??

Mas aproveita e conta prá gente como ocorreu esse processo de vida em Marte. Sabia que os cientistas não tem a menor idéia de como ocorreu??

Isso é tudo cogitação irresponsável. Não tem nada a ver com capacidade. Um homem sozinho (o McCanney) desvendou tantos mistérios das ciências espaciais, que coloca todos esses cientistas no chinelo.

errado glauco

o sol tem em torno de 5 bilhoes de anos e a terra em torno de 4,5

então em 3,5 é possivel haver vida sim

e tu esta mais para revoltado do que para ocultista…

ser cientista nao é mera profissão, é motivação e CAPACIDADE para tal, mesmo com teorias imperfeitas (ainda)….

• Marco Antonio Papalardo:

Com esssa Experiência, será que a N. A. S. A. espera antecipar, finalmente,a Exploração Espacial-(Mesmo,que estejamos 200 e poucos Anos Atrazados, segundo a prória N. A. S. A), iniciando-a em MARTE, com Sondas Espaciais que enviariam dados Importantes, principalmente se haveria ÁGUA(A tão sonhada confirmação dos Cientistas Espacias?)-

• Kiko:

Pessoal muito burro

A humanidade mandou algumas poucas missões pra outros astros e os mongos já ficam pensando em habitar, que demência!

• Lucas vieira da silva:

é bom que encontrem muita AGUA POTRAVEL em marte, não vidaa

• Erick Edgard:

A NASA e outras agencias deveriam usar as pesquisas não somente para tentar descobrir vida, mas sim tentar colonizar o mais rápido possível estes planetas. Para tentar garantir a existência da vida HUMANA.

• CHAPECOENSE:

Como o glauco disse eu ñ estou atormentado em saber c ouve vida em marte!!
    O q eu quero saber e o q me dixa atormentado é saber quando vão descobrir vida em outros planetas e ñ saber c marte teve vida!!

a NASA deveria investir em descobrir outras civilizações e ñ descobrir c ouve vida em marte!!!

:P,

Esse modelo vem sem encosto prá cabeça.

1-) A maioria dos canais marcianos estão cobertos de sedimentos e poeira
    Marte é grande, e a quantidade de fotos de seu terreno – pelo menos as liberadas -, é mto pequena prá afirmar isso. E duvido que você se debruçou sobre cada imagem de baixa resolução das milhares que as agências liberam prá fazer tal afirmação.

2-) Tempestades de areia a 1/100 do que ocorre na Terra
    Mesmo assim, estão entre as tempestades mais violentas do Sistema Solar, e só perde para o furacão Jupiteriano e para as tempestades solares. Bilhões de anos depois de perder água, já teria nivelado tudo.

Isso gera mais uma pergunta:
    Como podem se formar furacões tão terríveis num ambiente sem água e quase sem atmosfera?? Prá coisa muito mais fraca, aqui na Terra e mais perto do Sol, a gente precisa de condições muito mais extremas.

3-) Grande número de crateras visíveis
    Num planeta com pouca atmosfera prá queimar corpos entrantes, e tão próximo de um cinturão de asteróides, é comum esperar ver tanta marca de meteoritos. Ele devem cair lá o tempo todo.

4-) Marte é menor é resfriou mais cedo
    Vênus é pouco maior que Marte e menor que a Terra, e mesmo assim é muito mais quente que a Terra e Marte. Efeito estufa não é desculpa, pois quanto maior a quantidade de nuvens, menor a quantidade de calor solar que penetra no planeta. Ou seja, Vênus é terrivelmente ativo em vulcões.

Isso gera mais uma pergunta:
    Como pode Vênus não ter resfriado ainda e possuir pelo menos um milhão de vulcões ativos, sendo que é menor que a Terra, depois de tantos bilhões de anos??

5-) Vida na Terra com origem marciana
    Não explica nada, pois ainda precisa explicar de onde veio a vida marciana.

6-) A 3,5 bi de anos, Marte era habitável
    A 3,5 bi de anos, de acordo com a teoria atual e mal feita do surgimento do Sistema Solar, nem o Sol estava pronto. Marte não deveria ser mais do que uma massa de material sem forma.

Claro que nos últimos cinco anos os astrônomos decidiram que 600 milhões de anos é o suficiente prá que uma galáxia inteira esteja pronta. Antes eram necessários pelo menos 5 bi de anos, mas como as observações não batiam com a teoria, tiveram que modificar a teoria. Bonito isso né?? Ninguém pára prá pensar que a teoria inteira está errada…

O que eu digo não é criacionismo. Sou ocultista, e para cada vontade divina, são necessários mecanismos físicos e perfeitamente mensuráveis por equipamentos científicos. Nada se faz do nada. O problema da ciência atual (ou dos cientistas atuais, melhor dizendo), é que as teorias que eles usam para suas pesquisas, e prá gastar centenas de bilhões de dólares, não explica nada sem deixar um rastro de perguntas sem respostas. O próprio Einstein disse que a origem e o funcionamento das leis do Universo deveriam ser tão simples que qualquer pessoa deveria ser capaz de entendê-las. Mas essas teorias nem os cientistas entendem, e vivem brigando entre si sobre qual a melhor forma de empurrar isso para as pessoas comuns, para que elas não suspeitem que eles não estão fazendo seu trabalho direito!!

Ciência porca!

• :P:

Poxa, nunca vou ter um carrinho desse =(
    seria phodas pra ir passear com eles =D

Immanuel Velikovsi – Mundos em Colisão.

• Almir:

Glauco, boa parte dos canais marcianos estão de fatos cobertos por sedimentos e poeira, entretanto os maiores e gigantescos permanecem até hoje. Lembre que as tempestades de areia marcianas são sobre uma pressão atmosférica menor que 1/100 da terrestre e portanto com baixíssimo poder erosivo. O grande número de crateras visíveis atualmente na sua superfície denotam o quanto é fraco o seu poder erosivo.
    Quanto ao saber se existiu (ou existe) vida ou não no planeta, acho algo super interessante. Se existiu vida é bem provável que tenha sido inclusive antes do que na Terra. Lembre que o planeta é menor e que por isso o seu resfriamento ocorreu antes do que na Terra e dessa forma poderia ter sido “habitável” antes do que na Terra. Nesse caso poderíamos até mesmo ter uma origem marciana. Por outro lado lembre que é 100X mais fácil uma rocha chegar da Terra em Marte do que de Marte para a Terra. Dessa forma a Terra pode ter contaminado Marte, e é justamente no período de mais ou menos 3,5 bilhões de anos atrás que o planeta Marte era habitável. O primeiro fóssil de vida na Terra é estimado por volta de 3,8 bilhões de anos, a vida pode ter surgido aqui por volta de 4 bilhões de anos. Marte pode ter preservado em suas rochas (uma vez que não tem tectônica de placas) a evolução das primeiras formas de vida, sejam elas marcianas ou terrestres. Particularmente acredito (baseado em vários estudos) que a troca de materiais era comum no Sistema Solar.
    Por fim o planeta ainda tem uma boa quantidade de água. Tem estimativas que ela poderia cobrir o planeta com até 500 metros de áqua sobre todo o globo. Lembre que a maior parte esta congelada e coberta no subsolo do planeta, em alguns casos a poucos centímetros sob o solo.

Alguém aqui se sente atormentado pela possibilidade de vida ou não em Marte no seu passado???

Eu não.

Mas devo deixar minha opinião: se Marte teve água a bilhões de anos como os astrônomos dizem, então aquelas imagens de formações rochosas, cânions e encostas, todas claramente formadas por água, teriam se desmanchado a muito tempo atrás. Afinal, as tempestades de areia em Marte estão entre as tempestades mais terríveis do Sistema Solar, e pelo visto ocorrem desde sempre. A impressão que dá é que a água abandonou Marte outro dia mesmo.

Prá mim aquele lugar se tornou inabitável e sem água a muito pouco tempo atrás.