Conheça Chaser, o cachorro mais inteligente do mundo

Publicado em 24.12.2010

O que faz de Chaser, essa border collie simpática da foto, a cadela mais inteligente do mundo? Pode-se dizer que ela tem um vocabulário de mais de mil palavras.

Obviamente, Chaser não consegue falar, mas aprendeu a conhecer seus 1022 brinquedos por seus nomes próprios. Isso significa que ela tem o maior “vocabulário” do mundo animal, incluindo, nessa conta, o famoso papagaio Alex.

Chaser foi testada por psicólogos, que queriam descobrir quantas palavras um cão consegue gravar e distinguir. Então, durante três anos, eles ensinaram Chaser a distinguir vários brinquedos e, quando falavam o nome de determinado brinquedo, ela deveria buscá-lo. Segundo os cientistas, com técnicas de repetição o totó conseguiu aprender as palavras e, em testes que analisavam seu conhecimento, a cadela nunca acertou menos de 18 brinquedos em 20 tentativas.

Os testes consistem em fazer com que ela apanhe determinado brinquedo que está em outra sala apenas ouvindo seu nome e separando-os em grupos.

Antigamente, o cachorro com maior vocabulário era Rico, outro border collie, mas criado na Alemanha – mas ele tinha um vocabulário de apenas 200 palavras.

Confira o vídeo e surpreenda-se com Chaser:

[PopSci]

Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Eu ganhei um belo de um Labrador no meu níver! Olha,ter o cachorro mais “cerebrudo” do mundo parece ser… Hã… Parece… Parece ser um máximo!!

  2. meu cachorro é tão inteligente que de manhã eu peso pra ele deitar, ele não deita! mas ai vem a surpresa a noite depois de um dia inteiro sem deitar, por volta das 11h da noite ele se lembra do que eu disse de manhã e deita!! nao é incrivel? dúvido que seu cachorro seja mais inteligente! vou contar um segredo: a chaser é minha! eu a criei e estava falando dela algumas palavras acima, eu só a emprestei para os cientistas verem com eu e ela somos inteligentes!

  3. Se olharem na net, tem a lista dos 10 cães mais inteligentes. Na minha opinião esá errada. Onde foi parar o chihuaua? e o fox terrier? O melhor cão é o vira-lata, que na minha opinião, não da trabalho nenhum.
    Tenho uma (pincher com poodle) é feinha, mas é muitissimo inteligente. Não a trocaria por nenhum outro cachorro.

  4. eu adoro caes!!!e saber q um cao tem um vocabulario de mil palavras és espetacular!!!muita gente substima o instinto e inteligencia dos caes mas isso é muito errado!!!e esse é um grande exemplo da inteligencia canina!!!adorei saber do border collie!!!o essencial para o nosso cao ser obediente em primeiro lugar é q nós temos de ser muito amigo do nosso cao,assim ele nos obeçe e nunca usar a violencia para q ele nos obedeça prq assim cria um espirito de revolta no cao!!!por isso assim como o border qualquer outro cao pode ser obediente e esperto!!!

  5. Concordo com Tamara !!! Até tem “outros animal” que são tão, mais tão inteligentes que não assassinam os plurais.

  6. eu não gosto de poodle…mas tenho q concordar que eles são mesmos inteligentes, e até perversos …

    outras raças também,na verdade o menos inteligente que ví até agora são os seres humanos que duvídam da capacidade mental de outros seres vivos.
    Obs: eu tinha um cachorro que chamava pluto…o bixo era tão inteligente, mas tanto que quando eu pedia para ele, sentar pular ou dar a pata, ele não fazia nada disso algumas vezes e ficava me olhando com cara de idiota, outras ele fazia quase que lendo meu pensamento…nem precisava falar era só olhar para o local ou estender a mão ele ja fazia… qual a diferença entre fazer e não fazer? um pedaço de carne ou salchicha ou algo que o valha na mão…depois…ainda tem gente que diz que não pensa…

  7. Sempre falo para minha cadela: Sai de frente ao computador e vai aprender a fazer alguma coisa para aparecer na TV. Quem sabe um dia eu nao apareço por aqui.

    • hahahahah!!!
      Cara, é verdade. Quando ela pega a galinha e depois solta ela emite um som parecendo q ta viva ainda.
      Voce é demais kara!!!!!

  8. Essa cadela realmente e muito inteligente mais acho que ainda existem cachorros e outros animal com maior capacidade mental ela pode até ter o maior vocabulário mais muitos cães tem mais ações que ela .

  9. O meu cão é mais inteligente, pois o meu cão sabe o que é arroz com feijão, aposto que esse cão ali não sabe

  10. Essa cadela é a princesa que todo homem gostaria de ter, não no quintal, mas em sua sala!!!! Que Maravilha de pessoa!! (quer dizer, de “animal”)

  11. Tudo passa pelo estimulo. Se vc não fala nunca com o animal ele vai ser um idiota, agora se vc fala muito com ele desde filhote, ele vai entender e se comunicar. A mesma coisa acontece com os humanos. Se somos mais estimulados desde crianças vamos ser mais inteligentes, senão vamos ser burros.

  12. Border collie é a raça de cães mais inteligente, mas outras raças também podem entender muita coisa se a gente conversar com eles e ensinar as coisas.
    Eu tive uma cachorrinha poodle mestiça que entendia muita coisa, as pessoas paravam na rua para ver se ela me entendia mesmo.
    Quando passeávamos eu perguntava a ela para onde queria ir e ela me mostrava. Se eu dissesse que não queria ir para aquele lado, ela mostrava outro lugar. Eu conversava com ela como quem conversa com gente e ela me entendia.
    E tem gente que diz que cachorro não tem inteligência…

  13. no ambito da memoria acho que animais e humanos não são tão diferentes. pinguins reconhecem seus filhotes embaralhados entre milhares,etc, são muitos os exemplos da excepcional memoria deles.
    no entanto , acho que memoria e inteligencia não são a mesma coisa, acho que, por exemplo, essas pessoas que decoram listas telefonicas inteiras não são ‘super inteligentes’, apenas tem uma grande capacidade de arquivar dados. inteligencia é mais o que fazemos com esses dados.

Envie um comentário