Deus existe? – A sua opinião

Publicado em 14.05.2008

Revista HypeScience

É comum a ciência esbarrar na religião, e quando isso ocorre geralmente é para contradizer alguma crença. E um dos tópicos mais controversos, anunciados por todas as religiões, é Deus.

A pergunta principal que a quipe HipeScience deixa para você é:

  • Ele existe? E em caso positivo, qual a prova científica de sua existência?

Lembre-se de manter os comentários amigáveis e use bons argumentos para expor suas idéias, do contrário eles não poderão aparecer aqui.

Perguntas complementares:

  • Cada religião tem a sua própria personificação de Deus. Qual está certa? Porque?
  • É possível conceber Deus sem a crença, portanto, fora da esfera dogmática?

Sugira novas perguntas para serem publicadas neste espaço.

RESPONDER

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

562 Comentários

  1. Se Deus existe?
    Sim, pois Ele se revelou a mim…
    Se posso provar isso?
    Não, e nem desejo provar nada, cada um que prove por si mesmo.

    Só não posso negar um fato em minha vida: Ele se revelou a mim!
    Infelizmente nem tudo pode ser cientificamente comprovado…
    Infelizmente, pra quem busca provas, mas não a experiência pessoal de certas realidades…

    Quanto a mim, não posso negar aquilo que por si mesmo se provou a mim.
    Ele existe, é se interessa pela humanidade.
    Na verdade, a ama.

    Thumb up 0
  2. Como pode o limitado querer compreender o ilimitado. Se alguém aqui puder me convencer do porque nós não nos lembramos do que éramos antes de nascer ou até mesmo meses e primeiros anos depois de nascer estará me convencendo de que somos capazes de analisar a existência de Deus. De afirmar categoricamente que ele não existe. Quem somos nós para fazer tal afirmativa? Alguns dizem que Deus não existe porque não pode-se vê-lo, me responda se alguém aqui vê o vento, isto implicaria na inexistência do vento? Daí alguém diz que podemos sentir o vento, hãn hãn muito esperto hein!! Alguém aqui já viu ou sentiu Raio-X ? Será que ele existe? Aí vem toda aquela estória de que … “ah eu não acredito na Bíblia porque foi escrita por homens”..afff!! Tem algum livro não escrito por homens? Então se fosse escrita por ETs tudo bem? Não estou aqui como advogado de nada, mas por favor vamos deixar de lado o preconceito, a ira, a rejeição que temos pela religião (que não leva ninguém a lugar nenhum) haja a vista as surpresas que acontecerão no céu, e vamos buscar um encontro com Deus. Sabe como eu encontrei Deus? Buscando, é sim, certa feita alguém falou muiot de Deus e eu incrédulo não acreditava e depois em outra oportunidade em minha mente disse o seguinte: “Deus se há verdade naquilo que ouvi a seu respeito eu quero que envie sinais da sua existência”. Não aconteceu um nem dois e sim vários e hoje tenho a convicção da presença real dele na minha vida. Porque não experimentar isso? Porque fechar a cabeça em não acreditar? Medo de descobrir que ele existe? Você não gosta de se dobrar a verdade? Acha que já sabe tudo? Vamos pensar nisso, dê uma chance e não se arrependerá. Que Deus nos abençoe.

    Thumb up 0
  3. Deus é luz,amor e energia!!!
    portanto somos guiados pela luz,amor e energia.
    voce é luz,amor e energia!!!
    portanto tbm somos Deuses.

    constatando mais uma vez que o AMOR é a origem de tudo!!!

    Thumb up 0
  4. sim!!!
    Deus existe!!!
    bom ,segundo Jesus Cristo que se dizia filho direto de Deus e enviado por ele
    para salvar de todo o pecado o ser humano e ensinar o amor por exemplo de vida.Esse Jesus que entendo que conheço pessoalmente,diz que Deus esta em tudo,em todo universo e todas as coisas.Portanto acho melhor que todos tomem essa consciencia passando a ter uma relaçao menos hostil,mais caridosa com as pessoas e com a materia,valorizando a vida e o bem comum.
    prestem bem atençao: o mal mata a se mesmo!!!
    Deus é luz,amor e energia!!!
    e podem pegar todo universo como prova!!!

    Thumb up 0
  5. Um certo dia um homem foi em uma escola falar de DEUS.
    >Chegando lá, perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam
    >que sim.
    >Continuou a perguntar e elas disseram
    >- ‘Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos
    >fez como filhos Dele.
    >E o homem se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe:
    >Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu? A sala ficou toda em
    >silêncio, mas Pedro um menino muito tímido levantou as mãozinhas e disse:
    >
    >A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz
    >todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do
    >leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe e está sempre no meio
    >de nos, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida
    >fica…sem sabor.
    >
    >O homem sorriu, e disse:
    >Muito bem Pedro, eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos
    >os dias adoçando a nossa vida – deu a bênção e foi embora da escola
    >surpreso com a resposta daquela criança.
    >
    >Jesus quer tornar a nossa vida muito abençoada, para que isso aconteça é
    >necessário deixarmos que Deus faça Milagres e uma grande transformação em
    >nosso coração.
    >
    >Não esqueçam de colocar “AÇÚCAR” em suas vidas…
    >

    Thumb up 0
  6. da para explicar Deus?
    Sinceramente, vocês acham que dá para “explicar” Deus?

    Sinceramente, acho que Deus é algo tão magestosamente infinito que se torna inimaginável, e mais ainda inexplicável.

    No entanto, podemos fazer uma leve associação com o amor, que se não é Deus, é sem dúvida a manifestação de seu poder, de sua presença, de sua existência.

    Há dias em que nos perguntamos, sinceramente, será que o amor existe mesmo, ou será uma invenção daqueles que desejam que ele exista?

    Será que o amor não passa de uma ilusão? No entanto, quando lançamos o olhar um pouco além do nosso limitado círculo de visão, podemos perceber que uma força invencível rege a vida.

    E é a essa força que podemos chamar amor. Sim, o amor de Deus no qual o universo inteiro está imerso. Basta ter olhos de ver, que notaremos a ação do amor que, sem dúvida, existe sempre.

    Arrebenta-se o átomo, desconcentrando a sua energia, e nasce o cosmo. Brilha a estrela, como gema policromada no velário do céu, e o universo se incendeia. Organiza-se a célula e exubera a vida. Surge a semente, repositório de vida orgânica, e a floresta se instala. Apresenta-se a flor como unidade de beleza, e multiplicam-se jardins. Dobram-se os jardins, em homenagem à sensibilidade geral, e aromatiza-se todo o ambiente. Goteja o pingo d´água e formam-se mananciais, deságuam rios e agiganta-se o mar. Gesta a mulher, em cooperação com o Criador, e surge a humanidade. Brilha o intelecto, devidamente direcionado, e constitui-se a ciência. Medita o cientista, querendo dar utilidade aos seus estudos, e elabora-se a técnica. Multiplicam-se as técnicas e vive melhor o ser humano. No ensejo do silêncio, que facilita o olhar para dentro de si mesmo, nasce a meditação. Medita o ser sobre como ver o mundo, e a arte encontra nascedouro. Desenvolve-se a arte, desentranhando a criatividade humana, e projetam-se idéias de Deus. E Deus é todo o amor que existe.
    E tudo quanto existe se nutre do amor, que é Deus, e nele está imerso. O amor existe sempre! O zunzum dos insetos e o vôo dos pássaros, falam-nos de amor. A germinação da semente e a fecundação humana, mostram-nos o amor. O verme que fertiliza o solo e a fera que ruge na selva, dão-nos mostras de amor. O sorriso da criança e o aconselhamento do velho são quadros do amor. A disposição do jovem e a ponderação do adulto são obras do amor.

    Em tudo vibra o amor… E o amor é Deus. Busquemos, então, meditar sobre o que temos e o que não temos, sobre quem somos e sobre quem não somos, a respeito do que fazemos, e do que não fazemos, guardando a convicção de que sem a presença do amor naquilo que temos, no que fazemos e no que somos, estaremos imensamente pobres, profundamente carentes, desvitalizados. Seja qual for a lida, a luta, a nossa atividade no mundo, vinculemos-nos ao amor, acatemos as suas sugestões e vibremos vitoriosos e felizes, plenos de vida, de candura, de harmonia, pois com o amor seguimos com Deus, agimos por Deus e em Deus, conscientemente, nos movimentamos.

    Viva, e seja feliz! Ame, e sinta Deus!

    Thumb up 0
  7. Sempre tive a curiosidade sobre o quê seria Deus(?). Comecei a ler e verifiquei esta preocupação vem de muito tempo atrás, os filosofos gregos já tentavam achar uma explicação racional e como outros até hoje. Acho que o grande erro esta em tentar imputar uma imagem ou uma concepção Dele igual a todos e quando tentam fugir destes são condenados. Cada um tem a sua concepção que dependem de suas experiências pessoais, emoções, sentimentos, conhecimentos intelectual que são unicos e individuais. Temos que respeitar as pessoas, se elas disserem que Deus é uma pedra ou sol ou a luz porque se analisarmos tudo isto faz parte Dele. Deus é muito maior que este Universo, inimáginavel, impronunciavel…. é perda de tempo!…

    Thumb up 0
  8. Deus n/ é homem , n / tem formato de homem , n / pensa como homem, o homem n / viu a DEUS, portanto Deus é “SUBJETIVO” , EXISTE “se” VC QUISER. Agora aos “descrentes” só Deus existe , nada existe, DEUS n / teve princípio n / terá fim , n / pode ser criado e nem destruído. Senhores ” ILÚSTRES EQUIVOCADOS” Vcs nasceram mortos . Quem tem essas características só poder ser uma forma de energia que cria todas as coisas além dos seus “Parcos conhecimento” , Ex:- Conhecer a DEUS é Ignorância , Deus é Lei e todos estão embaixo dessa Lei , Newton foi o primeiro a perceber isso e disse com muita propriedade ” nada sei”.
    O nosso “ILÚSTRE EQUIVOCADO ” mais conhecido “( Istein) , repetiu as mesmas palavras daquele que ele roubou a “Teoria> . Vcs vão morrer e DEUS continuará sua obra “Criadora. Certamente vai acontecer isso. “Ignorantes”!!!!!!!!

    Thumb up 0
  9. Deus existe, mas não à nossa imagem e semelhança. Pois se os cães tivessem evoluído antes, Deus teria forma canina?
    Não, Deus é o próprio Universo, e sendo nós humanos feitos da mesma matéria e energia dele, cada um de nós, inteligente, é a evolução do Universo, único ser evoluído (que se conhece) que se dá conta de si mesmo-universo-Deus.
    Sou católico. Até Jesus disse: Eu estou Nele, e Ele está em mim.
    Não há conflito entre ciência e religião e sim entre ciência e crendices.
    Mas isto que falei, nem 0,1% consegue entender.

    Thumb up 0
  10. Deus existe apenas na cabeça das pessoas. Não precisa mais que isso para uma grande idéia que deu certo. O Pato Donald existe, o Super Homem existe. Se Deus não existe, tem que ser criado para equilibrar e dar sentido ao vazio intelectual e emocinal dos povos que ainda não atingiram o estado de razão. Têm de viver no estado de fé, que é mais cômodo, fácil e já vem pronto para cada tipo de consumidor.

    Thumb up 0
  11. Fiz uma leitura de todas as resposta, só bla,bla….bla. Na verdade as pessoas que venera a idéia da existência de Deus, ainda não caiu a ficha, e estão contaminada pela vida a, andar de muleta, sempre dependendo de dito Divino que na faz, nada fará, como no passado nada conseguiu provar.
    Aquele que inventou Deus dos Deuses, que foi o homem, tudo pelo poder de dominar, fixando na mente dos fracos o truque, o dogma, combinado com o temor, é disse que o ser humano carente se inclina, acreditar em coisas fantasiosas, até mesmo por falta de conhecimento.
    O ser humano forte é, aquele que conhece em primeiro lugar, o seu EU, de dentro para fora, gostando de si primeiro, para depois gostar de outros, e desta forma com o pés no chão, terá a oportunidade de livre arbitrio, de conhecer tudo sem restrição, e se definir para sua vida, em que acreditar, mas sempre conciente dos fatos, uma realidade contida a verdade, e não uma mentira contida a verdade, sem o direito de livre arbitrio.
    DEUS É UMA INVENÇÃO DO HOMEM, UM TRUQUE DA MENTE, UM DOGMA DE PODER E CIFRA $.

    Thumb up 0
  12. Simples, o mais racional é crer do que não crer.
    De qualquer forma, independente de religião – como alguns já diferenciaram inteligentemente religião de Deus – é melhor acreditar.
    Certa vez li que um matemático provara isso da seguinte forma.
    A possibilidade de que Deus existe é de 50% que sim e 50% que não, o que nos levaria a nenhuma solução.
    Porém, se acreditarmos e ele não existir, não houve prejuízo algum.
    Já se não crermos e ele existir.

    Thumb up 0
  13. Deus existe, a prova maior é a internet, só pelo motivo de você está fazendo essa pergunta para milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro, talves de dentro de uma simples sala, quarto ou escritório. Ai é onde está a existência de Deus, a sua inteligência.
    Um forte abraço…….

    Thumb up 0
  14. Ena, tantos comentários!
    Eu também não consigo enxergar o Deus das religiões, no entanto, Jesus Cristo referia-se a Deus como, “Fonte procriadora Pai-Mãe do Cosmos”. Para mim, esta definição faz mais sentido. Deus é a fonte inteligente de tudo quanto existe.
    Provas?! Olhem à vossa volta, observem a natureza, como é bela e harmoniosa, por certo que existe uma intenção inteligente na origem de tudo. A evolução através do Caos, não permite harmonia, mas o Caos misturado com a Ordem, consegue criar a dualidade num Universo 3D.
    À medida que entendermos melhor aquilo que a denominamos por Realidade vamos conhecer também conhecer melhor a Fonte, ou “The Force”.
    A maior parte das pessoas acha que os sonhos não passam disso mesmo, será?! Para mim, os sonhos são tão reais como o estado de vigília, pensem nisso.

    Thumb up 0
  15. ANTES DE MAIS QUERO DESEJAR UMA BOA NOITE PARA OS SENHORES…

    Á QUESTÃO QUE HOJE EM DIA EXISTE SOBRE SE DEUS EXISTE OU NÃO É UMA QUESTÃO MUITO CONTOVERSIA …Á CIÊNCIA DIZ UMA COISA BIBLHA TAMBEM.. MAIS EU COMO CRISTÃO ACRETIDO NA EXISTENCIA DO DUES TODO PODERROSO.. PORQUE TUDO QUANTO Á NO MUNDO E XISTE… DEUS NÃO SE ESTUDA OU NÓS ACEITAMOS OU NÃO , Á BIBLHA DIZ AS COISAS REVELADAS SÃO PARA NÓS ( OS HOMEN) E AS COISAS ENCOBERTAS SÃO PARA O PRÓPRIO DEUS…

    Thumb up 0
  16. Eu acredito que Deus é só um auxílio
    Por que o ser humano nesse cita de auto estima
    um exemplo: muitas pessoas procuram a igreja para ter ajuda
    e outras quando nesse citam de algo pedem que ele o ajude a ter.
    Não acredito como crença mais sim como auxilio.

    Thumb up 0
  17. Apesar de eu e nem ninguém que eu conheça jamais ter visto Deus, é óbvio que ele existe, é uma certeza matemática. Para isso basta olhar ao redor, para as estrelas e para o próprio corpo, para o microcosmo e para o macrocosmo.
    Eu só me irrito quando vejo falsos cristãos que dizem amar a Deus mas que não tem o menor respeito pelos seus semelhantes. Em outras palavras, que conseguem amar um Deus que eles nunca viram mas que não conseguem amar as pessoas que eles conhecem.

    Valdir Brandini

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
icl
A arte de ensinar e a arte de aprender

Entre a arte de ensi...

Fechar