
Investigadores descobriram o crânio de um animal de 29 milhões anos, que poderia ser um antepassado comum dos macacos (como lêmures e saguis) e símios (como chimpanzés e humanos).
Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam.
O primata, uma espécie até então desconhecida, foi nomeada Saadanius hijazensis. Segundos os cientistas, o crânio dessa espécie tinha algumas características que são compartilhadas pelos macacos do Velho Mundo, pelos símios e pelos seres humanos hoje.
Os pesquisadores afirmam que se soubessem algo sobre o período e as condições em que este animal vivia, poderiam ser capazes de descobrir o que provocou as mudanças que levaram à evolução dos macacos aos seres humanos.
Ainda não é possível afirmar se o Saadanius hijazensis é o ancestral comum dos macacos e dos seres humanos; pode haver milhares de espécies semelhantes e uma delas se tornou o nosso ancestral.
Os restos fossilizados indicam que o primata se parecia muito com um moderno macaco, como um macaco prego. Mas foi provavelmente um pouco maior – aproximadamente do tamanho de um gibão. Ele deveria usar os quatro membros para correr, e preferia deitar na vertical nas árvores, em vez sentar no chão. [BBC]


NAtasha,
Enquanto evolucionistas & criacionistas se pegam a tapa, chamo a atenção para a tradução, feita por alguem c/ nocoes insuficicentes.
O último parágrafo do texto original em inglês diz:
When resting, the scientists say, it probably lay in the trees rather than sitting upright on the ground.
Os verbos TO LAY e TO SIT, neste caso, significam FICAR, PERMANECER — e não como foi traduzido DEITAR e SENTAR. Esse animal preferia ficar nas árvores do que permanecer no chão.
Lucas Xavier, não tenho como saber por que sua professora de biologia não acredita no que ensina. Para mim isto é hipocrisia (fingimento, mentira), afinal de contas ela até ganha dinheiro para ensinar a evolução, mas por que ela age assim eu não faço ideia. Posso apenas supor, talvez tenha a ver com as crenças dela.
Alguns colegas tem notado que o curso de biologia tem atraído muitos criacionistas, pessoas que não acreditam na ciência, acham que é tudo uma mentira feita por cientistas ateus. Eles são pagos para ensinar o que eles acreditam ser uma mentira, o que, para mim, faz deles pessoas extremamente materialistas, hipócritas e mentirosas.
Pois eh,e o pior eh que a própria religião prega a ”Sinceridade” ”verdade” e ”Humildade”, de fato pouquíssimos pessoas seguem oq a religião ensina,para o bem e para o mal.
Cesar, a ciência prova que a evolução aconteceu, né? que nós evoluímos pelos milhões de anos e tal… Mas por que minha professora de Biologia não acredita na evolução e sim que o homem veio do barro e bla?
E por acaso o fato de sua professora ser retardada, e acreditar que somos bonecos de barro animados pelo sopro de uma entidade invisível invalida a evolução?Me poupe amigo, ja eh tarde demais pra eu ler tanta bobagem,o próprio fato de ela ensinar uma coisa que não acredita ja mostra que algum problema ela tem…
Milton
A gente está sofrendo com os problemas de tradução. Na língua portuguesa, macacos e símios são a mesma coisa, mas na inglesa eles tem dois verbetes que significam animais diferentes: apes e monkeys. Para nós é tudo macaco, mas para os americanos “apes” são os macacos sem cauda.
Falando mais especificamente, os primatas são divididos em dois ramos, os prosimios e os antropóides. Os antropóides são divididos em “monkeys”, “apes” e hominídeos (incluindo os seres humanos). Como traduzir “monkeys” e “apes” neste caso? “Macacos” e “símios”?
Veja o texto em inglês: http://www.wisegeek.com/what-is-the-difference-between-monkeys-and-apes.htm
Na Wikipedia os primatas estão divididos em prosimios, macacos platirrinos (macacos do novo mundo) e macacos catarrinos (macacos do velho mundo). O ser humano faria parte dos macacos catarrinos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primatas
??? Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam. ???
Macacos e símios são coisas diferentes ? Não entendi!…
Anonimo
Você deve estar cego ou sofre de analfabetismo funcional. O artigo fala que encontraram mais um fóssil de antepassado que está na árvore evolucionária do homem. A Evolução é um fato mais que comprovado, e a Teoria da Evolução é a teoria científica de maior sucesso da história da ciência, desde que Galileu Galilei resolveu testar os axiomas aristotélicos da perfeição do céu.
Sempre que você diz “a evolução é só uma teoria”, você está passando atestado de ignorância. A Teoria da Evolução é um modelo científico que explica como a evolução aconteceu. Como toda teoria ela é baseada em fatos, se apoia em evidências, possui hipóteses testáveis e leis. É isto que os cientistas querem dizer quando falam em “Teoria da Evolução”. Teorias não viram fatos, elas descrevem fatos. Teorias não viram leis, elas contém leis no seu corpo. Por exemplo, a teoria gravitacional de Newton contém a Lei da Gravidade, e é baseada no fato observado da atração entre os corpos.
Então não diga “é só uma teoria”. Só os ignorantes falam assim.
Cesar, acho que você esta generalizando, parece que você tem bastante convicção do que você falando, é verdade que existem criacionistas que são radicais e você esta se mostrando um evolucionista radical, agora você acredita 100% na evolução? a ciência nunca provou isso e varias outras coisas também, a evolução nada mais é que uma teoria tem muitas pessoas que não acreditam na palavra de Deus por dizerem que ela foi feita pelo homem, e a evolução também foi feita pelo homem, não acredito que os seres que existem hoje veio se formando de seres microscopicos a milhões de anos, e mesmo se tiver sido não significa que Deus não exista, isso só prova o contrario que existe uma inteligencia suprema por traz disso tudo, pessoas que servem a Deus de verdade não ficam entrando aqui e debatendo essas coisas sabe, até considero envão o que falo, mas não custa nada tentar né. Obrigado
A todos os distintos colegas que participam deste blog: Eu gostaria muito de continuar expressando minha opinião sobre as teses levantadas, pois são de muita importância no tocante ao conhecimento de assuntos que infelizmente está em oculto para a maioria da população brasileira eu os chamo de ( os excluidos pela classe dominante ). Mas por causa trabalho e estudo meu tempo está cada vez menor e eu tenho que administra-lo bem para não ficar disponivél para o mercado de trabalho, nem ser reprovado no final do período. E aproveitando a oportunidade eu quero pedir a todos que me desculpem se durante esse tempo eu ofendi alguém, talvez com palavras e até mesmo com a energia que passei (não sei se boa ou ruím) o que não foi minha intenção atravéz destas palavras, enfim eu de maneira nenhuma quis ofende-los. Por favor me desculpe. Como dizemos na minha terra natal, vou meter o pé. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cesar o seguinte
vc ja separou em criacionistas e evolucionistas
mas o problema é um acredita e ponto final
outro esta mais voltado a saber como aconteceu e porque aconteceu e portano vai atras
o que ja acredita e ja tomou uma verdade para si não tem o que fazer, conhecimento não se dá a ninguem.
Alguem ou alguns que BUSCAM ele.
portanto, deixa os caras falarem o que acreditam.
aqui é um site cientifico, nem sei o que esse tipo de pessoas fazem aqui, mas como voce disse e eu tambem digo. todo mundo tem seu direito onde quer que esteja (paciencia)
ps: não sou criacionista