Encontrado fóssil de antepassado que liga macacos e humanos

Publicado em 15.07.2010

Investigadores descobriram o crânio de um animal de 29 milhões anos, que poderia ser um antepassado comum dos macacos (como lêmures e saguis) e símios (como chimpanzés e humanos).

O primata, uma espécie até então desconhecida, foi nomeada Saadanius hijazensis. Segundos os cientistas, o crânio dessa espécie tinha algumas características que são compartilhadas pelos macacos do Velho Mundo, pelos símios e pelos seres humanos hoje.

Os pesquisadores afirmam que se soubessem algo sobre o período e as condições em que este animal vivia, poderiam ser capazes de descobrir o que provocou as mudanças que levaram à evolução dos macacos aos seres humanos.

Ainda não é possível afirmar se o Saadanius hijazensis é o ancestral comum dos macacos e dos seres humanos; pode haver milhares de espécies semelhantes e uma delas se tornou o nosso ancestral.

Os restos fossilizados indicam que o primata se parecia muito com um moderno macaco, como um macaco prego. Mas foi provavelmente um pouco maior – aproximadamente do tamanho de um gibão. Ele deveria usar os quatro membros para correr, e preferia deitar na vertical nas árvores, em vez sentar no chão. [BBC]

1. NAtasha,

Enquanto evolucionistas & criacionistas se pegam a tapa, chamo a atenção para a tradução, feita por alguem c/ nocoes insuficicentes.
    O último parágrafo do texto original em inglês diz:
    When resting, the scientists say, it probably lay in the trees rather than sitting upright on the ground.

Os verbos TO LAY e TO SIT, neste caso, significam FICAR, PERMANECER — e não como foi traduzido DEITAR e SENTAR. Esse animal preferia ficar nas árvores do que permanecer no chão.

2. Lucas Xavier, não tenho como saber por que sua professora de biologia não acredita no que ensina. Para mim isto é hipocrisia (fingimento, mentira), afinal de contas ela até ganha dinheiro para ensinar a evolução, mas por que ela age assim eu não faço ideia. Posso apenas supor, talvez tenha a ver com as crenças dela.

Alguns colegas tem notado que o curso de biologia tem atraído muitos criacionistas, pessoas que não acreditam na ciência, acham que é tudo uma mentira feita por cientistas ateus. Eles são pagos para ensinar o que eles acreditam ser uma mentira, o que, para mim, faz deles pessoas extremamente materialistas, hipócritas e mentirosas.

• Pois eh,e o pior eh que a própria religião prega a ”Sinceridade” ”verdade” e ”Humildade”, de fato pouquíssimos pessoas seguem oq a religião ensina,para o bem e para o mal.

3. Cesar, a ciência prova que a evolução aconteceu, né? que nós evoluímos pelos milhões de anos e tal… Mas por que minha professora de Biologia não acredita na evolução e sim que o homem veio do barro e bla?

• E por acaso o fato de sua professora ser retardada, e acreditar que somos bonecos de barro animados pelo sopro de uma entidade invisível invalida a evolução?Me poupe amigo, ja eh tarde demais pra eu ler tanta bobagem,o próprio fato de ela ensinar uma coisa que não acredita ja mostra que algum problema ela tem…

4. Milton

A gente está sofrendo com os problemas de tradução. Na língua portuguesa, macacos e símios são a mesma coisa, mas na inglesa eles tem dois verbetes que significam animais diferentes: apes e monkeys. Para nós é tudo macaco, mas para os americanos “apes” são os macacos sem cauda.

Falando mais especificamente, os primatas são divididos em dois ramos, os prosimios e os antropóides. Os antropóides são divididos em “monkeys”, “apes” e hominídeos (incluindo os seres humanos). Como traduzir “monkeys” e “apes” neste caso? “Macacos” e “símios”?

Veja o texto em inglês: http://www.wisegeek.com/what-is-the-difference-between-monkeys-and-apes.htm

Na Wikipedia os primatas estão divididos em prosimios, macacos platirrinos (macacos do novo mundo) e macacos catarrinos (macacos do velho mundo). O ser humano faria parte dos macacos catarrinos.

5. ??? Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam. ???

Macacos e símios são coisas diferentes ? Não entendi!…

6. Anonimo

Você deve estar cego ou sofre de analfabetismo funcional. O artigo fala que encontraram mais um fóssil de antepassado que está na árvore evolucionária do homem. A Evolução é um fato mais que comprovado, e a Teoria da Evolução é a teoria científica de maior sucesso da história da ciência, desde que Galileu Galilei resolveu testar os axiomas aristotélicos da perfeição do céu.

Sempre que você diz “a evolução é só uma teoria”, você está passando atestado de ignorância. A Teoria da Evolução é um modelo científico que explica como a evolução aconteceu. Como toda teoria ela é baseada em fatos, se apoia em evidências, possui hipóteses testáveis e leis. É isto que os cientistas querem dizer quando falam em “Teoria da Evolução”. Teorias não viram fatos, elas descrevem fatos. Teorias não viram leis, elas contém leis no seu corpo. Por exemplo, a teoria gravitacional de Newton contém a Lei da Gravidade, e é baseada no fato observado da atração entre os corpos.

Então não diga “é só uma teoria”. Só os ignorantes falam assim.

• Pois eh cara, a evolução eh uma lei dentro da teoria da evolução, assim como a gravidade eh uma lei dentro da TEORIA(os criacionistas adoram essa palavra)DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, entendam isso, e parem de usar argumentos ignorantes, pois apenas pagamos de professores ao invés de termos uma real discussão, o Google esta ai pra isso PESQUISEM.

7. Cesar, acho que você esta generalizando, parece que você tem bastante convicção do que você falando, é verdade que existem criacionistas que são radicais e você esta se mostrando um evolucionista radical, agora você acredita 100% na evolução? a ciência nunca provou isso e varias outras coisas também, a evolução nada mais é que uma teoria tem muitas pessoas que não acreditam na palavra de Deus por dizerem que ela foi feita pelo homem, e a evolução também foi feita pelo homem, não acredito que os seres que existem hoje veio se formando de seres microscopicos a milhões de anos, e mesmo se tiver sido não significa que Deus não exista, isso só prova o contrario que existe uma inteligencia suprema por traz disso tudo, pessoas que servem a Deus de verdade não ficam entrando aqui e debatendo essas coisas sabe, até considero envão o que falo, mas não custa nada tentar né. Obrigado

• Santo deus cara, vai ser ignorante assim na casa do caral** a evolução e tão provada quanto a gravidade, e a TEORIA DA EVOLUÇÃO e uma TEORIA CIENTIFICA para explicar tal fato(evolução), aprenda isso, e por favor, não fale esse tipo de asneira por ai de novo, nem precisa me agradecer, o serviço de fornecer informação as pessoas ja eh autogratificante.

8. A todos os distintos colegas que participam deste blog: Eu gostaria muito de continuar expressando minha opinião sobre as teses levantadas, pois são de muita importância no tocante ao conhecimento de assuntos que infelizmente está em oculto para a maioria da população brasileira eu os chamo de ( os excluidos pela classe dominante ). Mas por causa trabalho e estudo meu tempo está cada vez menor e eu tenho que administra-lo bem para não ficar disponivél para o mercado de trabalho, nem ser reprovado no final do período. E aproveitando a oportunidade eu quero pedir a todos que me desculpem se durante esse tempo eu ofendi alguém, talvez com palavras e até mesmo com a energia que passei (não sei se boa ou ruím) o que não foi minha intenção atravéz destas palavras, enfim eu de maneira nenhuma quis ofende-los. Por favor me desculpe. Como dizemos na minha terra natal, vou meter o pé. Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

9. Cesar o seguinte

vc ja separou em criacionistas e evolucionistas

mas o problema é um acredita e ponto final

outro esta mais voltado a saber como aconteceu e porque aconteceu e portano vai atras

o que ja acredita e ja tomou uma verdade para si não tem o que fazer, conhecimento não se dá a ninguem.

Alguem ou alguns que BUSCAM ele.

portanto, deixa os caras falarem o que acreditam.

aqui é um site cientifico, nem sei o que esse tipo de pessoas fazem aqui, mas como voce disse e eu tambem digo. todo mundo tem seu direito onde quer que esteja (paciencia)

ps: não sou criacionista ;)

• gargwlas o problema cara é q o cidadão não vem discutir ciência, argumentar algo q realmente ponha em questão a solidez da conclusão do cientista. O sujeito vem falar sobre crendice, algo q não se pode testar e falsiar, entende? Olha, se a alternativa q põe em questão a evolução é criação, então q deus desça logo aqui e diga logo q ele é q fez tudo e q quer nossa adoração. Faz logo brotar imediatamente da terra um templo sagrado de luz como acontece na série dos cavaleiros do zodíaco e manda o povo todo esquecer a ciência e ficar louvando ele! Se isso acontecer, pronto, podemos estabelecer o criaçonismo como verdade, acabou, sem discussão. Enquanto isso não acontece nós devemos utilizar métodos científicos e refutações baseadas em evidências reais, testáveis e etc.

10. Fala sério pessoal.
    Isso está começando a virar bagunça.
    Estou fora desse artigo…Embora continuem em outros do HS.
    Assim não dá!!!

11. Jorginho ou Gargwlas,se você me permite, eu faço minha as tuas palavras. Também presumo que algumas pessoas estejam usando “duas caras”.
    Desde que entrei no HS tenho usado o mesmo nome e acho errado usar artifício com meras intenção egoistas e desnecessárias. Quem acompanha meus comentários, sabe a posição que tomo desde princípio.
    Em suma: Apesar de nossas diferenças, somos todos originados da mesma forma e da mesma fonte… Independente que seja ela.
    E penso que todos devem preservar suas personalidades e opiniões com humildade… Não precisando usar meios para levar vantagens… Pois, estão mesmo se disfarçando… Quando no fundo não estão sendo sinceros conosco e muito menos consigo mesmo.
    Afinal, somos todos eternos aprendizes.
    Tenho meus erros e me critiquem de forma amigável… Pois assim também farei.
    Abraço a todos, respeitosamente.

12. Gargwlas, também presumo que algumas pessoas estejam usando “duas caras”.
    Quem acompanha meus comentários, sabe a posição que tomo desde princípio.

Quanto generalizar, acho exagero…
    Pois, creio que nada nesse mundo é absoluto, ao menos naquilo que conhecemos ou julgamos conhecer.
    Pois, querendo ou não a verdade permanece intocável.

Sim, todos usamos de sarcasmos volta ou outra… Independente de ser e crer!
    Quem ainda não fez uma ironia aqui, que atire a primeira pedra.

Observo que o colega Cesar é negativado injustamente quase sempre… e, já fiz um comentário referente a isso.
    Respeito seu conhecimento e a forma como encara as coisas… E sinto que ele tem me evitado e em parte ele tem razão.
    Aproveito a oportunidade para lhe pedir desculpa se fui grosseiro com ele algum momento. Pois observo sua serenidade e tenho isso como uma grande virtude.

Temos muito que aprender uns com outros e, prometo ser um pouco mais tolerante e sereno… Pedindo o isso a cada participante.

E aconselho que todos preservem suas personalidades e opiniões com humildade… Não precisando usar meios para levar vantagens… Pois, estão mesmo se disfarçando… Quando no fundo não estão sendo sinceros conosco e muito menos com eles mesmo.

Afinal, somos todos eternos aprendizes.
    Tenho meus erros e me critiquem de forma amigável… Pois assim também farei.

Abraço a todos, respeitosamente.

13. Darwin era um vagabundo,que não queria trabalhar para seu pai,se exolou em uma ilha e sem nada para fazer inventou um monte de mentiras.

14. George Power, acho que você está com excesso de zelo. Primeiro, a comparação com o nazismo é descabida. Ninguém aqui está advogando o genocídio de quem pensa diferente.

A tolerância às idéias dos outros implica que os outros podem falar a besteira que quiserem, ninguém pode IMPEDIR. Mas ao mesmo tempo, a tolerância manda tolerar também as críticas. Ninguém tem o direito de não ser ofendido. Se você quer falar besteira, pode falar à vontade. Mas não tente impedir o meu direito de falar o que eu penso do que você disse.

A intolerância é tentar colocar uma mordaça nos outros, impedir eles de dizer o que pensam, e neste caso, acho que é exatamente o que você está tentando aqui, censurar a mim, cercear o meu direito de dizer o que eu penso.

Isto posto, o que eu penso de criacionistas é exatamente isto: são mentirosos e falsos. A quantidade de falácias, de mentiras e de invenções que eu já vi os criacionistas falarem em nome do Deus deles é de fazer corar um frade de pedra. Quando chega a hora de “discutir”, eles só sabem vir com ironias e sarcasmos, e mentira sobre mentira. Passe em qualquer site criacionista e você vai encontrar as seguintes mentiras:

1. a evolução viola a segunda lei da termodinâmica (é mentira)
    2. a evolução é o acaso, simplesmente (é outra mentira)
    3. Darwin, no leito de morte, renegou a evolução (mais uma mentira)
    4. os próprios evolucionistas “não acreditam na evolução” – afirmação que se não é feita é insinuada, e acompanhada de um monte de frases fora de contexto (o que é outra maneira de mentir, fazer uma pessoa parecer ter dito algo que ela não disse, ou coisa parecida)
    5. a afirmação que a evolução é controversa entre os próprios cientistas (mais uma mentira, a evolução é um fato sobre o qual os cientistas tem tanta certeza quanto se pode ter, a controvérsia não é sobre se a evolução é um fato, e sim sobre como ela acontece, já que existem fatos que extrapolam o conhecimento atual da ciência).

E estas são apenas algumas das mentiras. Existem mais mentiras, muito mais. Além das besteiras que resultam da extrema ignorância desta gente, como as afirmações abaixo:

1. nunca vi macaco virar gente
    2. se o homem veio do macaco, por que existem macacos?
    3. uma explosão numa carteira não faz dinheiro (besteira dupla, já que confunde biologia com cosmologia)
    4. um furacão em um ferro velho não monta um avião (a falácia Hoyle)
    5. tem que ter fé para acreditar que o primeiro macho e fêmea de uma espécie surgiram ao mesmo tempo no mesmo lugar (besteira fenomenal, demonstra ignorância até do que diz a teoria da evolução)
    6. a probabilidade da vida ter surgido é “coloque aqui qualquer número grande”, portanto é impossível (besteira tripla, confunde teoria da evolução com teoria da biogênese, e ainda por cima repete uma outra mentira dos criacionistas, sobre a improbabilidade da biogênese);
    7. Pasteur provou que a abiogênese não acontece (novamente uma besteira tripla, parecida com a anterior)

E por aí vai. É só um criacionista abrir a boca para a gente ver uma besteira ou uma mentira.

Eu não tenho nada contra alguém perguntar educadamente se o que ele ouviu falar sobre isto ou aquilo é verdade, se eu sei alguma coisa sobre o assunto. De fato, eu não tenho problema algum em fazer uma pesquisa e ver se é assim mesmo, ou como é. Mas não é esta a posição dos criacionistas. Todos eles vem arrogantemente insinuando que eu sou um ateu estúpido e hipócrita, por que isto ou aquilo (e falam uma destas besteiras ou mentiras como se fosse verdade comprovada). E eu tenho que ficar quieto? Se alguém fala uma besteira eu não posso dizer que é uma besteira? Se alguém fala uma mentira eu não posso falar que é uma mentira? Isto é um debate, onde um fala o que quer, e o outro tem que ficar amordaçado?

15. O que eu quis dizer quando disse espírito nazista? Pelo pouco que entendo sua ideologia simplesmente excluem o que é diferente, como fizeram com os judeus, negros, ciganos e somente os céus sabem quantos mais, ao ponto de matar muitos como foi o caso dos judeus, emprisionar outros e etc… Eles realmente acreditavam que eram uma raça superior por isso cometeram as barbáries que cometeram, e é interessante, se é que eu possa usar esta expressão que eles o faziam como se fossem coisas corriqueiras, era normal matar e até exterminar uma raça inteira só porque eles tinham um ponto de vista diferente, expressavam uma fé em uma divindade supostamente diferente. E não é isto que temos visto da parte de alguns internautas que tem participado com suas respectivas opiniões? Tentando impor suas idéias (teorias) que desde os primórdios provam nada só palavras, mas nada de concreto e o que é pior menosprezando ridicularizando os outros com suas palavras. Debater, pesquisar, estudar descobrir novos horizontes é necessário, nós nunca teríamos chegado aonde chegamos no campo da ciência, tecnologia enfim em muitas outras áreas se não o tivéssemos feito, penso que se quisermos ter um futuro melhor temos que continuar e nunca parar,. Mas isso não nos dá o direito de excluir, menosprezar ridicularizar a quem quer que seja por causa de raça, posição social, religião, cultura e etc… Obs: não que eu seja religioso, mesmo porque eu penso que a religião é a grande responsável pela miséria dos povos. Mas, como uma pessoa que vivo a linha de pensamento da democracia que é “conviver com as diferenças” penso que todos sem distinção de raça cultura ou religião têm o direito de se expressar, a hora e lugar que quiser sem ser oprimido por ninguém, caso contrário não teríamos um blog democrático e que é pior não seriamos uma democracia.

16. bom.. aparecem nomes diferentes todo o tempo aqui falando de criacionismo

mas eu estive observando os padrões de escritas assim como o padrão de ideias

e tudo indica que é 1 pessoa só se passando por varios nicks… no maximo 2.

então desconsidere, já comecei a fazer isso a tempos atras

17. George Power

Se alguém vier e te dizer que você vai para o inferno por que não acredita que a Lua é um queijo provolone, você acha que isto deve ser aceito sem discussão? Acha que por que ninguém é dono da verdade, a gente tem que respeitar esta visão de mundo e aceitar que ela pode ser verdadeira? Acha que mesmo que tenhamos amostras de solo da Lua, ainda assim não dá para dizer que é falsa esta visão de que a Lua é um queijo provolone?

Besteira.

Da mesma forma, é sem discussão que a Evolução aconteceu. É um fato natural, existem provas, e não estou falando de fósseis apenas – dentro de cada célula existem milhões de provas da Evolução, e estas provas aparecem tanto na forma do DNA, como de processos bioquímicos, cada um trazendo a assinatura de um processo lento de modificação. E se temos estas provas de que a Evolução é um fato, ainda assim temos que levar em conta a possibilidade de que o mundo e o homem e a vida tenham sido criados por uma entidade superpoderosa e que gostava de sacrifícios humanos (a filha de Jefté virou churrasquinho para Javé, e eu duvido que tenha sido a única)? Só por que bilhões de pessoas tem como sagrado o livrinho que conta esta fantasia de bonequinhos de barro?

Eu não sei o que você pode aprender comigo, ou com quem quer que seja, mas o que eu aprendi é que é preciso ter a cabeça aberta, mas não tão aberta a ponto do cérebro cair no chão. E quem quer aprender alguma coisa, aprende. Até eu aprendi algo contigo – que questionar as crenças das pessoas, por mais ilógicas que sejam, faz com que você seja comparado a nazistas. Ou seja, é proibido questionar.

18. Eu gosto de expressar neste blog a minha opinião, porque eu acredito ser este um lugar democrático onde temos liberdade para exprimir nossos pensamentos e não para impor aquilo que penso ser certo, mesmo porque eu não sou o dono da verdade, mas quando alguém para defender sua linha de pensamento começa a menosprezar a crença dos outros com palavras como as que foram ditas. “Aliás, que mal há em se livrar de um conto da Idade do Ferro, que fala de mágica, de um bonequinho de barro que começa a andar e falar, se agora temos condições de verificar como as coisas REALMENTE aconteceram?

Eu tenho pena de quem se faz inimigo da razão, por que estes nunca terão razão alguma. A evolução é um fato. A Teoria da Evolução é o modelo científico que explica como a Evolução aconteceu e continua acontecendo. Por que lutar contra os fatos e contra a verdade? Por que rebelar-se contra o conhecimento de quem somos, e de onde viemos? A verdade liberta, liberte-se dos mitos pré-históricos e infantis que tem na Bíblia”.
    Eu fico pensando o que eu posso aprender com alguém que tem um pensamento com este? Não é porque alguém pensa diferente que é digno de pena, a não ser que eu seja o dono da verdade, o que não sou. Se pudessemos voltar ao passado a mais ou menos 60 anos iriamos ver este mesmo espirito, se é que eu posso usar este termo, um pesamento nazista racista e preconceituoso onde o diferente, ou o que pensava diferente era exterminado para provar que a raça ariana era a única. Vejo que esta linha de pensamento ainda está bem viva aqui entre nós, infelizmente. Uns acreditam no que o papa diz, eles são livres para acreditarem no que quizerem outros nos ensinamentos evolucionista, que tambem são livres para acreditarem no que quizerem. Não somos uma democracia? Se voce me permite eu não acredito em nem um dos dois ensinamentos porque como dizem são teorias e provam nada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA