Exame de córnea pode indicar problemas de nervos em diabéticos

Publicado em 29.03.2011

A informação a seguir soa estranha para leigos no assunto, mas diabetes tem muito a ver com disfunções no sistema nervoso. Mais da metade dos diabéticos sofrem com danos nos nervos, e nos casos mais extremos há perda de sensação dos membros e necessidade de amputação. O exame para detectar tais problemas é geralmente uma biópsia complicada, com riscos. Mas cientistas australianos, descobriram que basta um exame rápido nos olhos para verificar problemas nervosos associados à diabetes.

Os pesquisadores, da Universidade tecnológica de Queensland, em Brisbane, descobriram o seguinte: qualquer dano nervoso no corpo, associado à diabetes, deixa um rastro desse dano na córnea. Isso acontece porque os nervos periféricos, que movimentam os membros, começam a enfrentar problemas quando falta glicose no sangue (um sintoma quase imediato da diabetes). No momento em que isso ocorre, os nervos tentam readequar suas taxas de glicose pelo corpo, e os nervos da córnea sofrem danos como conseqüência desse desequilíbrio.

Os cientistas querem dizer, portanto, que os olhos são um eficiente espelho do que ocorre internamente no organismo. O pesquisador Hugh Taylor, da Universidade de Melbourne, afirma que “os olhos podem ser usados como uma janela para a saúde corporal”. A vantagem médica é notável, já que um simples exame de córnea é muito menos oneroso e desgastante do que alguns procedimentos médicos para os quais a ciência ainda não conhece substituto. [DailyTech]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Ou uma ou outra … ou aprende inglês ou consulte alguém que entenda de medicina antes de publicar essas notícias.

    Faço medicina e esse artigo foi motivo de piada na aula de fisiologia de hoje.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Sierra Exif JPEG
Cientistas criam forma de antimatéria mais pesada já vista

O anti-hélio é a mai...

Fechar