Foto espacial: as estrelas de Andrômeda

Por , em 20.01.2011

Andrômeda, essa bela galáxia também conhecida como M31, é uma galáxia espiral próxima a Via Láctea, com apenas 2,5 milhões de anos-luz de distância de nós.

Para produzir essa imagem foram usados dados de dois observatórios espaciais diferentes, que usaram ondas além do espectro visível para nós. Na foto, você pode ver as estrelas atuais e as que, provavelmente, ainda irão surgir em Andrômeda.

Estrelas futuras? Nós explicamos. A poeira vermelha que você vê, fotografada pelo observatório Herschel, juntamente com o gás interestelar que cerca Andrômeda consiste no material necessário para a formação de novas estrelas.

Já os dados coletados pelo observatório XMM-Newton mostram os sistemas de estrelas binários de Andrômeda, que contém estrelas de nêutron e buracos negros, representando o estágio final na “evolução estelar”.

Andrômeda tem, aproximadamente, o dobro do comprimento da Via Láctea, com 200 mil anos-luz de uma ponta a outra. [Nasa]

19 comentários

  • Rodrigo Paim:

    Cada vez mais que aprendemos sobre o espaço, mas óbvio se torno nossa insignificância perante o universo e nossa ignorância sobre o todo.

    Nos consideramos inteligentes, mas séculos se passam, e o egoísmo humano, independente de sistema político ou econômico, continua a impedir que o homem se una sobre uma só bandeira. Nos dividimos tanto pelos países afora, que esquecemos que somos todos da mesma espécie, da mesma origem, do mesmo planeta, do mesmo lar, que insistimos em destruir.

  • PAULO ROBERTO:

    EM SE TRATANDO DE VIDA FORA DA TERRA!
    ACREDITO QUÊ DEVAMOS PROCURAR AS “MENOS LONGES” DA TERRA
    ESTRELAS COM PLANETAS ORBITANDO POR EXEMPLO!!!
    A MAIS PROXIMA ESTRELA PRÓXIMA CENTAURO OU DO CENTAURO!!??

  • alejandro:

    deveriamos ser mais cautelosos ao imaginar a existencia de vidas em outros planetas. principalmente por que a vida depende de fatores bem específicos como: distancia segura do sol , atmosfera, existencia de agua e outros fatores essenciais…..

    • DAplayer:

      essa é a vida como nos conhecemos talves possa aver outro tipo de vida nao baseado em carbono e sim em ferro ou diamante as estrelas sao praticamente infinitas e os planetas tbem nossa especie ainda é muito jovem e temos muita coisa para aprender pode existir vida que nao nessecita de um planeta o agua uma que absorve a radiaçao solar e converte em energia entao as possibilidades sao infinitas

  • Shun:

    CORRENTE DE ANDROMEDA!!!!!!

  • André Luiz:

    Victor’, mandar sondas? só para você ter uma idéia, Alpha Centauri, a estrelas mais próxima do nosso sol, está a cerca de 4,2 anos-luz de distância do nosso sol. Com a nossa atual tecnologia, qualquer nave ou sonda demoraria nada mais nada menos que 50 MIL ANOS para alcançá-la.

  • Victor’:

    Corrigindo: a Via Láctea seria uma das maiores galáxias.

  • Victor’:

    Não concordo muito ira, li uma vez, em um site também muito bom (não irei publicar pois poderá insultar a HypeScience) que Andrômeda, na verdade, é a maior galáxia já descoberta, e como ela é QUASE 2x maior que a Via Láctea, ela seria uma das maiores galáxias.
    Além disso, o número de estrelas que podemos ver é grande, e como para ter vida em um planeta, ele não pode nem estar tão longe, nem tão perto do sol, em Andrômeda, creio eu, que a possibilidade de existir vida é muito grande. Acho que deviam mandar sondas para encontrar planetas que estejam nessa faixa e, daqui a alguns anos, explora-los.

  • Pensador:

    Corrigindo: “como não imaginar”

  • Pensador:

    Gente, esta galáxia tem aproximadamente o dobro da Via Láctea. Com não imaginar que existam seres inteligentes nesta galáxia tão grande?! Planetas com vida deve ser relativamente comum na maioria das galáxias.

  • carlos roberto henrique:

    ESTA GALAXIA, É UMA DAS PROVAS QUE, ESISTE UM PODEROSO QUE TUDO FEZ. O IMPOSSIVEL PARA TODOS OS SECULOS, É DESCOBRIR QUEM FEZ O PODEROSO QUE TUDO FEZ. CARLÃO

  • Plebeu:

    De qualquer forma Afer Ventus, 2.5 milhões de anos luz num sistema espacial é muito pouco, e pouco acontece. Mais diferente sim, serão as galáxias que estarão a biliões de anos-luz.

  • pri:

    ah criancinha, jamais pensei em ler um comentário desse vindo de vc! rs

  • Afer Ventus:

    Sendo assim, pode haver mais estrelas ou menos estrelas (nesse tempo, muita coisa pode acontecer), ou seja, alguma estrela já pode ter se formado pela poeira que hoje vemos e só daqui há alguns milhões de anos é que sua luz chegará à Terra.

  • Afer Ventus:

    “…você pode ver as estrelas atuais.” Na verdade, se a galáxia está a 2,5 milhões de anos-luz de distância, significa que a luz emitida por suas estrelas leva 2,5 milhões de anos para chegar à Terra e ser vista por nõs.

    Portanto, não estamos vendo estrelas atuais e sim, as estrelas há 2,5 milhões de anos atrás.

  • ira:

    Andrômeda é uma das menores galáxias conhecidas pelos observatorios terrestres e satélites em volta da terra.
    Assim sendo,se a via láctea é menor que andrômeda,concluimos que somos ANÕES NESTE UNIVERSO CONHECIDO.
    Realmente,o ser humano terrestre só tem SOBERBA ARROGANCIA.

  • criancinha:

    Isso aí é o que vai acontecer se o Capitão Nascimento e o Chuck Norris se estranharem por aqui!

  • Colorado:

    Chuck Norris atravessa esta bela galáxia de uma ponta à outra em um milionésimo de segundo.

    • DAplayer:

      aham sei cara acho que ‘chuck noris’ ea morrer pq ela tem muitos anos luz :/

Deixe seu comentário!