Gemidos dão mais força aos jogadores de tênis

Por , em 4.10.2010

Quando você assiste uma partida de tênis fica abismado com os gemidos dos tenistas? Afinal para quê fazer barulhos tão feios? Foi pensando nisso que cientistas resolveram fazer uma pesquisa sobre o assunto – e chegaram a uma conclusão inesperada.

Basicamente, quando o jogador solta um grunhido, isso faz com que o tempo de reação do seu oponente seja mais lento.

Os gemidos dos tenistas ficaram populares em Wimbledon, no ano passado, quando os juízes da competição consideraram a possibilidade de penalizar, de alguma forma, os jogadores que grunhiam muito alto. Agora sabemos que as reclamações eram mais do que frescura, mas sim bem fundamentadas. A desculpa dos tenistas barulhentos é que eles apenas tentam concentrar sua energia quando vão rebater a bola.

Para descobrir como os gemidos podem atrapalhar uma partida, 33 voluntários assistiram partidas de tênis e, enquanto isso, eles deviam apertar botões direcionais do teclado de um computador, indicando a direção da bola. Mas as rebatidas eram intercaladas – algumas vezes os jogadores gemiam outras não.

Os resultados mostraram que o tempo de resposta entre a rebatida e a indicação dos voluntários era maior quando o jogador gemia. Os voluntários também erraram mais vezes a direção da bola quando o tenista fazia um grunhido estranho.

O próximo passo do estudo é analisar se os jogadores têm consciência de que os gemidos podem atrapalhar seus oponentes e usam a técnica de propósito. [LiveScience]

5 comentários

Deixe seu comentário!